• Aderbal Machado

Num ambiente de riscos como o que vivemos, é sempre ótimo testar negativo para Covid


Desde o início da semana passada, minha mulher e eu ficamos isolados por receio de estarmos infectados pelo vírus pelo corona. Sintomas dela: dor no corpo, garganta irritada e gripe forte. De imediato, doses rotineiras de Benegrip e as doses mensais de Ivermectina, tido e havido como "ineficaz", porém comercializado livremente em qualquer farmácia, sem recomendações maiores contraindicando, exceto as dos catastrofistas e os coronalovers.

Então, fomos ao teste no sistema municipal de Balneário Camboriú, seguindo as rotinas e preceitos de encaminhamento. Pensei ser mais complicado. Não foi. Porque, no privado, o custo do teste é astronômico. E fim. Não gritamos "Viva o SUS", pois preferimos evidenciar as pessoas do sistema. Tudo depende delas.

Dona Sonia seria mais adequada ao teste, pelos sintomas, mas a médica que a atendeu preferiu dispensar, por não enxergar necessidade, após nove dias dos sintomas, agora bem arrefecidos. Fora de risco visível, segundo a doutora.

O médico que me atendeu, apesar de, após exames, constatar boa condição e sem riscos maiores, preferiu autorizar o exame PCR. Fi-lo, como diria Jânio Quadro ou Michel Temer e o resultado, após 20 minutos: negativo.

É um sossego, convenhamos, num momento como este.

Bom relatar o atendimento no Centro Municipal Covid. Sempre fico com um pé atrás, receando demoras excessivas - angustiantes para mim, velho decrépito e impaciente ao natural. Porém ali, graças à uma equipe coesa, treinada e competente, as coisas andam. Demora normal, superada pela gentileza dos atendimentos de todos.

Saí calmo e lisonjeado pelo comentário do jovem médico: "Para a sua idade e pelas comorbidades existentes (coração e pulmão), o senhor está muito bem".

Não é motivo para eu sair por aí saltitante como uma gazela (ih!!), mas fez bem pro ego.

Detalhe final: Dona Sonia e eu somos plenamente vacinados. Longe de sermos coronalovers, igualmente não nos alimenta o negacionismo cego.

LogomarcaMin2cm.jpg