Governo Federal manda Força Nacional do SUS para Minas e Santa Catarina por causa da pandemia


Profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde foram deslocados para os estados de Minas Gerais e de Santa Catarina para reforçar a atuação no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

No total, 38 profissionais foram disponibilizados aos dois estados. Em Minas Gerais, foram encaminhados oito trabalhadores da saúde à cidade de Coromandel, na região Noroeste e próxima a Uberlândia, que passa por um colapso do sistema de saúde.

Ontem o governador Romeu Zema anunciou lockdown de duas semanas em duas regiões do Estado: Noroeste e Triângulo Norte. No total, 80 municípios passaram a ter restrições mais rígidas, ficando permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais e com toque de recolher de 20h às 5h.

Em Santa Catarina, 19 integrantes da Força Nacional do SUS foram deslocados, sendo sete para Xanxerê e 12 para Chapecó. A região Oeste de SC está na situação mais dramática de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Também foram ofertados às duas cidades 51 ventiladores pulmonares e 20 monitores.

LogomarcaMin2cm.jpg