• Aderbal Machado

Novo modelo de estacionamento rotativo aumenta vagas e muda sistema de cobrança

O secretário Municipal de Governo, Jean Sestrem, apresentou a representantes dos comerciantes, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Intersindical Patronal o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 36/2022, proposto pelo Executivo para o novo modelo de estacionamento rotativo no município.


Segundo o secretário, anteriormente a administração do estacionamento rotativo na cidade era feita mediante concessão à empresa privada e a nova proposta é de uma licitação para que uma empresa privada atue na operacionalização do estacionamento, por meio da instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos que permitam a aferição imediata dos valores arrecadados. Além disso, o PLO prevê que os equipamentos devam facilitar a obtenção do comprovante de tempo de estacionamento, permitindo a utilização de no mínimo três formas de pagamento.


O novo sistema prevê ainda a tolerância de 15 minutos para uso das vagas sem pagamento da zona azul e que a execução dos serviços será dos agentes de autoridade de trânsito e operador de estacionamento rotativo.

A proposta ampliará para 4 mil as vagas de estacionamento regulamentadas nos bairros. Ao todo, 1.700 novas vagas serão criadas para ampliar a cobertura do serviço em especial nas ruas Indaial e Estefano José Vanolli. O serviço de regulamentação estará disponível em aplicativos de smartphone, em 200 máquinas de pagamento, similares às de cartão de crédito, nos estabelecimentos comerciais e 50 parquímetros.

LogomarcaMin2cm.jpg