top of page

Conselho Tutelar: a política e a religião no lugar indevido

Pela primeira vez, votei nos nomes candidatos ao Conselho Tutelar em Balneário Camboriú. Cravei cinco nomes nas funções todas. Um dos concorrentes me pediu explícita e pessoalmente o voto. E levou. Os demais, segui a intuição e algumas observações de amigos nas mídias sociais. Seria um desperdício de tempo ir lá e votar em branco em qualquer das funções.

Impressionado com a frequência de eleitores no Colégio Santa, dado ser o voto da eleição de conselheiros tutelares espontâneo. Ou facultativo. Só fui, também, porque entre minha casa e o local tornava possível uma breve caminhada. Alguns metros. Uns mil, se tanto. Se necessário ir de carro, pensaria muito.


Creio ser bom raciocinar sobre as deturpações da escolha de conselheiros tutelares. Verdadeiramente um emprego remunerado e com salário razoável para a nossa realidade: R$ 5.600,00 em Balneário Camboriú. Em Itajaí, R$ 6.300,00.


Prefiro lutar por um salário mais modesto. Ser conselheiro tutelar exige muita dedicação, alguns sacrifícios, muitos riscos e insalubridades - caso de plantões e os enfrentamentos de situações por vezes embaraçosas, outras tantas vezes perigosas, até. Jamais seria candidato a esta função.


Porém, mais marcantes e graves são as deturpações, com intromissões de natureza política, político-partidária, religiosa e outras tantas. Pouco se vê de essência puramente técnica nas demandas pelos cargos, salvo exceções em algumas posições. Parece-me o caso de psicólogo: só uma candidata em Balneário Camboriú. Nos outros cargos, choveram pedidos, até pressões, até grandes encontros políticos - resultando, num dos casos, na cassação de candidatura e na advertência judicial a outros dois, para frear os excessos ocorridos. Comprovadamente.


Em todo caso, alea jacta est. Vou aguardar o resultado para ver se meus votos se confirmam nas vitórias. E ficar torcendo para fazerem um bom trabalho, independente dos escolhidos. Sem interferências e sem intercorrências fora de órbita.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page