Alteração nos uniformes da PMSC segue modelo de Forças Especiais como o SEAL
- Aderbal Machado
- 12 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Polícia Militar de Santa Catarina muda seus uniformes.
A principal mudança é a extinção das coberturas de gorro com pala (o boné) e o gorro sem pala (o bibico). Ambos serão substituídos pela boina na cor cáqui, e o coturno que deixa de ser preto e passa a ser também na cor cáqui. A boina poderá ser utilizada, também, em conjunto com o uniforme formal (túnica cáqui).
Segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a pesquisa para modificação do uniforme iniciou através de uma busca nas forças especiais de todo mundo, naquelas que possuíam os melhores uniformes e equipamentos. Um dos exemplos é o uniforme utilizado pelas Forças Especiais – SEAL, uma das mais respeitadas.
O novo uniforme tem características interessantes:
- Proteção contra raio UVB e UVA com bloqueio de 98% dos raios nocivos. - Antipilling (malha desenvolvida para não dar bolinha e não puxar fio)
- RIP STOP (alta resistência à abrasão, tração e rasgo.
Como outros detalhes, os coturnos deixarão de ser pretos e passarão a ser, também, da tonalidade do fardamento (cáqui) e as calças terão cós inteligente e flexível, ajustando em até dois tamanhos.
Ah, sim: e nas poses oficiais, os policiais terão sempre um semblante mais fechado, severo. Um padrão. As soldados sempre terão um semblante mais leve e suave. E serão tão eficientes e duras quanto aqueles na hora da ação, com toda a certeza.
Há mais nas imagens demonstrativas em anexo.


Comments