top of page

Administração municipal homenageia personagens importantes da história

Um projeto de autoria do Poder Executivo, denominando uma via e três espaços públicos na Região Sul do município, foi aprovado na Câmara de Balneário Camboriú.


ANTIGO PARQUE DA SANTUR - DÉCADA DE 80
ANTIGO PARQUE DA SANTUR - DÉCADA DE 80

Os três espaços públicos são a segunda unidade do Núcleo de Atenção à Mulher, a ser construída no bairro da Barra, que receberá a denominação de “NAM II – Sra. Arminda Martins”; a sede da Subprefeitura da Região Sul, que será edificada também na Barra, e será denominada de “Paço Regional Vereador Paulo Corrêa”; e a praça pública localizada na esquina da Rua Otto Stein com a Rua Hermógenes de Assis Feijó, na Barra, a ser denominada de “Praça dos Broqueiros”.

Já a via pública está localizada entre a Avenida Marginal Oeste e a Rua Antônio Raposo Tavares (lateral ao Expocentro Júlio Tedesco), no bairro Nova Esperança, e receberá a denominação de “Alameda Ignez Basseggio Müller”.


Biografias breves dos homenageados:


I – Arminda Martins: nasceu em Itaipava, município de Itajaí, em 21 de fevereiro de 1924, e construiu sua história de vida em Balneário Camboriú, especialmente na comunidade da Praia de Laranjeiras e do Bairro da Barra. Casou-se aos 19 anos com Palmiro Martins, pescador artesanal da Praia de Laranjeiras, com quem constituiu família e teve os filhos Leonor Martins Correia, Durval Martins (in memoriam), Gessi Martins da Silva (in memoriam), Donatil Martins (ex-vereador de Balneário Camboriú), Dorilda Martins e Palmiro Martins Filho (in memoriam).

Após a precoce perda do esposo, Arminda enfrentou com coragem e dignidade o desafio de criar os filhos sozinha, tornando-se exemplo de força, fé e dedicação à família. Para garantir o sustento do lar, exerceu diversas atividades laborais, trabalhando como lavadeira no Hotel Fischer, cozinheira no restaurante do Baturité, empregada doméstica, descascadeira de camarão nas salgas, além de atuar em serviços gerais e no cuidado de crianças junto à família de Ademar Bastos Linhares, na conhecida Casa Amarela. Mulher simples, íntegra e temente a Deus, Arminda deixou como legado valores de honestidade, trabalho, resiliência e amor incondicional à família, sendo lembrada com carinho e respeito por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Faleceu em 25 de dezembro de 1990, aos 65 anos, permanecendo viva na memória da comunidade balneocamboriuense.


II – Paulo Corrêa: foi uma das figuras políticas mais tradicionais da história de Balneário Camboriú, tendo falecido em 12 de agosto de 2024, aos 95 anos de idade. Atuou como vereador na cidade por três mandatos distintos (4ª, 6ª e 7ª legislaturas), compreendendo os períodos de 1977 a 1983, 1989 a 1992 e 1993 a 1996. Paulo Corrêa chegou a ocupar o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú em duas oportunidades. Durante sua trajetória na liderança do legislativo, ele também assumiu temporariamente o cargo de prefeito municipal em exercício em uma oportunidade. Além da atuação política, ele é lembrado historicamente por ter sido um dos primeiros funcionários públicos da Prefeitura após a emancipação do município. Faleceu em 12 de agosto de 2024, permanecendo vivo na memória da população local.


III – Quanto a denominação dos Broqueiros, convém relembrar que o histórico dos Broqueiros pertence, na verdade, à história compartilhada e às raízes de Camboriú (município mãe) e Balneário Camboriú. Os broqueiros eram os antigos cortadores de pedras que exerceram um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico de toda a região no final do século XIX e ao longo do século XX. Trabalhavam de forma braçal e artesanal nas montanhas e pedreiras da região. O nome deriva do uso de grandes brocas manuais, marretas e cunhas de ferro utilizadas para perfurar e partir imensos blocos de rocha. A atividade concentrava-se fortemente na extração de mármore e granito. Por muitas décadas, antes de Balneário Camboriú se consolidar como o polo turístico verticalizado que é hoje, a mineração de pedras era uma das principais fontes de renda e subsistência para as famílias locais


IV – Ignez Basseggio Müller: nasceu em Itá, Santa Catarina, 14 de março de 1940. Ainda jovem mudou-se para Concórdia, onde conheceu seu futuro marido, José Carlos Müller, então viajante comercial. Casaram-se em 1960 e foram morar em Lajeado, no Rio Grande do Sul, onde tiveram cinco filhos. Foi nesse período que Ignez começou a desenvolver seu talento para a decoração de interiores, tornando-se também referência em decoração de festas e eventos públicos. Atuou na organização e ornamentação de celebrações promovidas pela prefeitura, destacando-se especialmente pela decoração natalina da cidade, trabalho reconhecido pela criatividade, sensibilidade estética e riqueza de detalhes.

Em 1978, a família mudou-se para Concórdia, onde ela idealizou e implantou o Complexo Turístico Basseggio, um espaço inovador para a época na casa de seus pais, que reunia restaurante típico Italiano, café colonial, lanchearia, adega e floricultura. O empreendimento tornou-se uma referência regional, unindo gastronomia e cultura. No ano de 1981, o então presidente da CITUR, Ciro Gevaerd, visitou o complexo turístico em Concórdia. Encantado com o espaço, com a proposta cultural e com o talento de Ignez, convidou a família para mudar-se para Balneário Camboriú e assumir um novo desafio na antiga CITUR, atual Expocentro.

A mudança aconteceu em 1982. Em Balneário Camboriú, a família passou a administrar os tradicionais restaurantes típicos Casa Alemã e Casa Italiana, que se tornaram importantes referências gastronômicas e turísticas da cidade. Ignez foi responsável pela concepção da decoração temática e também pela elaboração dos cardápios dos restaurantes, imprimindo autenticidade, identidade cultural e sofisticação aos espaços. Durante 18 anos, toda a família trabalhou unida nos empreendimentos, construindo uma história marcada pela dedicação, hospitalidade e espírito empreendedor. Ao longo da vida, Ignez destacou-se pela capacidade de transformar ideias em experiências acolhedoras e memoráveis. Faleceu em 28 de agosto de 2023, mas seu legado permanece vivo na memória da família, dos amigos e de todos que conheceram seu talento artístico, sua visão criativa e sua contribuição para o desenvolvimento cultural e turístico da região sul do Brasil.



 
 
 
LogomarcaMin2cm.jpg

Siga nas Redes Sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Aderbal Machado

bottom of page