• Aderbal Machado

Delegacia de Homicídios de Florianópolis solucionou 1.150 casos desde sua criação


Em Santa Catarina, há duas delegacias da Polícia Civil especializadas na resolução dos crimes de homicídios. Uma delas está localizada na Capital catarinense e a outra, em Joinville. Recentemente, o Instituto Sou da Paz divulgou o resultado da quarta edição da pesquisa “Onde Mora a Impunidade”, que mostrou que Santa Catarina é o segundo estado no ranking dos que mais têm homicídios esclarecidos, com um percentual de 83%. Parte desse bom desempenho é também resultado do trabalho das delegacias especializadas em investigar homicídios.

A Delegacia de Homicídios de Florianópolis foi instalada no ano de 2008. Até outubro deste ano, já foram solucionados aproximadamente 1.150 homicídios pela unidade. Já a Delegacia de Homicídios de Joinville iniciou seus trabalhos em 2016, buscando atender às ocorrências desse tipo de crime doloso contra a vida, que eram crescentes na época.

A presença da equipe de investigação no local do crime e a atenção exclusiva de policiais para a resolução dos homicídios são fatores que contribuem para o sucesso das investigações. Além disso, atualmente o uso da tecnologia durante a investigação e também após, servindo para mapear e situar o investigador sobre o ambiente em que a delegacia está inserida, também é relevante para a solução dos casos.

LogomarcaMin2cm.jpg