• Aderbal Machado

COLUNA DE DOMINGO: João Saldanha, modelo para Tite na condução da Seleção Brasileira

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



Quem é da época lembra-se disso.

Conto essa história real como paradigma desta pantomina do Tite (Adenor Leonardo Bachi) em relação à Copa América no Brasil, enfiando política onde não cabe:

Em 1970, assumiu como técnico da Seleção Brasileira o comentarista esportivo João Saldanha, uma das inteligências futebolísticas mais aguçadas do Brasil em todos os tempos.

Saldanha era sabida e confessadamente comunista por convicção e ações. Isso não impediu, em plena Era Médici, a mais dura da ditadura militar, a sua contratação pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) na condição de técnico do “Escrete Canarinho”. E ele convocou seus atletas preferidos do jeito que quis ("As Feras do Saldanha"), incutindo neles o espírito guerreiro, com autonomia para decidir em campo na hora do "pega pra capar".

Aí chegou o momento ruim: Médici resolveu sugerir a contratação de Dario (Dadá Maravilha), fã dos milicos, goleador, mas um trombador sem muita postura clássica do boleiro como visualizava e queria Saldanha.

Foi quando o técnico fulminou o presidente militar com uma frase famosa, pegando na jugular de Médici: "O senhor organiza seus ministros, eu organizo os meus jogadores".

E Saldanha saiu ou “foi saído”. Assumiu Zagalo. E afinal conquistamos, com impressionantes méritos, o tri-campeonato no México. A Seleção de 1970, até agora, foi uma das mais bem formadas e das melhores que já tivemos em todos os tempos. As peças encaixavam perfeitamente. Uma orquestra afinadíssima de futebol.

Uma personalidade como a de Saldanha, este adorável comunista de quem fui fã - e tive oportunidade de entrevistá-lo junto com Clésio Búrigo (um dos maiores profissionais da imprensa esportiva de SC, já falecido), quando passou alguns dias em férias no Morro dos Conventos, em Araranguá. Deitado na areia.

Clésio chegou a sugerir, numa das perguntas, o nome de Valdomiro, do Internacional, para a ponta direita. Saldanha foi incisivo: "Tirar o Jairzinho? Tás é doido".

Saldanha, uma personalidade e um exemplo a ser seguido pela geração atual de técnicos e comentaristas. E políticos. Quebrava-se, mas não se dobrava.

Não dá pra comparar os episódios – de lá e dagora. Saldanha queria tirar a interferência política da Seleção. Tite a enfia lá dentro. Saldanha encarava as situações. Tite quer fugir. E é incoerente no que diz e no que faz. Hipócrita, melhor dizendo.


TOME NOTA


+ MEU REPÚDIO À GROSSERIA DE MEMBROS DA CPI DA COVID-19

A Dra. Nise Yamaguchi é minha amiga. Participamos juntos em inúmeros encontros médicos nacionais, internacionais e junto à diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Discreta, educada, rica em humanidades, talentosa e incansável na busca científica são algumas de suas qualidades. É um absurdo a grosseria com que foi tratada sendo indagada com perguntas de algibeira nitidamente tendenciosas que buscavam desqualificar muito mais do que obter informações técnicas sobre o assunto em tela. Triste o caminho das iniquidades e retrocesso democrático que está sendo orquestrado. Cuidado nação.

Luiz Alberto Silveira- Oncologista Clínico - CRM /SC 1369 RQE 128


+ A tal “reunião secreta” que a CPI da Pandemia atribui a um imaginário “gabinete paralelo” na presidência foi, vejam só, transmitida em live pelo Facebook. E o tal “orçamento secreto” foi aprovado pelo Congresso e é público. Esses romanos são doidos, lembrando Asterix, o Gaulês...


+ 'Se eleito outro presidente, logo vai começar uma nova campanha pelo impeachment. Não dá mais para viver em um país que só pensa nisso', disse Michel Temer ao Jornal O Dia, do Rio. E esta é uma das raras vezes em que concordo com ele.


+ Leio matéria sobre o Contestado e relembro: foi Esperidião Amin como governador quem deu ênfase a esse episódio histórico de SC. Também foi ele quem deu força à Sinfônica de SC, depois desprezada e até despejada do CIC. Prestigiou a cultura. Não se fazem mais Esperidiões em SC.

+ Maria Heloísa Furtado Lenzi, secretária municipal do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, questionada por munícipes na sua timeline sobre poder ou não fazer piqueniques no Parque Ecológico Raimundo Malta, foi taxativa: “Pode e deve”. Pouca gente sabe disso. Bom aproveitar. É um dos locais mais aprazíveis do município e da região. Além da visita, um convívio em família e entre amigos com a natureza exuberante ali preservada.


Registros Comparativos de Óbitos em Geral


BRASIL


2017 – 1.071.733

2018 – 1.201.071

2019 – 1.269.535

2020 – 1.459.681


SANTA CATARINA


Maio de 2018 – 3.323

Maio de 2019 – 3.475

Maio de 2020 – 3.200

Maio de 2021 – 4.611


2018 – 40.598

2019 – 42.236

2020 – 46.156


BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Maio 2018 – 70

Maio 2019 – 77

Maio 2020 – 60

Maio 2021 – 74


2018 – 843

2019 – 862

2020 – 981


CORONAVÍRUS EM SC










Houve mais 44 óbitos registrados em comparação com o último boletim. Aos casos confirmados se somaram 3.114, enquanto a estimativa de recuperados aumentou 2.471. São 599 casos ativos a mais.

Atualmente, há 1.520 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.464 estão ocupados, sendo 962 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 96,3%.


Foz do Rio Itajaí:

Casos confirmados: 102.168 (13.962 por 100 mil hab.)

Casos ativos: 1.882 (257 por 100 mil hab.)

Óbitos: 1.775 (243 por 100 mil hab.)

Recuperados: 98.511


Balneário Camboriú:

23.261 confirmados, 364 ativos, 22.548 recuperados e 349 óbitos

Bombinhas:

3.351 confirmados, 8 ativos, 3.287 recuperados e 56 óbitos

Camboriú:

11.709 confirmados, 170 ativos, 11.390 recuperados e 149 óbitos

Itajaí: 28.269 confirmados, 848 ativos, 26.799 recuperados e 622 óbitos

Itapema: 11.492 confirmados, 95 ativos, 11.175 recuperados e 222 óbitos

Navegantes:

8.508 confirmados, 214 ativos, 8.129 recuperados e 165 óbitos

Porto Belo:

2.661 confirmados, 17 ativos, 2.597 recuperados e 47 óbitos


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ





























CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Departamento de Vigilância Epidemiológica informa que neste sábado, dia 5, até às 17h, o município oficializou 31 novos casos positivos de Covid-19.

Dos 9.693 pacientes positivos, 9.342 já receberam alta e 143 pacientes vieram a óbito. No momento 208 pacientes encontram-se em tratamento, destes, 198 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6 Internados em leitos de Enfermaria – 4 Internados HCC – 6 pacientes (2 de Camboriú – 3 de Bombinhas – 1 de Porto Belo)


MENSAGEM DO DIA

Era o seu último dia de vida e ele não sabia...


Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora se deitar muito tarde.


Também não havia dormido bem. Tinha sido um sono agitado.

Logo abandonou a ideia de ficar um pouco mais na cama e se levantou, pensando na montanha de coisas que precisava fazer na empresa.


Lavou o rosto e fez a barba correndo, automaticamente.

Não prestou a atenção no rosto cansado nem nas olheiras escuras, resultado de noites mal dormidas. Nem sequer percebeu um aglomerado de pelos teimosos que escaparam da lâmina de barbear.


"A vida é uma sequencia de dias vazios que precisamos preencher “, pensou enquanto jogava a roupa por cima do corpo.


Elogiou o café e saiu resmungando baixinho um “bom dia”, sem convicção. Desprezou os lábios da esposa, que se ofereciam para um beijo de despedida. Não notou que os olhos dela guardavam a doçura da mulher apaixonada, mesmo depois de tantos anos de casamento. Não entendia porque ela se queixava tanto da ausência dele e vivia reivindicando mais tempo para ficarem juntos. Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida da família, não estava? Isso não bastava?


Claro que ele não teve tempo de esquentar o carro nem sorrir quando o cachorro, alegre, abanou o rabo. Deu a partida e acelerou. Ligou o rádio, que tocava uma antiga canção de Roberto Carlos, “Detalhes tão pequenos de nós dois...”


Pensou que não tinha mais tempo de curtir detalhes tão pequenos da vida. Anos atrás, gostava de assistir o programa de Roberto Carlos nas tardes de domingo. Mas isso fazia parte de outra época, quando podia se divertir mais.


Pegou o telefone celular e ligou para sua filha. Sorriu quando soube que o netinho havia dado os primeiros passos. Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o neto e o convidou para almoçar, mas não podia, naquele dia, dar-se ao luxo de sair da empresa. Agradeceu o convite, mas respondeu que seria impossível. Quem sabe no próximo final de semana? Ela insistiu, disse que sentia muita saudade e que gostaria de estar com ele na hora do almoço. Mas ele foi irredutível: realmente era impossível.


Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas. A agenda estava totalmente lotada, e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tempo com conversa fiada.


No que seria a sua hora de almoço, pediu para secretária trazer um sanduíche e um refrigerante diet. O colesterol estava alto, precisava fazer um check-up, mas isso ficaria para o mês seguinte. Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde. Nem observou que tipo de lanche estava mastigando.


Enquanto relacionava os telefonemas que deveria dar, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes, quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up. Mas, ele logo concluiu que era um mal-estar passageiro, podendo ser resolvido com um café forte sem açúcar.

Terminando o “almoço", escovou os dentes e voltou à sua mesa. "A vida continuava", pensou. Mais papéis para ler, mais decisões a tomar, mais compromissos a cumprir. Nem tudo saía como ele queria. Começou a gritar com o gerente, exigindo que este cumprisse o prometido. Afinal, ele estava sendo pressionado pela diretoria. Tinha que mostrar resultado. Será que o gerente não conseguia entender isso?


Saiu para a reunião já atrasado. Não esperou o elevador. Desceu as escadas pulando de dois em dois degraus. Parecia que a garagem estava a quilômetros de distância, encravada no miolo da terra, e não no subsolo do prédio.


Entrou no carro, deu a partida e, quando ia engatar a primeira marcha, sentiu de novo um mal estar. Agora havia uma dor forte no peito. O ar começou a faltar, a dor foi aumentando, o carro desapareceu e os outros carros também. Os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante de seus olhos, ao mesmo tempo em que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem. Era como se o videocassete estivesse rodando em câmera lenta. Quadro a quadro, ele via a esposa, o netinho, a filha e, umas após outras, todas as pessoas que mais gostava. Porque mesmo não tinha ido almoçar com a filha e o neto?


O que a esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo, hoje de manhã? Por que não foi pescar com os amigos no último feriado? A dor do peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a dor do arrependimento. Ele não conseguia distinguir qual era a mais forte; a da coronária entupida ou a de sua alma rasgando.


Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração, e de seus olhos escorreram lágrimas silenciosas. Queria viver, ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a filha, brincar com o neto...


Queria... Queria... Mas, não havia mais tempo...


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

O Dia D da Segunda Guerra

Em 6 de junho de 1944, conhecido como o Dia D, os Aliados fizeram o desembarque na Normandia com a Operação Overlord. Este foi o ponto decisivo para a vitória contra os nazistas. Na operação, as forças aliadas tiveram 2.400 baixas contra 1.200 dos alemães. Ao final do dia, 34 mil soldados já tinham desembarcado.


1626- O holandês Paul Minuit comprou a ilha de Manhattan, em Nova York, dos índios locais. O negócio lhe custou em torno de 24 dólares.

1770 - Inauguração do Teatro Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais, a casa de ópera mais antiga da América Latina.

1854 - O Partido Republicano é fundado nos Estados Unidos e se declara contrário à escravidão.

1875 - Nasce Thomas Mann, escritor alemão, Prêmio Nobel em 1929.

1902 - O Senado norte-americano sanciona a lei Spooner, que aprova a construção do canal do Panamá.

1919 - O jornal Il Popolo d'Italia publica o manifesto do movimento fascista, de Benito Mussolini.

1927 - O aviador norte-americano Chamberlain consegue realizar a segunda travessia sobre o Atlântico ao voar de Nova York a Berlim em 43 horas.

1930 - Dez comerciantes de Springfield (Estados Unidos) oferecem pela primeira vez alimentos congelados.

1933 - A cidade de Camden, em Nova Jérsei, Estados Unidos, inaugurou o primeiro cinema drive-in do mundo. Ele só faria sucesso nas décadas de 1960 e 1970.

1944 - As tropas Aliadas invadiram a Normandia, na costa da França. A primeira grande derrota de Adolf Hitler, ditador da Alemanha, ficou conhecida como Dia D.

1954 - É realizada, em caráter experimental, a primeira conexão entre redes de televisão européias, denominada Eurovisão. Ela envolveu Alemanha, Holanda, Grã-Bretanha, França, Itália, Bélgica, Dinamarca e Suíça.

1966 - A nave espacial norte-americana Géminis IX termina seu vôo de 72 horas, durante o qual deu 45 voltas ao redor da Terra.

1968 - Morre o senador norte-americano Robert Kennedy, alvejado por um tiro no dia anterior em um hotel de Los Angeles.

1975 - O Vietnã do Norte foi criado depois da derrota das tropas sul-vietnamitas e dos Estados Unidos.

1985 - A polícia de São Paulo exumou o cadáver de Wolfgang Gerhard, que seria identificado depois como o médico nazista Joseph Mengele, chamado de “Anjo da Morte” por realizar terríveis experiências genéticas com judeus no campo de concentração de Auschwitz. Mengele teria morrido afogado no litoral paulista em fevereiro de 1979.

2000 - Morre Moreira da Silva, compositor e cantor brasileiro.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Dia Nacional do Teste do Pezinho

Dia do Doador de Órgãos


SANTOS DO DIA

S. NORBERTO, BISPO DE MAGDEBURGO, FUNDADOR DOS CÔNEGOS REGULARES PREMOSTRATENSES

Norberto converteu-se, após ter sido atingido por um raio. Tornando-se monge beneditino, dedicou-se à pregação e à pacificação. No trajeto para Prémontré, fundou uma nova Ordem de Clérigos Regulares, chamados Premonstratenses. Foi arcebispo de Magdeburgo e faleceu em 1134.


SS. ARTÊMIO E PAULINA, MÁRTIRES

Artêmio, carcereiro dos cristãos Pedro e Marcelino, tinha uma filha, Paulina, que era endemoninhada. Os dois prometeram libertá-la do demônio se ele se convertesse. Após o milagre, Artêmio decidiu tornar-se cristão, com sua esposa Cândida e sua filha Paulina. Eles foram martirizados na Via Aurélia.


S. CLÁUDIO, ABADE E BISPO

São Cláudio é um dos Santos mais ilustres da França, apesar de sabermos pouco sobre a sua vida. Nasceu em Salins e, depois, se tornou Cônego da catedral de Besançon, da qual foi Arcebispo. Após alguns anos, retirou-se para o mosteiro de Condat, onde foi abade por 55 anos, até sua morte, em 703.

LogomarcaMin2cm.jpg