top of page
  • Foto do escritorAderbal Machado

Nova análise de balneabilidade do IMA e a espantosa poluição do ponto em frente à Rua 4900

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente a abril. O relatório, da semana de 25 a 29 de abril, aponta que dos 237 pontos analisados, 162 estão próprios no Litoral catarinense, o que representa 68,4%.

As análises são realizadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Durante a temporada de verão, de novembro a março, o IMA divulga o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é divulgada mensalmente.

Na análise atual, três pontos foram considerados impróprios para banho na Praia Central de Balneário Camboriú: Pontal Norte e em frente às ruas 4000 e 4900.


O ponto em frente à rua 4900 é habitualmente poluído em todas ou quase todas as análises. Mas desta vez causa espanto o nível de escherichia coli: mais de 24 mil por 100 ml. Significa esgoto puro na água. Talvez seja hora de uma severa fiscalização ali, para saber a origem disso, pois a mera explicação de chuva não cola mais, por ser inverídica. Há algo mais. Até porque os índices por ali, com exceções raríssimas, são sempre altos. Mas desta vez furou a barreira de qualquer lógica.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page