Hackers atacam servidor de Internet da Prefeitura de Balneário Camboriú e afetam acessos


A Prefeitura de Balneário Camboriú ficou nesta quarta-feira (27) sem serviços online devido a um ataque cibernético de Ransomware, um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido. A Administração Municipal registrou um Boletim de Ocorrência para investigar o caso.


Segundo o diretor da Divisão da Tecnologia de Informação (DTI), Henrique Otte, "nenhum dado foi comprometido, pois conseguimos conter o acesso do ransomware e bloqueamos o sistema para garantir a segurança das informações".


O diretor informou ainda que o ataque ocorreu devido a alguns computadores da Prefeitura estarem com Windows 10 desatualizado ou com versão anterior. "Faremos a atualização de máquina por máquina para garantir a segurança dos dados de todos servidores", completou.


Todas as secretarias ficaram com serviços bloqueados, como o 1Doc, e também os para o público externo os serviços localizados na aba "Cidadão" no site da Prefeitura (www.bc.sc.gov.br).


Entretanto, outros serviços externos de acesso não foram afetados.

LogomarcaMin2cm.jpg