• Aderbal Machado

Reunião busca soluções alternativas para o choque de desemprego, mas a Usina Jorge Lacerda já era


Governador Carlos Moisés e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), participaram nesta quarta-feira (13) de reunião virtual com o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque.

Na pauta do encontro, que também contou com a participação de senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e lideranças regionais, a desativação da Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, anunciada recentemente pela Engie.

O ministro confirmou que está sendo criado um grupo de trabalho que terá 180 dias (seis meses) para apresentar alternativas e ações que busquem diminuir os impactos social, econômico e ambiental para os municípios do Sul do Estado. Segundo estimativas recentes, a desativação do Complexo Termelétrico, prevista para iniciar já em 2021, irá extinguir mais de 20 mil empregos diretos.

Ou, traduzindo para o português corrente: a usina já era.

A propósito, fiz teste simples: entrei nas mídias sociais da Engie, gestora da Usina, à busca de fotos do local. Nem uma. Ou seja, tratam a empresa como descartada, praticamente. Quase um repelente.

LogomarcaMin2cm.jpg
3420-05-WEBBANNER-PORTAL-ADERBAL-MACHADO