O nível de transparência de estados e municípios brasileiros: Balneário Camboriú tem nota 9,75.


A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).


Nesta avaliação foram incorporados aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.


Na região, Itapema está com 6,28; Itajaí, 7,09; Balneário Camboriú, 9,75; Camboriú, 9,05; Navegantes, 9,59. Os demais municípios não foram avaliados, pois a regra são municípios com mais de 50 mil habitantes. A média da nota dos municípios de SC, é de 8,44. O estado tem nota 9,21. O município de Criciúma é o mais transparente do Estado: 9,95. O segundo do sul do país.


Dentre estados avaliados, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo receberam nota 10.

LogomarcaMin2cm.jpg