• Aderbal Machado

Hospital Ruth Cardoso é destaque estadual em doação de órgãos


Hospital Municipal Ruth Cardoso de Balneário Camboriú, se destaca no ranking catarinense, como um dos 10 hospitais mais importantes na doação de órgãos.


Mesmo em um cenário de pandemia, onde o trabalho dos profissionais de saúde foi seriamente dificultado e prejudicado, o Hospital Ruth Cardoso manteve as atividades relacionadas à doação de órgãos. Desde 2015 ocorreram 84 doações multiorgânicas, resultando em mais de 250 transplantes de órgãos e outros 126 de tecido ocular. Em 2021 o hospital foi responsável pela notificação de 29 casos de morte encefálica, com 15 doações efetivas, superando a média estadual (40,4%), com 51,7% de efetivação no ano. Este desempenho se mantém no decorrer dos anos.


Neste início de 2022 foi instituída oficialmente a Comissão Hospitalar de Transplantes do hospital. Uma conquista aos profissionais que já desempenhavam suas atividades com excelência durante anos, mesmo sem remuneração.


Isto beneficiará a população de Balneário Camboriú e a todos os usuários do sistema de saúde que hoje aguardam em uma lista de espera para transplante.


Há manifesta gratidão e reconhecimento aos coordenadores de transplantes e aos profissionais de áreas críticas que trabalham no Hospital Municipal Ruth Cardoso, com ênfase, ainda, para os familiares dos doadores de órgãos. É da sua solidariedade e exemplo de cidadania que nasce a possibilidade de muitas vidas serem salvas.

LogomarcaMin2cm.jpg