top of page

TERMELETRICIDADE: Transição proposta para o carvão confirma final do uso para gerar energia


Governador Carlos Moisés encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei instituindo a Política Estadual de Transição Energética Justa, considerada como a nova política estadual do carvão.


O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, ressaltou a importância de se encontrar soluções inovadoras que envolvam tecnologias limpas, novos modelos de negócios e políticas públicas integradas, tendo como prioridade contemplar todos os envolvidos, atrair investimentos e acelerar a geração de empregos nas regiões.


“O Plano é resultado de um trabalho a quatro mãos. É importante dizer que o carvão não é o vilão, é preciso encontrar soluções sustentáveis para o mineral, que visem à continuação do emprego das famílias que hoje dependem da política do carvão para sobreviver. Neste processo, é muito importante que ninguém fique para trás; por isso, uma transição justa”, frisou.


O Plano de Transição Energética Justa surgiu a partir de um grupo de trabalho formado por representantes do Governo do Estado, da Câmara dos Deputados, senadores e prefeitos dos 15 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), criado pelo Ministério de Minas e Energia para avaliar as atividades de geração de energia termelétrica e de mineração de carvão mineral em Santa Catarina.


A Transição Energética Justa tem o objetivo de iniciar o processo de mudança e impulsionamento da economia de emissão de baixo carbono, de forma isonômica, e que garanta a inclusão socioeconômica das regiões ligadas à cadeia produtiva do carvão.


O Plano abrange um conjunto de ações e estratégias coordenadas e integradas de todos os segmentos da sociedade impactados pela mudança de um modelo de desenvolvimento econômico, com foco em resultados produtivos, sustentáveis e a geração de empregos que assegurem qualidade de vida às pessoas.


COMENTS:


A matéria, do site do governo, não explicita quais seriam as tais "ações e estratégias" e quais poderiam ser os "resultados produtivos e sustentáveis" de uma nova política para o uso do carvão de SC. Ou, trocando em miúdos, como isso iria funcionar. Deve estar escrito no plano da tal política de transição energética justa. Enfim...

Mas de uma coisa há clareza, deduzindo-se da própria iniciativa: o uso do carvão na termeletricidade já era.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page