• Aderbal Machado

Inaugurada, nova ponte marca um novo tempo para sistema viário da cidade


Já possível transitar pela nova ponte sobre o Rio Camboriú (km 135/marginal norte da BR-101/SC), liberada nesta quarta-feira (30). Foram aproximadamente 30 meses de trabalho, com cerca de R$ 19 milhões investidos pela concessionária.


A nova ponte tem 426 metros de extensão por 10,3 metros de largura – com duas faixas de rolamento e passeio compartilhado para pedestres e ciclistas.


A estrutura possibilita a ligação entre duas regiões da cidade (Barra e Centro) por meio da via marginal – sem a necessidade de trânsito pela pista principal da BR-101. Com isso, há segmentação entre o trânsito local e de longa distância, trazendo melhoria para fluidez e segurança viária.


As obras de construção da ponte contaram com tecnologia para minimizar ao máximo as interferências no trânsito da pista principal. A concessionária utilizou uma treliça lançadeira para movimentar todas as 48 vigas pré-moldadas – com 40 metros de extensão e 90 toneladas – e compor a estrutura da ponte inaugurada.


Novo acesso para Balneário Camboriú

A nova ponte também traz outra configuração para o trânsito no local. A partir de agora, a saída 137 passa a ser a principal entrada para Balneário Camboriú no sentido norte da BR-101. Por meio dela, o motorista segue pela via marginal, passa pela nova ponte, e prossegue pela rua lateral até o acesso para região central do município.

Da mesma forma, o motorista que transita pela rodovia Interpraias pode seguir pela via marginal em direção ao Centro – transitando pela nova ponte.


A ponte da outra marginal

A partir de agora, a Arteris Litoral Sul concentra os esforços na continuidade das obras de construção da ponte sobre o Rio Camboriú na marginal Oeste.

Os trabalhos – com investimento de R$ 11,6 milhões – foram iniciados em fevereiro, com duração prevista de 18 meses. Atualmente, as equipes trabalham nos serviços de fundação e construção das vigas pré-moldadas.


A tecnologia construtiva é similar à utilizada no sentido norte – com uso de treliça automatizada para lançamento das vigas. A ponte terá 172,7 metros de extensão por 10,4 metros de largura. Depois de inaugurada, será acesso ao novo Centro de Eventos da região – e também viabilizará a circulação com sistema binário entre as marginais.

LogomarcaMin2cm.jpg