top of page

Os valentes governadores, afinal, estão em fuga acelerada da CPI da Pandemia e questionam convocação

Quem não deve, não teme. A CPI deveria levar, em acareação pública, todos os governadores em conjunto, o presidente da República, secretários e ministro da Saúde. Face to face. Dá ou desce. O povo quer saber da verdade e não de politicagem barata.

Os valentes governadores, após trombetearem honestidade na aplicação dos dinheiros repassados pelo governo federal no combate à Covid-19, buscam uma fuga emergencial da CPI da Pandemia do Senado. Parece desespero com a possibilidade aflorarem maracutais com a grana, destinada ao fim específico e, comprovadamente em muitos casos, desviadas para outros finalidades. Quando não, malversadas, como no caso de Santa Catarina.

Em veiculação nas mídias sociais, sugeri ser uma excelente oportunidade de comprovação dessa honestidade decantada. Vão lá, explicam tudo, comprovam a lisura e pronto. Saem de heróis e se catapultam politicamente.

Alguém sugeriu, pretendendo maldade: pela mesma razão Bolsonaro deve ir, imaginando minha contrariedade. Pifou o taco da pretensão de constrangimento: concordo em todas as latitudes e longitudes. Aliás, fosse eu o presidente não apenas aceitaria, como imporia como condição a presença de todos os governadores convocados, numa acareação pública e aberta. Até com direito a assessorias na hora, mas ali, na lata, às claras, sem subterfúgios e pegadinhas.

Muitos decantam estar na hora de passar o Brasil a limpo. Então vamos lá, não apenas defendendo lados - isto até boi de carro faz. Abrindo o jogo total.

As teses sobre a pandemia, mesmo as científicas, já evoluíram e recuaram muitas vezes. Fomos do forçoso uso de máscaras ao ar livre e longe de aglomerações - uma besteira e uma inutilidade como proteção contra o vírus - e, agora, além de outras, a inutilidade consagrada da medição de temperatura em todos os locais, como se fosse forma de determinar contaminação da Covid. Concluiu-se pela invalidade disso. Porque, segundo especialistas (não os da Globo), a pessoa pode estar infectada sem febre ou estar com febre e nada ter a ver com Covid.

Isso tudo deveria estar sendo debatido lá, com ênfase, claro, para a roubalheira e uso indevido dos recursos da saúde até para quitar folhas de pagamento de funcionários. Ou a destinação para o bolso de alguéns.

A gente poderia avaliar aqui a ficha criminal de muitos dos integrantes da CPI, invalidando sua autoridade moral para questionar ou punir quem quer que seja. Mas isto é assunto para mais adiante.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page