• Aderbal Machado

Já pensando em eleição: a região precisa centrar na sua representatividade, que é ruim

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião, sujeita a chuvas e trovoadas)


ANÁLISE POLÍTICA

Está desenhado – embora ainda estejamos num tempo muito distante de 2024, mas às portas de 2022: haverá mudanças no quadro regional, com as candidaturas que surgirão. Um nome está certo, como postulante à Assembleia, até agora. O vice-prefeito e atual suplente de deputado estadual, Carlos Humberto. Declarado e envolvido. Corre metro por metro a região, fortalecendo os liames com o eleitorado. O detalhe é que sabe fazer e tem uma disposição mastondôntica. Ocupa todos os minutos do seu dia em suas atividades empresariais, que são tantas e enormes e, além disso, dá uma agendada em encontros políticos.

Desnecessário repetir que é um político centrado, com opiniões fortes e nada evasivas. É fácil saber o que ele pensa, porque ele jamais pensa com contradições.

De outros lados, imagina-se que vereadores se projetarão como candidatos; talvez não de Balneário (exceto ex-vereadores), mas da região.

A região, como um todo, precisa fortalecer sua representação e sua representatividade. Mas precisa balancear a distribuição. Não adianta é continuar como agora: muitos candidatos, pulverização dos votos, invasão de arribadores e a fuga de votos.

Há até candidatos que se lançam sabendo que vão perder, mas apenas para prejudicar a eleição de um concorrente. Priorizando a questão partidária. Prazer de não ganhar, desde que o outro perca.

Precisamos aprender com a velha política do coronelismo, praticada em Imaruí no tempo do poder dos Bittencourt. Lá, os candidatos eram escolhidos a dedo, de preferência representando segmentos e profissões e de acordo com o potencial de votos de cada bairro ou região. E um candidato não podia invadir a seara do outro. Era voto caixão – só pra um.

Parece algo condenável – e do ponto de vista de democracia, é -, mas funcionava bem. Porque havia um centro poderoso: os interesses do município, antes e acima de tudo.

Isto Epitácio Bittencourt, deputado federal e estadual, presidente da Assembleia, herdeiro do clã em Imaruí me relatou com sinceridade absurda na década de 70.

Foi quando o visitei na Secretaria de Justiça, cujo cargo ele exercia e lá deparei com uma comitiva de Imaruí. E então ele me apresentou um a um (eram sete vereadores). Médico, advogado, empresário, pescador, comerciante, dona de casa, funcionário público.

A escolha era assim. E funcionava bem.


TEMPO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ


TOME NOTA

Há um critério de vacinação. Só que várias categorias se sentem no direito de privilégio, à prioridade. Todo mundo quer ser vacinado primeiro. Se atenderem todos, bagunçarão tudo.


A empresa OneWeb, do Reino Unido, está implantando uma constelação de satélites para levar internet de alta velocidade a qualquer parte do planeta Terra.


"Não foi o governo federal que obrigou vocês a ficarem em casa, não foi o governo federal que fechou o comércio, não foi o governo federal que destruiu milhões de empregos, pode ter certeza, esse suplício está chegando ao fim." (Bolsonaro)


Siga o fio e entenda como a CPI da Covid pode contribuir para responsabilizar Bolsonaro por falas e postura na pandemia. (Artigo da Folha). De repente, querem que falas e posturas valham mais como crime do que a roubalheira escancarada de dinheiro da saúde para a Covid. Çei...


Congresso não é delegacia de polícia, diz Lira sobre CPI da Covid.


A CPI que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de se reúne pela primeira nesta terça-feira (27), a partir das 10h. Com a instalação oficial, a CPI escolherá seu presidente, seu vice-presidente e seu relator. O único candidato já registrado para a presidência da comissão é o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor do requerimento que estendeu o foco de atuação da CPI. O senador Omar Aziz (PSD-AM) também deve concorrer ao cargo. O presidente eleito indicará o relator.


Melhor parar de bla-bla-bla e buscar logo uso racional e urgente para o prédio do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Antes que o governo do Estado faça uma cagada com a estrutura.


A queixa de vereador Thiago Morastoni é que Itajaí recebe menos vacinas que municípios menores do Estado. Inclusive menos que Balneário Camboriú. A reclamação é procedente, mas é bom ir na causa disso. O que é feito para que não aconteça? Falta o quê?


Hoje será instalada a CPI da Covid no Congresso. Vai levar o nada a lugar nenhum. Se trabalhar sério, leva. Mas sabemos que não será assim, pois o objetivo inicial e final é rebentar o presidente Bolsonaro.


Comemorações do Oscar, todo mundo sem máscara. Dois integrantes do BBB posam em praia, se beijando e pelados. Claro que sem máscara. Mas o crime é o general Pazuelo desfilar sem máscara, sozinho, num shopping. Coisas da Globo.

O Vereador Victor Forte (PL) indicou ao prefeito a disponibilização de um veículo de passageiros para, quinzenalmente, leve até o Hemosc mais próximo, quem queiram doar sangue. Os pontos de coleta estão localizados em Joinville, Blumenau e Florianópolis. O vereador de Balneário Camboriú é doador.



A CPI que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de se reúne pela primeira nesta terça-feira (27), a partir das 10h. Com a instalação oficial, a CPI escolherá seu presidente, seu vice-presidente e seu relator. O único candidato já registrado para a presidência da comissão é o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor do requerimento que estendeu o foco de atuação da CPI. O senador Omar Aziz (PSD-AM) também deve concorrer ao cargo. O presidente eleito indicará o relator.


O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura, Semasa de Itajaí, representará o Brasil em conferência internacional sobre saneamento. Convidado pela London Business Conferences Group, do Reino Unido. A autarquia municipal será o único órgão da América Latina na apresentação do uso de tecnologias. O Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água 2021 (do inglês Global Water A.I. & Data Usage Innovation) será nesta terça (27) e quarta-feira (28) e reunirá representantes da Europa, África e América.

O Complexo Portuário de Itajaí superou suas últimas marcas históricas de movimentação ao registrar 151.118 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e 1.752.816 toneladas. Em novembro de 2020, o Complexo Portuário havia registrado sua maior movimentação da história, no qual foram movimentados 139.451 TEUs e 1.665.893 toneladas, números superados em março de 2021.


CORONAVÍRUS EM SC (ATUALIZAÇÃO)

O Balanço Parcial de Vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta segunda-feira, 26, aponta que Santa Catarina ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas dos grupos prioritários vacinadas com a primeira dose (D1), foram 1.016.508. Em relação à segunda dose (D2), foram 514.209 até o momento.

Com isso, o estado soma um total de 1.530.717 doses aplicadas. Um aumento de 67.283 doses em um comparativo com o boletim de doses divulgado na sexta-feira, 23.

Há 874.770 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 843.757 estão recuperados e 17.823 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 26. A Covid-19 causou 13.190 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Esses números representam um acréscimo de 71 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 1.668 na quantidade de confirmados.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ (ATUALIZAÇÃO)

A partir de terça-feira (27), Balneário Camboriú ampliará a vacinação para profissionais de saúde com 40 anos ou mais. Neste caso, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de vínculo empregatício em estabelecimentos de saúde.

O município continua a vacinação também da primeira dose dos idosos de 63 anos ou mais e a segunda dose dos idosos com 67 anos ou mais. A imunização ocorre nas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no drive-thru ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados. É necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. No caso da segunda dose é preciso levar carteirinha de vacinação.

Idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.


Pontos de imunização:

Horário: das 8h às 17h


Drive-thru - Endereço: Estacionamento no Ginásio de Esporte Governador Irineu Bornhausen, localizado na Av. Santa Catarina, nº 700 (ao lado do CEM Gov. Ivo Silveira) - Estados

- UBS Central - Rua 1500, nº 1100 – Centro - Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

- UBS Barra - Endereço: Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n - Bairro da Barra

- UBS Bairro das Nações - Endereço: Rua México, s/n - Bairro das Nações

- UBS Bairro dos Municípios - Endereço: Rua Alfredo Wagner, s/n - Bairro dos Municípios.

- UBS Bairro Ariribá - Endereço: Avenida dos Tucanos, nº 300 - Bairro Ariribá

- UBS Bairro Nova Esperança - Endereço: Rua Boa Vista, s/n - Bairro Nova Esperança

- UBS Bairro Vila Real - Endereço: Rua Dom Abelardo, nº 400 - Bairro Vila Real

- UBS Bairro dos Estados - Endereço: Rua Pernambuco, s/n - Bairro dos Estados

CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ (ATUALIZAÇÃO)

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que nesta segunda-feira, dia 26, até às 17h, o município oficializa 5 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.104 pacientes positivos, 8.826 já receberam altas e 132 pacientes vieram a óbito. No momento 146 pacientes encontram-se em tratamento, destes 135 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6

Internados em leitos de Enfermaria – 5

Internados HCC – 1 (de Porto Belo).

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


MENSAGEM DO DIA

Parte mais importante...

Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse:

- Minhas orelhas, mãe.

- Não, disse ela. Muitas pessoas são surdas... Mas continue pensando sobre este assunto. Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar. Algum tempo se passou até que minha mãe perguntou outra vez.

Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a resposta correta. Assim, desta vez eu lhe disse:

- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos. Eu havia errado outra vez! Ela me olhou e disse:

- Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta, porque há muitas pessoas que são cegas... Continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo. Minha mãe voltou ao assunto várias vezes, mas a cada resposta minha, ela retrucava:

- Não...Mas você está ficando mais esperta a cada ano.

Então, um dia, meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo meu pai, que eu nunca havia visto chorar. Minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus ao vovô, e me perguntou:

- Você já sabe qual a parte do corpo mais importante?

Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento. Sempre achei que era apenas um jogo entre nós duas.

- Hoje é o dia em que você necessita aprender esta importante lição, disse ela.

Ela me olhou de um jeito que só uma mãe pode fazer e falou:

- Minha querida, a parte do corpo mais importante são seus ombros.

Intrigada, perguntei:

- Porque eles sustentam minha cabeça?

- Não, respondeu ela, é porque podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida.

Naquela ocasião eu descobri qual a parte do corpo mais importante. Descobri, também, a importância de ser "simpático" à dor dos outros. Porque, naquela hora, quem precisou de um ombro fui eu.

- Espero que você tenha bastante amor e amigos, e que seus ombros estejam sempre à disposição quando alguém precisar – disse minha mãe.

Sempre que recordo este fato, lembro da seguinte citação:

“As pessoas esquecerão do que você disse; esquecerão do que você fez; mas as pessoas nunca esquecerão do que você as fez sentir.”

“Os bons amigos são como estrelas; você nem sempre as vê, mas sabe que sempre estão lá.”


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


1521 - O navegador Fernão de Magalhães foi morto aos 41 anos em uma batalha contra nativos nas Filipinas, durante sua expedição de circunavegação do globo terrestre.

1908 - A quarta edição dos jogos olímpicos da era moderna começou em Londres com 22 países participantes.

1940 - O Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo, foi inaugurado com uma rodada dupla. O Palestra Itália venceu o Coritiba por 6 x 2 e depois o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4 x 2.

1945 - Benito Mussolini foi capturado pela resistência italiana em Dongo, na região da Lombardia, tentando fugir disfarçado de soldado alemão.

1945 - A Força Expedicionária Brasileira ocupou a cidade italiana de Collechio, durante a Segunda Guerra Mundial.

1956 - O pugilista americano Rocky Marciano, campeão mundial de pesos pesados, anunciou sua aposentadoria aos 32 anos e 49 lutas invictas.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia da Empregada Doméstica

Dia Mundial do Design Gráfico


SANTOS DO DIA

S. SIMEÃO, BISPO DE JERUSALÉM E MÁRTIR

S. ZITA, VIRGEM DE LUCCA

LogomarcaMin2cm.jpg
3420-05-WEBBANNER-PORTAL-ADERBAL-MACHADO