Mais de 220.000 doses de vacina chegam e todos saberão quanto faturam blogs em publicidade oficial

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


TOME NOTA


Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá (Charles Chaplin)

Quase 220 mil doses de vacinas chegaram a SC

+ Deixo aqui muito claro que sou absolutamente favorável à divulgação de investimentos publicitários em blogs e sites pela prefeitura municipal de Balneário Camboriú ou qualquer outro órgão público, medida surgida por recomendação do Ministério Público. A sociedade tem o direito de saber. Matéria especial está publicada no meu blog, que também veicula publicidade institucional da prefeitura de Balneário Camboriú. De alma aberta. Confira um por um. LEIA AQUI


+ Desisti de ler a Folha e excluí de minhas preferências pra sempre. Nem por dever de ofício. Os caras são insuportáveis no seu ativismo político. Os outros jornais até são também, mas dão uma boa disfarçada, obrigando a gente a ser cuidadoso. Mas a Folha é escandalosa.


+ Covid sem dúvida mata mesmo. Por isso me cuido bem. E recomendo cuidado a todos. Mas que eu duvido que todas as mortes registradas como Covid são de Covid, duvido.


+ Dois assuntos de trânsito que, na campanha, enchiam as páginas virtuais e hoje estão esquecidos: carros enguiçando na subida da Via Panorâmica e a "indústria da multa" em Balneário Camboriú. Que sempre foi uma invenção, sem "comprovação científica". Os números do Detran desmentem categoricamente.


+ Por conta da pandemia de covid-19, o Governo Federal prorrogou prazo para realização de exame toxicológico periódico para condutores das categorias C, D e E. A Deliberação Contran nº 222, de 27 de Abril de 2021, estabeleceu novas datas, ao longo de 2021, para que o procedimento seja feito com maior segurança. Na tabela, o condutor pode conferir o prazo limite para a realização do exame e quando se iniciarão a fiscalização, de acordo com a validade da CNH do motorista.


+ O BNDES confirmou vai reeditar a suspensão da cobrança de dívidas de pequenas e microempresas. A medida atinge empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões


+ Estou bem. Fui vacinado duas vezes com a coronavac. Agora, pelos protocolos anunciados, se eu precisar ou quiser viajar para a Europa ou Estados Unidos, não posso. O atestado de vacinação com a coronavac não é aceito em nenhum dos dois destinos. Que zorra.


+ Bolsonaro diz que conversou com lideranças do Congresso para aprovar voto impresso até setembro. Deus queira.


+ Número de vacinados contra a Covid no Brasil chega a 31,2 milhões, 14,7% da população.


+ Governo de SC aumenta ICMS e litro da gasolina deve ir a R$ 6 ou mais em maio.


+ Governadora Daniela Reinehr deu um chute no baixo ventre do contribuinte, aumentando o ICMS sobre combustíveis, elevando naturalmente o preço da gasolina em Santa Catarina. Gol contra. Maculou toda uma trajetória de mandato interino.


+ No Brasil, através da grande imprensa, quando os assuntos não se encaminham como querem ou de acordo com sua narrativa ou intenções, eles fazem uma pesquisa, ouvem “especialistas” ou apenas se louvam em “carta de leitor”, para confirmar seus pontos de vista. Invariavelmente pontos de vista contrários ao governo. E com ênfase para críticas a Bolsonaro. Se fizer, criticam. Se não fizer, criticam. É fixação. Só não sabem e nem se conformam em ser criticados ou referenciados por concorrentes ou adversários. Endoidam.


CORONAVÍRUS EM SC

Há 884.451 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 851.862 estão recuperados e 19.128 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 27. A Covid-19 causou 13.461 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Esses números representam um acréscimo de 72 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.299 na quantidade de confirmados.

Vacinas

Mais uma remessa com 218,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegou a Santa Catarina na tarde desta quinta-feira, 29. São 4 mil doses da vacina da Sinovac/Butantan e outras 214,5 mil da AstraZeneca/Fiocruz. Os imunizantes chegaram ao aeroporto, em Florianópolis, às 15h40, e foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, de onde serão levadas para as 17 centrais regionais. A distribuição começa já nesta quinta.

Destinação

Nesta sexta-feira, a partir das 6h30, as doses são encaminhadas via terrestre para as centrais regionais de Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Lages e Videira. No mesmo horário, o avião do Corpo de Bombeiros Militar sai com as doses das centrais regionais de Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.

Todas as 214,5 mil doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz serão utilizadas como dose 1 (D1) e serão destinadas à vacinação dos idosos de 60 a 64 anos; trabalhadores de saúde, de acordo com a solicitação de complementação realizada ao Ministério da Saúde; e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As 4 mil doses do laboratório Sinovac/Butantan serão para a dar continuidade à aplicação da dose 2 (D2) nos idosos com idade entre 65 e 69 anos.

No entanto, pelo número reduzido, as doses serão enviadas somente para 13 municípios: Gaspar (130), Florianópolis (1240), Rancho Queimado (10), Santo Amaro da Imperatriz (50), São José (580), Tijucas (80), Penha (80), Balneário Piçarras (50), Jaraguá do Sul (290), Barra Velha (70), Itapoá (70), Joinville (1200) e Rio do Sul (150).


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta quinta-feira (29), Balneário Camboriú vacinou 248 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 24.409 pessoas com a primeira dose, destes, 4.940 são profissionais da saúde, 19.147 são idosos com 63 anos ou mais, 77 são idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e 245 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.

Nesta quinta, o município vacinou 572 pessoas com a segunda dose da vacina contra Covid-19, chegando a 18.963 unidades das segundas doses aplicadas.

Os idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.

Vacinação continua

A vacinação continua na sexta-feira (30) com a vacinação da primeira dose em idosos de 63 anos ou mais e a segunda dose em idosos de 67 anos ou mais, além dos profissionais de saúde com mais de 40 anos. A vacinação ocorre, das 8h às 17h, no drive-thru localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados e na Unidade Básica de Saúde Central. Nas demais UBS, a imunização ocorre das 8h às 12h e 13h30 às 17h.

Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para segunda dose precisa apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.

Os demais grupos continuarão sendo imunizados conforme distribuição dos lotes pelo Governo do Estado, seguindo a ordem de priorização. A Prefeitura Municipal informará a população dos locais de vacinação e fases, conforme a chegada de mais doses ao município.

Casos de Covid

Nesta quinta-feira (29), Balneário Camboriú registrou 20 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.020 casos, sendo que 19.454 pessoas (97,1%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 246 pacientes, sendo 182 tratamentos em domicílio e 64 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 320 o número de óbitos registrados em Balneário Camboriú.

- Óbitos: Mulher de 72 anos, com comorbidades, no Hospital das Nações, em Curitiba, no dia 21/03/2021.

UTI COVID: 28 pacientes (15 de Balneário Camboriú, três de Camboriú, um de Porto Belo, um de Bombinhas, cinco de Itajaí, um de Penha, um de Navegantes e um de Joinville)

Taxa de ocupação da UTI: 93%

Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 12 pacientes (oito de Balneário Camboriú, três de Camboriú e um de Itapema)

PEDIATRIA: 00


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 29, até às 17h, o município oficializa 16 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.175 pacientes positivos, 8.861 já receberam altas e 135 pacientes vieram a óbito. No momento 179 pacientes encontram-se em tratamento, destes 169 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6

Internados em leitos de Enfermaria – 4

Internados HCC – 2 (sendo 1 paciente de Porto Belo – 1 paciente é morador de rua)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


EM DESTAQUE


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (29) o Projeto de Lei 1295/21, que permite à administração pública comprar com dispensa de licitação insumos e medicamentos, além de bens e serviços de engenharia, para o tratamento hospitalar de pacientes de Covid-19. A matéria será analisada ainda pelo Senado. Abriram-se as porteiras. Haja assunto pra CPIs futuras.

E mais (já vimos este filme aqui em SC, que continua sem solução):

O texto aprovado permite ao gestor realizar pagamentos antecipados se isso representar condição indispensável para obter o bem ou assegurar a prestação do serviço ou ainda se significar grande economia de recursos.

Caso o produto não seja entregue ou o serviço não seja realizado, a administração pública deverá exigir a devolução integral do valor antecipado, atualizado monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


MENSAGEM DO DIA


As sete verdades do bambu


Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:

- Vovô, corre aqui ! Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e este bambu tão fraco continua de pé ?

- Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.

A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.

Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.

Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasçam outros ao seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.

A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” ( e não de eu’s ). Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

A sexta verdade é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser ôco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.

Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Fim da Guerra do Vietnã


Em 1975, quando se completa a retirada norte-americana, o regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Em 30 de abril, os comunistas tomam a cidade de Saigon, pondo fim à sangrenta Guerra do Vietnã. Saigon passa a se chamar Ho Chi Minh, em homenagem ao grande estrategista e comandante militar do Vietnã do Norte.




1531 - O português Martín Afonso de Souza desembarca no lugar que, mais tarde, seria a cidade do Rio de Janeiro.

1789 - George Washington é eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1803 - Napoleão Bonaparte vende o território da Louisiana aos Estados Unidos por 80 milhões de francos.

1897 - O físico britânico Joseph John Thompson anuncia o descobrimento do elétron, partícula elementar do átomo.

1900 - O governo norte-americano outorga às ilhas do Hawaí o estatuto de território vinculado aos Estados Unidos.

1948 - É fundada a Organização dos Estados Americanos (OEA) na IX Conferência Interamericana, realizada em Bogotá (Colômbia).


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia Nacional da Mulher

Dia do Ferroviário

Dia Internacional do Jazz


SANTOS DO DIA

São Pio V

São Quirino

São Pedro Levita

Santa Hildegarda

Santa Sofia


NO LIMITE DO FATO


Peninha quer cidades decidindo sobre parcelamento de solo em APP e não o Código Florestal.


O STJ decidiu que o Código Florestal Brasileiro deverá ser parâmetro para definir o afastamento mínimo das construções às margens de rios, córregos e cursos d´água no perímetro urbano das cidades.

A decisão se sobrepõe à Lei de Parcelamento de Solo, que define o limite de 15 metros, e passa a exigir um limite que vai dos 30 aos 500 metros de área preservada, conforme a extensão do rio.

O deputado federal Rogério Peninha (MDB/SC) avalia como injusta a limitação. Por isso, ele é autor do Projeto de Lei 2510/2019, que pretende derrubar a decisão. “Eu penso que cada cidade deve estudar sua situação de maneira a não prejudicar as pessoas que estão instaladas nessa faixa. Muitas vezes, o Ministério Público manda a prefeitura derrubar as casas e estabelecimentos e as pessoas ficam sem ter para onde ir”, explica.

A decisão do STJ abrange, também, as edificações que já estão concluídas, o que afeta praticamente todas as cidades catarinenses, segundo o deputado. “Precisamos facilitar a vida do cidadão e não complicar ainda mais”.

Autonomia aos governos locais

O Projeto de Lei 2510/19 atribui competência a planos diretores e a leis de uso do solo para definir os limites das Áreas de Preservação Permanente (APPs) no perímetro urbano, ouvidos os conselhos estaduais e municipais de Meio Ambiente. O objetivo da proposta é dar amparo legal para que cada município adeque as áreas conforme a sua realidade.

Para o deputado, uma mesma legislação não é capaz de atender a pluralidade de todos os municípios brasileiros. Para isso, compara cidades como São Paulo e Ituporanga, no interior de Santa Catarina. “Cada uma destas cidades têm realidades muito distintas, condições hidráulicas e hidrológicas muito diferentes. Como uma lei única vai ser justa em ambos os casos?”, questiona.

O projeto está tramitando na Câmara dos Deputados, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Se aprovado no Congresso e passar por sanção presidencial, a proposta derruba a decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

LogomarcaMin2cm.jpg