• Aderbal Machado

Dia Mundial do Meio Ambiente é um veemente e constante alerta contra as desídias humanas

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.


O meio ambiente refere-se ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas - os ecossistemas que existem na Terra.


Vários são os problemas ambientais existentes no planeta. Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e também de outras espécies.


Segundo informação do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 400 toneladas de resíduos foram coletadas em 200 ações de limpeza envolvendo mais de 40 mil participantes, e cobrindo mais de 100 municípios nos 17 estados costeiro.


Atualmente, deflagrado o novo marco legal do saneamento básico, que tem como meta a universalização do saneamento, prevendo a coleta de esgoto para 90% da população e o fornecimento de água potável para 99% da população até 2033. Com o novo marco legal, o Ministério da Economia prevê investimentos de mais de R$ 700 bilhões e a criação de 700 mil empregos no país nos próximos 14 anos.


Na nossa região, se não forem adotadas ações urgentes profundas e rápidas em relação ao Rio Camboriú, teremos sérios problemas em prazo não muito distante. A começar pela urgente implantação do sistema de coleta e tratamento do esgoto de Camboriú.


E se continuar-se permitindo ou liberando loteamentos em regiões ribeirinhas e/ou alagadiças, normalmente com desmatamento ou degradação do solo, pior ainda. O preço a ser pago será mais alto do que já é.

LogomarcaMin2cm.jpg