top of page

De novo, IMA mostra Praia Central totalmente imprópria

Análise semanal do IMA:

Itajaí está totalmente própria em todos os pontos, enquanto Itapema também está altamente comprometida, com apenas um ponto próprio - na rua 149.


A Praia de Taquaras, inclusive, está com 8.664 escherichia coli por 100 ml nesta análise semanal e, pela primeira vez desde janeiro de 2023, é considerada imprópria.


O Pontal Norte elevou seus índices poluidores em dez vezes. Na rua 1001, passou de 620 escherichia para 12.033. Em frente à rua 2000 dobrou, chegando ao índice máximo: 24.196. Em frente à rua 1400 subiu quatro vezes o número negativo. São os dados pontuais mais significativos. São assustadores. Difícil convencer que apenas chuva causa isso. É muita coisa.


As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.


Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.


Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.


LEIA TODO O RELATÓRIO DAS PRAIAS DE SC AQUI:


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page