Até um macaco de inteligência mediana faria melhor
- Aderbal Machado

- há 8 horas
- 2 min de leitura
A Emasa detectou vazamento de esgoto no Pontal Norte, decorrente do rompimento do emissário de esgoto a partir do local e que passa por dentro (!!) da galeria pluvial ao longo da Avenida Atlântica. Notícia já divulgada aqui. Este emissário tem a função de levar o esgoto derramado no Marambaia e produzido no bairro até a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. Foi uma péssima ideia, coisa de jerico administrativo. Ou, traduzindo, incompetência pura. Desastrada, para ser mais incisivo.
Declaração de Auri Pavoni sobre isto:
“Trata-se de um projeto que não se mostrou tão eficiente, em uma obra relativamente recente, onde infelizmente foi decidido passar o emissário por dentro da galeria. Isso hoje dificulta muito a verificação, pois esse tipo de vazamento só consegue ser identificado quando o esgoto já aflora. No momento em que é percebido, normalmente já se trata de um dano de grandes proporções”.

A declaração de Auri, diretor geral da Emasa, aborda um aspecto, talvez o mais importante, mas há outro: a passagem do emissário por dentro da galeria pluvial, compromete quase metade do espaço dentro da galeria, reduzindo sua capacidade de recepção e condução de águas pluviais, sua finalidade única. A consequência disso é óbvia. Chama-se, no jargão mais popular, "vestir um santo e despir outro". Claro que não daria certo. Até um macaco saberia disso.
O fato de o emissário de esgoto romper dentro dela dificulta tudo (coisa de previsão sumária e primária de acontecer; e nem pensaram nisso quando executaram - ou não quiseram pensar) e dá muito mais trabalho, desde encontrar o ponto onde há o vazamento até consertá-lo, porque rigorosamente tem de rebentar tudo para executar a tarefa. Ou, como bem disse Auri, o problema só é detectado quando tudo já está severamente comprometido.










Comentários