• Aderbal Machado

Lição de casa elogiável: Balneário Camboriú põe rigor em possíveis receptadores de materiais

Encerrada nesta terça-feira (26), a primeira fase da Operação Liberdade no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. Durante o fechamento da ação, além do Ponto Fixo na Rua Corupá, foram realizados patrulhamentos preventivos pelo Bairro.

Retornou-se aos depósitos de material reciclável, que recebiam material sem procedência, a fim de verificar se haviam cumprido o fechamento determinado. Dois tiveram mercadorias recolhidas, por não haver identificação. “Comércios com material reciclável sem procedência, como fios e portões de ferro, acabam incentivando furtos na cidade, já que eles podem levar material de furto nesses locais sem serem questionados. Vamos apertar cada vez mais o cerco dessas práticas”, disse o secretário de segurança Gabriel Castanheira.


Também foram vistoriadas lojas de bicicleta no Bairro, que recebiam para vendas, sem identificação e com suspeita de furto na cidade.


A intenção é que a Operação Liberdade seja instalada em outro bairro em breve.


NÚMEROS DA OPERAÇÃO


A Operação Liberdade no Bairro dos Municípios, teve duração de 28 dias e encerrou com 548 abordagens em pessoas suspeitas, tendo 12 conduções para a Delegacia de Polícia, o cumprimento de três mandados de prisão, e a recuperação de três veículos com registro de roubo e furto.


===


COMENTS: Ótimo que essas ações sejam rotineiras e não episódicas, apenas pela incidência alta de determinados tipos de crimes. No whatsapp da própria polícia e do Conseg, repetem-se denúncias de vagabundos - imensa maioria jovens até "bem apessoados", como se diria fora do politicamente correto - circulando, forçando portas, furtando, ameaçando, acampanados à espera de vítimas na porta de condomínios, arrombando e vilipendiando pessoas fragilizadas. Hoje mesmo há muitas imagens disso por lá.

Os oportunistas estão aí - o joio no meio do trigo que chega sempre por cá. Todo dia ações prendem foragidos da Justiça circulando pela cidade, até na ousadia de fazer fogueira na faixa de areia da Praia Central, como ultimamente flagraram um. Dureza neles, Castanheira. Dureza neles, PM. Dureza neles, GM. Selva!



LogomarcaMin2cm.jpg