Após longa espera, Hospital Ruth Cardoso terá finalmente um Pronto Socorro decente
- Aderbal Machado

- 18 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, terá um novo Pronto Atendimento. A obra surgiu com esta finalidade específica, na parte de trás do hospital, mas fatores "fora das quatro linhas" entravaram a sua entrega. Principalmente falta de recursos e, vá lá, a falta de um esforço maior. Sua efetividade é alvissareira por todos os títulos.
A inauguração será nesta terça-feira (19), às 19h30; já os atendimentos iniciam na quarta-feira (20), a partir das 8h. A unidade tem o nome do médico cardiologista João Alfredo Moojen, ex-secretário da Saúde do município, já falecido. Todos os méritos.
O novo Pronto Atendimento do HMRC possui em sua estrutura uma área de 1.387,40m² com hall de entrada, sala de triagem, sala de espera pós triagem, três consultórios de atendimento médico, consultório ortopédico, farmácia satélite, sala de observação adulto, sala de isolamento, sala de medicação e sala de enfermagem. O PA do hospital ainda dispõe de uma área externa para embarque e desembarque de ambulâncias.
O espaço destinado ao Pronto Atendimento também contará com sala para procedimentos especiais, sala de gesso, sala de reuniões e de estar, sala de utilidades, sala de sutura e curativos, além do quarto de plantão, vestiários, DML (espaço para armazenamento próprio de insumos e produtos de limpeza) e um depósito para equipamentos.
===
Bom dizer, a bem da verdade: a ausência de um Pronto Socorro foi uma falha lamentável lá atrás, mais de 12 anos, quando se inaugurou o hospital. Mas o projeto original não o previa e é um projeto padrão da entidade que o concebeu e entregou. Modelo, inclusive, erguido em várias outras cidades.










Comentários