• Aderbal Machado

Meu velho, 144 de nascimento, tem minha homenagem e a ele peço a bênção espiritual


Pois nesta quadra da vida, noutras passadas e, quiçá, noutras futuras, prosseguirei reverenciando aqueles a quem devo a vida e os ensinamentos cujos fundamentos absorvi.

Mamãe nasceu a 15 de abril de 1905. Papai no dia 5 de janeiro de 1878. Hoje é o dia, então..

O velho Telésforo Machado ou Manoel Telésforo Machado ou Dr. Telésforo, advogado provisionado desde 1918 até 1959, quando faleceu num 24 de outubro, fez dos seus exemplos um caminho para todos os filhos. A principal lição: cuide da sua vida. A tal ponto levou a sério que todos os filhos saíram de casa ainda quase imberbes: Attahualpa aos 16, Aryovaldo aos 17, Agilmar aos 18, Aimberê aos 16 (Marinha), Icleia aos 18 (por casamento) e eu só não entrei no sistema porque aos 15 de idade ele faleceu.

Há uma razão fundamental para uma evasão tão prematura dos filhos: queriam se impor na vida e ter as liberdades naturais. E ele afirmava: "Liberdade é coisa muito cara. Aqui na casa há regras e quem as define sou eu. Hora de sair, hora de chegar, o que fazer e quando, enquanto a maioridade não os pegar". Ninguém aceitou e se mandaram ou cuidaram de arranjar-se de outra forma.

Nenhum se deu mal, todos sofreram as agruras da vida até consequências complicadas, só ajustando as velas depois de muito trompaço à busca das oportunidades. Nenhum voltou também. Ao final, realizados, todos eles o agradeceram e, no curso da vida e no dia da despedida o reverenciaram como mereceu.

Papai jamais bateu num filho. Mamãe idem. Inobstante, todos o temiam na severidade simples do seu olhar e na dureza de suas palavras.

Hoje, 5 de janeiro de 2022, completam 144 de sua chegada e 63 de sua partida.

Os sentimentos se misturam, relembrando sua personalidade e olhando as imagens do nosso tempo.

Hoje, historicamente, ele é nome de rua em Criciúma (Jardim Maristela, CEP 88815-316) e Araranguá (Bairro Cidade Alta, CEP 88901-100). Em Criciúma, a nomenclatura é "Rua Telésforo Machado". Em Araranguá é "Rua Manoel Telésforo Machado".

A rua do Jardim Maristela, em Criciúma, é lindíssima (foto anexa).

Dou-lhe os parabéns espirituais (kardecista que era ele) e peço-lhe a bênção. Feliz aniversário, meu velho.

LogomarcaMin2cm.jpg