Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital Marieta foi entregue
- Aderbal Machado

- 3 de jul.
- 2 min de leitura
O Governo do Estado fez a entrega completa do Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
Foram finalizados os cinco andares restantes, que abrigam a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e setores de Internação Geral. Com isso, a instituição passa a ser a maior estrutura pública de saúde de SC com 590 leitos ativos. O investimento total do Estado ultrapassou R$ 134,6 milhões.
As obras do Complexo começaram em julho de 2012, movidas pelo sonho de ampliar a capacidade de atendimento da instituição. Com a demolição do prédio do Pronto-Socorro, o projeto começou a se concretizar. Mas foi desde 2023, as inaugurações foram intensificadas, com a ativação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Ambulatório de Especialidades, 20 leitos de UTI Adulto, Ala de Internação com 41 leitos e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Ano passado, foram abertos o Serviço de Urgência e Emergência, o Centro Cirúrgico, o Centro de Material e Esterilização (CME), além de uma Unidade de Internação com 36 leitos.
E agora em 2025, o hospital entrega os pavimentos finais e coloca em operação todos os 15 andares. “E os compromissos para a saúde da região continuam. Em breve queremos dar início à construção do Hemosc, agora que conseguimos resolver com a prefeitura os entraves burocráticos. É mais um compromisso do governador Jorginho que será concretizado”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Pleno funcionamento
Com 21.477,27 metros quadrados de área construída, o Complexo teve sua abertura gradual iniciada em fevereiro de 2023. Agora em plena operação, os 590 leitos ativos reforçam o hospital como referência na região da Foz do Rio Itajaí, com 93% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade se destaca pela atuação em sistema porta aberta e pelo atendimento em alta complexidade, com foco em oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, gestação de alto risco, além da realização de transplantes de córnea e rim.
O Complexo Madre Teresa andar por andar
Térreo – Unidade de Urgência e Emergência
1° andar – Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI)
2° andar – Ambulatório
3° andar – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)
4° andar – Centro de Neonatologia
5° andar – Centro Obstétrico
6° andar – Centro de Material e Esterilização (CME)
7° andar – Centro Cirúrgico
8° andar – Pavimento Técnico
9° andar – UTI Adulto
10° andar – Alojamento Conjunto
11° andar – Unidade de Internação
12° andar – Unidade de Internação
13° andar – Unidade de Internação
14° andar – Unidade de Internação










Comentários