top of page

História e datas: a memória de "Adeus às Armas", de Ernest Hemingway

FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Independência dos EUA

A declaração de Independência dos Estados Unidos é lida em Nova York na presença de George Washington, em 8 de julho de 1770. Ela foi redigida por uma comissão de cinco membros liderados por Thomas Jefferson, baseados no iluminismo. A declaração só é promulgada em 1776.

1711 - O arraial de Ouro Preto é erigido em Vila Rica de Albuquerque.

1790 - Morre Adam Smith, economista britânico.

1838 - Nasce Ferdinand von Zeppelin, alemão inventor do dirigível.

1918 - O escritor Ernest Hemingway foi ferido no front austro-húngaro durante a Primeira Guerra Mundial. Suas memórias de guerra resultaram no livro “Adeus às Armas”.





1951 - Nasce Anjelica Huston, atriz e diretora de cinema norte-americana.

1953 - Os soviéticos bloqueiam a livre circulação entre o lado leste e oeste da cidade alemã de Berlim. Começa a construção de uma fronteira, dividindo a cidade.

1967 - Morre Vivien Leigh, atriz britânica.

1986 - Morre Hyman Rickover, criador da armada nuclear dos Estados Unidos.


DATAS

Dia do Panificador

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Aniversário de Ouro Preto

Dia Mundial da Alergia


SANTOS DO DIA

B. EUGÊNIO III, PAPA

Natural de Tívoli, Eugênio III defendeu a Igreja dos Turcos, por oito anos, e se dedicou à reforma da Igreja católica e da Cúria Romana. Ao entrar para a Ordem Cisterciense, onde conheceu São Bernardo, continuou, como Pontífice, a viver a austeridade da vida monacal até à sua morte, em 1153.


SS. ÁQUILA E PRISCA (OU PRISCILA), DISCÍPULOS DE S. PAULO

Amigos de São Paulo, Áquila e Priscila, cônjuges e mártires, são recordados pelo Apóstolo dos Gentios, que elogiou seu testemunho cristão e seu compromisso na formação dos neófitos. A sua casa "ecclesia domestica" era um ponto de referência para as comunidades de Corinto, Éfeso e Roma.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page