O grande mutirão do rio Camboriú e o calcanhar de Aquiles do governo do presidente Bolsonaro

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião, sujeita a chuvas e trovoadas)


TOME NOTA

· Milhares de manifestantes anti-lockdown marcharam pelo centro de Londres neste sábado (24); o evento foi batizado pelos organizadores de “União pela Liberdade”. Povo, em qualquer circunstância, não gosta de buçal e de boçalidades. É o que mais está acontecendo agora.


· Permitir que as pessoas fiquem na praia sem máscara e sem aglomerações é algo feito agora que deveria ter prevalecido desde o início. Foi uma bobagem fenomenal. Sem efeito prático algum contra a Covid. Porque de fato não tem.


· Não adianta. Pra mim, ex-amigo ou aliado que, quando noutra situação, fica denunciando e acusando a pessoa, é mau caráter. Seja ex-marido, ex-mulher, ex-sócio, ex-secretário, ex-ministro. Ex-tudo, enfim. E tá de pilha por aí. Em cada escaninho deste país.


· Ninguém contestará e nem exigirá comprovação e, até, liberarão o uso ostensivo, se constatar, um doido qualquer, que maconha é medicamento precoce cientificamente eficiente contra Covid.


· Ireno Nelson Pretzel, 65 anos, acusado de matar médica pediatra Lúcia Regina Gomes Mattos Schultz no mês de março em Itapema irá a Júri popular.

· Justiça negou o direito de recorrer em liberdade para Ireno, por ele ter fugido para o Rio Grande do Sul, onde já tinha outra namorada.


· O mar, novamente, invadiu a Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú. Cenário comum em grandes eventos climáticos. A esperança de muitos é que isso será evitado com o alargamento da faixa de areia. Tomara. Precisamos saber bem se o mar vai entender e respeitar isso.


· Há certo orgulho, sem avanços de imodéstia, no fato de que, nas comemorações de 127 anos de Palhoça, a história registra como seu primeiro prefeito, o meu avô Bernardino Manoel Machado. Tá registrado.

NOTÍCIA-DESTAQUE

Um sofá, móveis, televisão quebrada, pedaços de geladeira, pneus e cordas foram alguns dos materiais retirados do Rio Camboriú na manhã deste sábado (24). O material recolhido pelas equipes da 2ª Ação Interligada de Limpeza do Rio Camboriú chegou a 50 metros cúbicos, pelos cálculos dos coordenadores da ação. Todo esse material, posteriormente, foi levado por caminhões caçambas da prefeitura de Balneário Camboriú para o descarte correto.

“Essa é uma ação importante que nos mostra duas coisas: de um lado a ação e a mobilização da sociedade para a causa consciente do rio e das nossas águas. Por outro lado, a quantidade grande de lixo retirado em apenas uma manhã, preocupa pelo fato de representar a falta de consciência ecológica de muitas pessoas. Respeito ao meio ambiente tem que ser a palavra de ordem sempre. Parabéns aos participantes desta importante ação”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

A 2ª Ação Interligada de Limpeza do Rio Camboriú foi organizada pelo Comitê do Meio Ambiente do Lions Balneário Camboriú Centro e Conselho Comunitário de Segurança Náutica e Cidadania (CONSEG Mar), em parceria com a prefeitura de Balneário Camboriú e EMASA.

O mutirão partiu de dois pontos de encontro: um no píer do Barco Pirata e outro na Marina Camboriú. Duas balsas foram utilizadas na ação, bem como outras embarcações menores. Além das águas do Rio Camboriú, as áreas das margens também foram alvo do trabalho, cujo objetivo era conscientizar e mobilizar as pessoas para enfrentar o real problema de resíduos de lixos no entorno e no Rio Camboriú.

Participaram dezenas de voluntários que tiveram o apoio de empresas, entidades privadas, comunidade local e poder público.


CORONAVÍRUS EM SC (ATUALIZAÇÃO)

Há 871.982 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 838.943 estão recuperados e 19.954 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado neste sábado, 24. A Covid-19 causou 13.085 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Esses números representam um acréscimo de 71 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.375 na quantidade de confirmados.

A maiores altas foram registradas em Brusque, com 241 novos casos, Joinville, 216, Itajaí, com 172 casos e Jaraguá do Sul, com 124 casos. Os detalhes podem ser acessados no BI disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br, no menu do topo, opção Transparência e escolhendo Painéis: casos e óbitos.

O Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 23, mostra que o estado aplicou um total de 1.463.434 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 990.324 foram da primeira dose (D1) e 473.110 da segunda (D2). Em um comparativo com o boletim de doses divulgado na quarta-feira, 21, houve um aumento de 136.547 no número de doses aplicadas.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ (ATUALIZAÇÃO)

Neste sábado (24), Balneário Camboriú registrou 20 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 19.893 casos, sendo que 19.322 pessoas (97%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 256 pacientes, sendo 197 tratamentos em domicílio e 59 internados. Até o momento o município registrou 315 óbitos por Covid-19.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 30 pacientes (14 de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, um de Porto Belo, dois de Itapema, dois de Bombinhas, seis de Itajaí e um de Navegantes)

Taxa de ocupação da UTI: 100%*

*Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 0

CLÍNICA COVID: 20 pacientes (onze de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, um de Itajaí, um de Navegantes, um de Penha, um de Balneário Arroio do Silva e um de outro Estado)

PEDIATRIA: 0

CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ (ATUALIZAÇÃO)

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que até sábado, dia 24, 17h, o município oficializou 12 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.090 pacientes positivos, 8.808 já receberam altas e 132 pacientes vieram a óbito. No momento 150 pacientes encontram-se em tratamento, destes 135 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 8

Internados em leitos de Enfermaria – 7

Internados HCC – 1 (de Camboriú)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.

MENSAGEM DO DIA


O semeador

Quando eu estava no primário, o valentão da oitava série deu-me um soco no estômago. Não somente me feriu como, também, me deixou bastante irritado, o embaraço e a humilhação eram intoleráveis. Eu queria, desesperadamente, igualar o placar! Eu planejei encontrá-lo no dia seguinte no estacionamento de bicicletas e me vingar.


Por alguma razão, eu contei meu plano para Nana, minha avó - grande erro. Deu-me uma de suas lições, daquelas que duram horas (aquela mulher realmente sabia falar). O sermão foi longo e, entre outras coisas, me lembro dela dizer-me que eu não precisava me preocupar com ele. Disse: - As boas ações produzem bons resultados e as más ações produzem maus resultados.


Eu respondi, de uma maneira agradável, naturalmente, que eu estava cansado disso. Eu lhe disse que eu fazia coisas boas a toda hora e tudo o que consegui de retorno foram besteiras. Ela me encarou, bem séria, e disse:

- Cada boa ação voltará para você algum dia e, da mesma forma, cada má ação também voltará à você. Não tenha dúvida.


Levei cerca de 30 anos para compreender a sabedoria de suas palavras.


Nana estava vivendo em uma casa de repouso em Laguna Hills, Califórnia. Toda terça-feira, eu a visitava e a levava para um jantar. Eu sempre a encontrava bem vestida, sentada em uma cadeira à frente da porta. Lembro-me bem de nosso último jantar. Fomos à um simples e pequeno restaurante. Eu pedi uma carne de panela para Nana e um hambúrguer para mim. A comida chegou e enquanto eu devorava um sanduíche, notei que Nana não estava comendo.


Apenas olhava fixamente para a comida em seu prato. Puxei o prato de Nana e cortei sua carne em pequenos pedaços. Então recoloquei o prato à sua frente. Enquanto ela, muito fraca e com grande dificuldade, colocava a carne em sua boca, fui atingido por uma recordação que trouxe lágrimas aos meus olhos. Quarenta anos antes, quando era um pequeno menino, quando me sentava à mesa, Nana pegava a carne em meu prato e a cortava sempre em pequenos pedaços, assim eu poderia comer sem dificuldades.


Levou 40 anos, mas a boa ação tinha sido retribuída. Nana estava certa. Nós colhemos exatamente o que semeamos. "Cada boa ação que você fizer, algum dia voltará à você".


Ah! E quer saber sobre o valentão da oitava série?

Apanhou e correu do valentão da nona série.

FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Criação da ONU

No dia 25 de abril de 1945, representantes de 47 países criam, na Conferência de San Francisco (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi resultado do esforço de visionários que buscavam a mundo capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra.


1507 - É publicada a obra de Gaultier Lud Cosmographiae Introductio. É a primeira vez que se propõe dar o nome de "América" às terras decobertas por Cristóvão Colombo.

1540 - Os espanhóis fundam a cidade peruana de Ayacucho.

1595 - Morre Torcuato Tasso, poeta italiano.

1599 - Nasce Oliver Cromwell, revolucionário e ditador inglês.

1875 - Nasce Guillermo Marconi, engenheiro e físico italiano, inventor do rádio, vencedor do Prêmio Nobel de 1909.

1915 - Primeira Guerra Mundial: franceses e ingleses desembarcan em Dardanelos (Império Otomano, atual Turquia).

1918 - Nasce Ella Fitzgerald, cantora norte-americana de jazz.

1940 - Nasce James Albert (Al) Pacino, ator norte-americano.

1953 - Os cientistas James Watson (norte-americano) e Francis Crick (britânico) anunciam na revista Nature o descobrimento da estrutura do DNA.

1974 - Revolução dos Cravos, também conhecida como queda do regime de salazar, em Portugal.

1990 - Os astronautas da Discovery colocam em órbita o telescópio Hubble.

COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia do Contabilista

Dia da ONU

Dia do Despachante Aduaneiro

Dia Internacional do Cão Guia

SANTOS DO DIA

São Marcos Evangelista

Santa Franca, Abadessa de Piacenza

ANÁLISE POLÍTICA

Restam zero dúvidas de que a finalidade da CPI da Covid ou da Pandemia tem o único objetivo de atacar o presidente Bolsonaro. Se possível criar tantos embaraços de modo a criar ambiente para o seu impedimento. Nem interessa se tenha ou não fundamento.

E terá peso um erro do governo, reconhecido até pelo vice-líder no Senado, o Senador Jorginho Melo (PL): os representantes da base governista descuidaram da composição e acabaram sendo minoria dentro da CPI. Com isso, prevalecerá o que eles votarem contra o presidente – e votarão.

Vai mandar, de novo, a guerra de comunicação. Os governistas terão que ter um centro muito bom de direcionamento, um foco bem delineado, no sentido de demonstrar, ao contrário, a responsabilidade de governadores e prefeitos na condução da pandemia em suas respectivas competência territoriais. Com amplo respaldo judicial, inclusive.

Não se poderá admitir que a intensa roubalheira ocorrida com recursos da Covid, até o uso indevido dos recursos, desviados para pagar outras contas e folha de pagamento. Caso de estados que estavam praticamente falidos, como o Rio Grande do Sul.

A guerra da informação é, também, o calcanhar de Aquiles do governo e do presidente Bolsonaro.

LogomarcaMin2cm.jpg