A balneabilidade da Praia Central, mostrada com sinceridade (e isto é bom)
- Aderbal Machado

- 19 de set. de 2023
- 1 min de leitura

O IMA mantém suas análises de balneabilidade mensais, fora da temporada. Mas a Emasa mantém análises semanais. A última é do dia 6 de setembro (aguardemos a próxima). No quadro anexo, os números. Sinceramente: estou gostando da forma responsável como a empresa está tratando o assunto. Não esconde.
Já houve momentos, lá no passado, em que as análises da Emasa e as do IMA tinham dados e números diametralmente opostos. Um conflito que chegou a resultar em afirmações mentirosas - anunciavam uma balneabilidade inexistente, só para manter a propaganda oficial. Análises da empresa contratada pela Emasa dizia: Praia Central está balneável. O IMA apontada um desastre em termos de condições - e com índices catastróficos de comprometimento por escherichia coli na maioria dos pontos de coleta.
Agora, a Emasa mantém suas análises semanais, mesmo fora da temporada, e o IMA as faz mensalmente, só devendo entrar na periodicidade semanal na alta temporada.
Porém, verifica-se (o mapa anexo mostra com clareza) que a empresa está mostrando uma realidade inescapável. Isto é bom sob todos os aspectos: mostra, pelo menos, os pés no chão e não alimenta ilusões. Nem pra ela mesma.

Mensagem publicitária












Comentários