top of page

Meirinho, um semeador de progresso

Recebido do gabinete do vereador André Meirinho:

Está disponível para a população a partir do aniversário de Balneário Camboriú, neste 20 de julho, a versão virtual do livro “O Semeador – vida e obra de um vencedor”, romance biográfico baseado na vida de Gilberto Américo Meirinho, prefeito de Balneário Camboriú entre 1973 e 1977.

A obra é de autoria do escritor Paulo Leme, com trabalho de pesquisa histórica e fatos biográficos organizados por Isaque de Borba Correa. Foi publicada de forma original e impressa em 2010 e depois de quase 10 anos, após terem sido esgotadas as obras físicas, é disponibilizada em nova versão virtual.

Conforme o autor Paulo Leme, “O Semeador é uma obra baseada na Biografia de Gilberto Américo Meirinho e sua trajetória como homem, cidadão, chefe de família, empresário, político e empreendedor, cujo pensamento de vanguarda, senso de planejamento e visão estratégica, contribuiu largamente para a construção, estruturação e reconhecimento de Balneário Camboriú, como uma das mais importantes cidades turísticas do país”.

“A determinação, arrojo, ousadia, coragem e pioneirismo de Gilberto Américo Meirinho, até hoje são fontes de inspiração para políticos e empresários da região, que se espelham em seus modelos de gestão e administração de competências, mormente por conta da máxima que sempre seguiu de que ´a necessidade de muitos sempre há de superar o interesse de poucos”, destaca o autor Paulo Leme.

De acordo com Isaque de Borba Corrêa, “O enredo envolve como peça principal um prefeito que, com suas atitudes corajosas, conduta honesta, visionária, persistente, pode transformar uma cidade e a vida de gerações. Atitudes que hoje são uma unanimidade. Todos concordam que o prefeito deveria mesmo ter tomado decisões que resultaram na viabilidade do município e lhe abriu as portas do futuro. Mas não foi sempre assim. Não foi compreendido na época. Pra que fazer uma avenida tão larga? Era o que se pensava. Hoje as nossas avenidas enormes já não suportam mais o trânsito. Imagine se ele não tivesse tomado as decisões que tomou para que as ruelas se tornassem avenidas”.

“Na biografia todos podem saber mais sobre a luta para o alargamento para 6 metros da calçada da Avenida Atlântica, como foram implantadas a Terceira, a Quarta e a Quinta Avenidas, o alargamento da Avenida do Estado, a abertura da Estrada Costa Brava, hoje conhecida como Interpraias, sobre o primeiro projeto de saneamento básico municipal apresentado ao Governo do Estado, sobre a estruturação de leis fundamentais, bem como o reconhecimento e a eleição de nossa cidade como Modelo Nacional de Planejamento Turístico, entre outras ações e obras”, relembra o vereador André Meirinho, seu sobrinho-neto.

A Câmara de Balneário Camboriú recentemente aprovou lei que denomina Viaduto Prefeito Gilberto Américo Meirinho o elevado que está sendo construído para ligar a Avenida Martin Luther até a Quarta Avenida passando sobre a Avenida do Estado.


LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page