top of page

Ponte da Marginal Oeste sobre o Rio Camboriú: inauguração prevista para primeiro semestre de 2022

A Arteris Litoral Sul deu início, na última sexta-feira, à etapa de lançamento das vigas longitudinais pré-moldadas – que integram a estrutura da nova ponte sobre o Rio Camboriú – na marginal sul da BR-101/SC.


As atividades terão duração estimada de 30 dias – e ocorrem com apoio de uma treliça lançadeira automatizada. Trata-se de um equipamento com trilhos metálicos automatizado – que faz a condução da viga fabricada até o local exato de posicionamento. Essa prática, já adotada na construção da ponte norte, traz agilidade para o avanço da obra, minimizando o impacto com possíveis interferências no trânsito, uma vez que não é preciso a interdição da pista sul para posicionamento de guindastes (metodologia tradicional).


Essa técnica será utilizada para o lançamento das 20 vigas – parte delas com comprimento de 39,9 metros e outra de 26,5 metros. As vigas serão posicionadas sobre as bases de encontro (duas) e quatro estruturas de apoio já implantadas.

A nova ponte terá 172,7 metros de extensão por 10,4 metros de largura. Os trabalhos foram iniciados em fevereiro deste ano – e já contam com percentual de execução superior a 60%. Com a conclusão do lançamento das vigas até novembro, será possível dar início a montagem da laje do tabuleiro da ponte.


A previsão da concessionária é inaugurar a estrutura no final do primeiro semestre de 2022 – com operação de duas faixas de rolamento e passeio segmentado para uso de pedestres e ciclistas. A ponte vai possibilitar a continuidade do trânsito pela marginal sul, servindo de ligação também para acesso ao novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page