Portos de Itajaí e Navegantes registram crescimentos significativos na movimentação de julho
- 17 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
O crescimento é calculado em relação ao mesmo mês do ano anterior

Foram movimentados no seguimento de cargas contêinerizadas 143.750 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), e alcançados 1.642.844 toneladas.
As importações no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, destacaram-se com um crescimento mais substancial, destacando na movimentação de contêineres cheios de importação, um número total de 347.845 TEU’s contra 216.305 TEU’s no mesmo período do ano anterior, obtendo um crescimento de 61%. Nos contêineres cheios de exportação os números correspondem a 391.468 TEU’s contra 323.442 no ano passado, apontando um crescimento de 21%. Durante o período de janeiro a julho deste ano, as exportações representaram 53% dos contêineres cheios, e importações com 47%.
A movimentação registrada no Porto de Itajaí (cais público e área arrendada -APM Terminals), durante o mês de julho correspondem a 509.342 toneladas com 36 atracações de navios, elevando a movimentação anual para 3.651.307 toneladas, constatando um patamar de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No segmento de cargas contêinerizadas, o comparativo anual na margem direita do rio, aponta um crescimento de 6% em relação a quantidade de TEU’s.
No decorrer do mês de julho, 98 navios atracaram no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, representando 36 escalas na APM Terminals, 07 no TUP Braskarne, e 01 no TUP Poly Terminais.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, tonou-se destaque em nível nacional sendo o 2º maior complexo portuário na movimentação em cargas. A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) divulgou em agosto deste ano, a listagem dos cinco maiores portos e terminais no Brasil em movimentação de contêineres, incluindo o terminal da Portonave. O terminal privado lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento correspondente a 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso.
A movimentação registrada no terminal da Portonave durante o mês de julho, somaram 96.750 TEU’s, elevando a movimentação acumulada do ano para 644.676 TEU’s, sucedendo um crescimento de 37%.
Especialmente no segmento de contêineres cheios, o terminal movimentou no mês de julho, 73.529 TEU’s elevando a movimentação anual para 491.831 TEU’s, obtendo um crescimento de 53% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação a movimentação de contêineres cheios de importação, o terminal movimentou durante o mês de julho, 31.479 TEU’s elevando a movimentação anual para 226.320 unidades, apontando um crescimento de 83%, em comparativo ao ano anterior. Na movimentação de toneladas foram registrados 6.833.881 abrangendo um crescimento de 48%.










Comentários