Governadora decide ampliar liberdades de eventos e serviços em SC, com garantias de cuidados

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


Novas regras e permissões durante a pandemia em SC, por decreto da governadora do Estado.

O texto que começa a valer a partir desde este sábado, 1º de maio e prevê novas alterações relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos e à realização de eventos sociais.

A governadora Daniela Reinehr destaca que os resultados obtidos nos últimos 30 dias, com a ampliação e a agilidade na vacinação, promoveram melhora significativa nos indicadores relacionados à pandemia. E reforça que, para continuar avançando na redução de contágio da Covid-19 e suas variantes, é fundamental que a população colabore com a estrita observância das normas sanitárias.


A partir de agora, o horário de consumo de bebida alcoólica no estabelecimento comercial é estendido para as 23h, nos níveis gravíssimo e grave, e para a meia-noite, no nível alto. O novo decreto permite a realização de eventos sociais, como casamentos e aniversários, até às 23h nos níveis gravíssimo e grave, desde que cumpridos os regramentos da Portaria SES nº 455, publicada na sexta-feira, 30. Consideram-se eventos sociais aqueles restritos a convidados sem cobrança de ingresso.


Casas noturnas, boates e pubs poderão abrir no nível gravíssimo e grave, utilizando apenas o espaço do salão para realização de eventos sociais, com limite de ocupação e funcionamento das 6h às 23h. Confira as alterações abaixo.


Da mesma forma, congressos, palestras e reuniões de qualquer natureza podem ocorrer das 6h às 23h nos níveis gravíssimo e grave, também com cumprimento da Portaria SES nº 455.


O escalonamento do horário de funcionamento de comércio e outras atividades, que limitava a ocupação em 25%, agora permite uma capacidade de 50% para piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos; parques temáticos e zoológicos; áreas de uso coletivo em hotéis e similares; e demais atividades e serviços privados não essenciais. Demais estabelecimentos não terão limite de ocupação ou estão regrados por portarias (veja tabela abaixo).


A secretária da Saúde, Carmen Zanotto, explica que a abertura de algumas atividades só pode ser repensada porque foram criadas normas específicas para seu funcionamento, ouvidos os setores. As medidas valem até 17 de maio de 2021.


O quem muda com o decreto nº 1.267/2021, em vigor a partir de 1º de maio de 2021.


- Até 30 de junho de 2021

Fica suspenso o acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas.

- Até 17 de maio de 2021 - CASAS NOTURNAS, BOATES, CASAS DE SHOWS, PUBS E AFINS.

RISCO GRAVÍSSIMO

Poderão, excepcionalmente, usar o espaço do salão para realização de eventos sociais

Limite de ocupação de até 100 pessoas. Permissão de funcionamento das 6h às 23h.

Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021).

RISCO GRAVE

Poderão, excepcionalmente, usar o espaço do salão para realização de eventos sociais

Limite de ocupação de até 150 pessoas. Permissão de funcionamento das 6h às 23h. Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021)

RISCO ALTO

Permissão de funcionamento das 6h à meia-noite. Seguir as regras da Portaria SES nº 1.024 (30/12/2020)

RISCO MODERADO

Permissão de funcionamento conforme horário fixado do alvará do estabelecimento. Seguir as regras da Portaria SES nº 1.024 (30/12/2020)


EVENTOS SOCIAIS


Casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, festas infantis e afins. Permissão de funcionamento das 6h às 23h nos níveis gravíssimo e grave. Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021)


CONGRESSOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, REUNIÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS

Permissão de funcionamento das 6h às 23h nos níveis gravíssimo e grave. Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021).


PARQUES, PRAÇAS, BALNEÁRIOS, JARDINS BOTÂNICOS E PRAIAS

Permitida permanência de pessoas sozinhas ou em grupos pequenos. Proibida concentração e aglomeração de pessoas


BEBIDAS ALCÓOLICAS

Proibido fornecimento com consumo no próprio estabelecimento nos níveis gravíssimo e grave, das 23h às 6h, e no nível alto, da meia-noite às 6h.


SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO - Cafeterias, casas de chás e sucos, lanchonetes, confeitarias, sorveterias, lojas de conveniências, restaurantes, pizzarias, churrascarias, cantinas, bares e afins. Seguir regras da Portaria SES nº 453 (30/04/2021)

RISCO GRAVÍSSIMO E GRAVE - Permissão de funcionamento das 6h às 23h

RISCO ALTO - Permissão de funcionamento das 6h à meia-noite

RISCO MODERADO - Permissão de funcionamento conforme horário fixado do alvará do estabelecimento


FUNCIONAMENTO DAS SEGUINTES ATIVIDADES DAS 6H ÀS 22H

TODOS OS NÍVEIS DE RISCO


Academias - Seguir regras da Portaria SES nº 713 (18/09/2020)


Piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos - Limite de ocupação simultânea de 50%. Parques temáticos e zoológicos. Limite de ocupação simultânea de 50%. Seguir regras da Portaria nº 391 (05/06/2020)

Cinemas, teatros e circos - Seguir regras da Portaria SES nº 1.010 (28/12/2020)

Museus - Seguir regras da Portaria SES nº 1.001 (23/12/2020)

Igrejas e templos religiosos - Seguir regras da Portaria SES nº 1.002 (23/12/2020)

Área de uso coletivo em hotéis e similares - Limite de ocupação simultânea de 50%. Seguir regras da Portaria SES nº 1.023 (30/12/2020)

Eventos públicos na modalidade drive-in - Seguir regras da Portaria SES nº 90 (29/01/2021)

Shoppings, centros comerciais, galerias e comércio de rua em geral - Seguir regras da Portaria SES nº 84 (29/01/2021)

Feiras, exposições e leilões - Seguir regras da Portaria SES nº 999 (23/12/2020). Mediante análise técnica e aprovação da Secretaria de Estado da Saúde

Parques aquáticos e complexos de águas termais - Seguir regras da Portaria SES nº 998 (23/12/2020)

Demais atividades e serviços privados não essenciais. Limite de ocupação simultânea de 50%


ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Fica proibido o atendimento ao público em qualquer estabelecimento, nos níveis gravíssimo e grave, das 23h às 6h, e no nível alto, da meia-noite às 6h, com exceção de:

Farmácias, hospitais e clínicas médicas; serviços funerários; serviços agropecuários e veterinários; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; estabelecimentos com atendimento exclusivo de tele-entrega; postos de combustíveis; locais dedicados à alimentação ou hospedagem de transportadores de cargas e passageiros situados em estradas e rodovias; e hotéis e similares.


TRANSPORTE COLETIVO

Urbano municipal, intermunicipal e interestadual. Mantidas todas as linhas e itinerários. Seguir regras da Portaria SIE/SES nº 22 (11/01/2021)

RISCO GRAVÍSSIMO - Limite de ocupação de 50%

RISCO GRAVE - Limite de ocupação de 70%

RISCO ALTO E MODERADO - Limite de ocupação de 100%

EMBARCAÇÕES DE ESPORTE E RECREIO. TODOS OS NÍVEIS DE RISCO - Limite de ocupação de 50% da capacidade. Proibido amadrinhar embarcações


AGÊNCIAS BANCÁRIAS, CORRESPONDENTES BANCÁRIOS, LOTÉRICAS E COOPERATIVAS DE CRÉDITO - Seguir regras da Portaria SES nº 86 (29/01/2021)


SUPERMERCADOS. TODOS OS NÍVEIS DE RISCO - Limite de acesso de 2 pessoas por família. Ocupação simultânea de 50% da capacidade do estabelecimento. Funcionamento das 6h às 23h.


ATENÇÃO!

Ambientes públicos devem disponibilizar avisos com as regras aplicadas ao estabelecimento

Proibida a aglomeração em qualquer ambiente, seja interno ou externo. Todas as atividades devem observar os protocolos e regramentos sanitários específicos estabelecidos pela Secretaria da Saúde


TOME NOTA


+ Um projeto de lei em tramitação quer obrigar locadoras de carro a oferecerem veículos adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Santa Catarina. O texto do deputado Ismael dos Santos determina um veículo adaptado a cada 20 da frota e multa de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.


+ Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa que assegurar transporte fora domicílio a pacientes com AME e acompanhante. A proposta também prevê regionalização de atendimentos que hoje só ocorrem em Florianópolis.


+ Foi aprovado em plenário o projeto de lei (PL nº 291/2019) instituindo o Selo Acessibilidade Nota 10, uma forma de certificação oficial para os estabelecimentos privados ou públicos que promovam em Santa Catarina a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

+ Fila Única em Camboriú abre 122 vagas para os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. Os pais ou responsáveis legais pelas crianças convocadas devem efetivar a matrícula na segunda-feira, dia 3 até quarta-feira, dia 5 de maio. O número de crianças convocadas pelo Município, em 2021, já chega a 1.420. Os documentos necessários para a matrícula são cópias da certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência atualizado, além de RG e CPF dos pais ou responsáveis. O horário de atendimento é das 13 às 19 horas.


+ A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promoveu um debate sobre os impactos ambientais causados na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A região foi atingida por um alagamento há cerca de três meses. O colegiado aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o tema.


+ Várias prisões, anunciadas diariamente pela PM e pela GM de Balneário Camboriú, envolvendo posse de altas quantidades de maconha. Como disse uma vez o coronel Marlon Teza, quando comandante da PM da cidade, “onde tem quem compre, tem quem venda”. Isso prova que há muitas “mulas” ou distribuidores pequenos atacados. Mas os grandes gerentes do tráfico são intocados. Ou, se preferirem, intocáveis. Impossível os serviços de inteligência, se são mesmo inteligentes, não saberem quem são.

+ Vereador Victor Forte (PL), de Balneário Camboriú, em campanha por patrocínios e doações em favor da Escola de Cães Guias Helen Keller. Trata-se da primeira escola da América Latina ligada à Federação Internacional do Cão Guia e também a primeira escola latino-americana que realiza todo o processo para formar o cão guia desde o seu nascimento até formar uma dupla com a pessoa cega. Os deficientes visuais recebem os cães-guia gratuitamente.


+ Bombinhas divulga pesquisa de demanda turística 2020/2021. De janeiro a março, foram realizadas 496 entrevistas em Bombinhas. Do total, cerca de 97,4% dos entrevistados eram brasileiros, com predomínio dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo; e 2,2% eram estrangeiros vindos do Paraguai, 0,2% da Argentina e 0,2% de outros países. O principal meio de transporte utilizado foi veículo próprio (94,8%), sendo a maior motivação para a viagem o lazer (99,6%). Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que já estiveram no município antes. A pesquisa apontou que o tempo de permanência manteve-se igual ao ano anterior, sendo 7 dias. Já o gasto médio diário por grupo reduziu de R$ 932,00 para R$ 792,00.


CORONAVÍRUS EM SC

(Últimas informações constam da matéria principal, sobre novas regras no Estado)


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta sexta-feira (30), Balneário Camboriú registrou 16 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.036 casos, sendo que 19.476 pessoas (97,2%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 239 pacientes, sendo 176 tratamentos em domicílio e 63 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 321 o número de óbitos registrados em Balneário Camboriú.

- Óbito: Homem de 77 anos, com comorbidades, no Hospital do Coração, no dia 29/04/2021.

UTI COVID: 29 pacientes (15 de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, um de Porto Belo, um de Bombinhas, cinco de Itajaí, um de Penha, um de Navegantes e um de Joinville). Taxa de ocupação da UTI: 96%.

CLÍNICA COVID: 08 pacientes (sete de Balneário Camboriú e um de Camboriú). PEDIATRIA: 00.

VACINAÇÃO

Nesta sexta-feira (30), Balneário Camboriú vacinou 109 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 24.518 pessoas com a primeira dose, destes, 4.987 são profissionais da saúde, 19.200 são idosos com 63 anos ou mais, 77 são idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e 254 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.

Balneário Camboriú já aplicou 17.878 unidades das segundas doses.

Os idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.

Vacinação

Neste sábado (1º), começa a vacinação da primeira dose em idosos de 62 anos ou mais e a segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além dos profissionais de saúde com mais de 40 anos. A vacinação ocorre, das 8h às 17h, no drive-thru localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados.

Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para segunda dose precisa apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.

Os demais grupos continuarão sendo imunizados conforme distribuição dos lotes pelo Governo do Estado, seguindo a ordem de priorização. A Prefeitura Municipal irá informar a população dos locais de vacinação e fases, conforme a chegada de mais doses ao município.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que nesta sexta-feira, dia 30, até às 17h, o município oficializa 6 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.181 pacientes positivos, 8.868 já receberam altas e 135 pacientes vieram a óbito. No momento 178 pacientes encontram-se em tratamento, destes 170 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6

Internados em leitos de Enfermaria – 2

Internados HCC – 1 (sendo 1 paciente de Bombinhas)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.

H1N1 – VACINAÇÃO

O município segue com a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A campanha é direcionada para crianças com idade de 6 meses até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. Já os trabalhadores da saúde aguardam a aplicação das doses assim que chegarem. Essa etapa vai até o dia 10 de maio.

Para receber a dose da vacina é necessário levar a carteira de vacinação e documento com foto. As pessoas que apresentarem sintomas (febre, dor no corpo e falta de ar) não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias sem apresentar sintomas para que a imunização seja aplicada. A pessoa que foi imunizada contra a Covid-19 precisa aguardar pelo menos 14 dias após as duas doses da vacina para ser vacinada contra a Influenza.

Próximas etapas:

11/05 a 08/06 – Idosos com 60 anos e mais, professores.

09/06 a 09/07 – Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, formas armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas.

Sobre a vacina

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Medidas simples podem evitar a doença, como: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.


MENSAGEM DO DIA


Aprendendo com os gansos


Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro que voa logo atrás. Voando em uma formação em V, todos do bando têm seu desempenho 71% melhor do que teriam se voassem separados.

Lição nº 1

Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir seu objetivo mais rápido e facilmente. Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar ao tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando o movimento da ave imediatamente à sua frente.

Lição nº 2

Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda aos outros. Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta.

Lição nº 3

É preciso organizar um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras. Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar os da frente e aumentar a velocidade.

Lição nº 4

Precisamos nos assegurar de que o nosso "grasno" seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho. Quando um ganso fica doente e fraco ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que ele esteja apto para voar, ou até que acabe morrendo. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando.

Lição nº 5

Se nós tivermos tanto bom senso quanto os gansos, também estaremos ao lado das outras pessoas nos momentos difíceis.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Dia do Trabalho


Em 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos da época, milhares de trabalhadores saíram às ruas em passeata para protestar contra as condições de trabalho. Eles eram submetidos a uma jornada diária de 13 horas, e reivindicavam a redução para oito, como é atualmente. Naquele dia, o tumulto tomou conta da cidade. Pessoas foram presas, muitas ficaram feridas e algumas chegaram a morrer em conflito com a polícia. No ano de 1889, em homenagem à greve geral de Chicago, o Congresso Socialista, em Paris, instituiu a data de 1º de Maio como o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil, o reconhecimento só ocorreu em 1925, pelo então presidente Arthur Bernardes, que decretou 1º de Maio como feriado nacional.


1500 - Pero Vaz de Caminha anuncia o feito da frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 22 de abril, ao rei Dom Manuel, através de uma carta datada em 1° de maio. O documento notabiliza-se como o mais importante relativo à descoberta do Brasil, pela riqueza de detalhes.

1786 - A ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, estréia em Viena.

1844 - Uma notícia é transmitida, pela primeira vez, por telégrafo, de Baltimore para Washington.

1853 - O Congresso Constituinte Argentino aprova a Constituição Federal da República. Buenos Aires não aceita e forma um estado independente, que dura até 1859.

1865 - É criada a Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai para enfrentar o Paraguai, regido pelo marechal Francisco Solano López.

1917 - Morre José Enrique Rodó, escritor uruguaio.

1931 - O edifício Empire State, com 104 andares, é inaugurado em Nova York. Ele foi considerado o mais alto do mundo durante muitos anos.

1940 - A lei do salário-mínimo é anunciada no Brasil. O país foi dividido em regiões para que o salário fosse fixado de acordo com a produção e a necessidade de cada região.

1962 - Fidel Castro proclama que Cuba é, oficialmente, uma República Democrática e Socialista.

1973 - O presidente dos EUA, Richard Nixon, assume a responsabilidade do caso Watergate. As investigações indicavam que um seu assessor, G. Gordon Liddy, advogado pertencente à comissão para a reeleição, e James McCord Jr. tinham planejado a operação de espionagem contra os democratas em 1972.

1994 - Morre Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1. O acidente aconteceu na 6ª volta do GP de Ímola. Senna estava liderando a corrida com 0,675s na frente do Benetton de Michael Schumacher. Ayrton bateu na curva Tamburello e veio a falecer logo em seguida.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia da Literatura Brasileira

Dia Mundial do Trabalho


SANTOS DO DIA

São José Operário

São Jeremias


NO LIMITE DO FATO


Uma rapidinha: com as medidas adotadas agora, abrindo serviços e atividades para funcionamento, a governadora Daniela Reinehr demonstra sensibilidade e visão ampla das necessidades do Estado. Sai-se bem melhor do que o titular. Tem coragem e capacidade de decidir. E por aí a gente sente que alguma coisa trava o titular afastado. Quem sabe discernimento ou excesso de apego a compromissos por acordos nada republicanos com políticos cujos interesses nem sempre, ou quase nunca, visam prioritariamente a sociedade e suas carências. Ficamos por aqui. Curto e grosso.

LogomarcaMin2cm.jpg