• Aderbal Machado

Falta de chuveiros e banheiros na orla, que já tivemos à fartura e bons


São incessantes as reclamações de falta de chuveiros e banheiros na orla de Balneário Camboriú. Dá para pensar: já tivemos mais de 40 banheiros e dezenas de chuveiros na orla. Cada quiosque tinha um banheiro muito bem montado. Tanto quanto os chuveiros, acabaram deteriorados por vandalismo, desinteresse, entupimentos, falta de manutenção e limpeza. Razão simples: uso gratuito. Tal qual os chuveiros. Ambos os equipamentos vítimas de abusos de usuários sem ter como controlar ou evitar. Mas isto nem é novidade por aqui: são incontroláveis também os espaços destinados a aluguel de cadeiras e sombrinhas e a ocupação dos passeios e a presença de cães na areia.

Por isso é estranho ouvir e ver reclamações sobre isso desde sempre. Hoje até justifica, pois isso tudo se perdeu no tempo ou apenas perdeu a funcionalidade prática. Chega a ser desanimador.

A remodelação - ou requalificação ou repaginação - da orla, ante o alargamento, traz alguma esperança de que teremos, finalmente, um jeito de tudo isso retornar e funcionar. Na dependência da organização pública e da educação popular.

A esperança é, sempre, a derradeira a entregar os pontos. E vivemos dela há muito.


RELEMBRE A CONSTRUÇÃO DOS BANHEIROS DOS QUIOSQUES, HÁ 11 ANOS, AQUI

LogomarcaMin2cm.jpg