• Aderbal Machado

PF combate crimes financeiros na fronteira oeste de Santa Catarina

Na manhã desta sexta-feira (06/11), a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, na cidade de Dionísio Cerqueira/SC, os quais foram expedidos pela Justiça Federal nos autos de inquérito policial que investiga a prática de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.


No curso da investigação, apurou-se que os envolvidos atuam como doleiros na região, efetuando a remessa de valores para o exterior, bem como para pessoas residentes em diversos pontos do Brasil, principalmente estrangeiros que vivem em locais turísticos, em operações conhecidas como “dólar-cabo”.

Os investigados também utilizavam empresa de importação e exportação para a evasão, mediante uso fraudulento de contratos de câmbio para envio de valores para países diversos daqueles de onde procediam as mercadorias importadas, bem como em valores muitas vezes superiores às importações utilizadas para embasar os contratos, entre outros artifícios.


As investigações identificaram cerca de R$ 8 milhões em operações suspeitas, que teriam sido efetuadas pelos envolvidos num período de 04 anos.


Além dos mandados de busca, foi decretada a indisponibilidade de diversos bens dos suspeitos, a fim de resguardar o ressarcimento pelos danos causados.


Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes evasão de divisas (art. 22 da Lei nº 7.492/86) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98).


(Comunicação Social da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira/SC)

LogomarcaMin2cm.jpg