• Aderbal Machado

Contorno Viário da Capital é considerado uma das maiores obras de infraestrutura viária do Brasil

Atualizado: Jan 2

A esperança continua vívida. Prazos a serem cumpridos preocupam.


Considerado a maior obra de infraestrutura em implantação em Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, o Contorno Viário de Florianópolis está sendo construído com o objetivo de desviar o tráfego de longa distância da BR-101 na região metropolitana de Florianópolis.

Com pista dupla e 50 km de extensão, a futura rodovia será um corredor expresso com seis acessos por meio de trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível.


Em 8 de dezembro, a Arteris Litoral Sul obteve a autorização da diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o assinatura do Termo Aditivo que vai permitir o início das obras do Trecho Sul do Contorno Viário da Florianópolis. O investimento total da concessionária nos 50 km da futura rodovia será de R$ 3,7 bilhões, os quais serão empregados até 2023.

A Arteris possui trabalhos nos 34 km já aprovados pela ANTT e a partir de agora irá dar sequência ao processo de contratação das empresas que irão executar as obras no trecho Sul do Contorno Viário. Além da relevância para a mobilidade de toda a região, a obra tem fundamental importância econômica para o Estado, gerando 3,2 mil empregos, além de arrecadação de ISS para as prefeituras locais.


Ao cruzar quatro municípios e evitar o trecho principal da BR-101 na região que dá acesso a Florianópolis, o Contorno vai contribuir para melhorar a mobilidade da região.


A rodovia terá velocidade operacional de 100 km/h e está sendo construída de forma a não ter aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e tendo somente curvas suaves, evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso.


Uma visão do trecho da obra em vídeo:

(Material e imagens extraídos do site da Arteris)a dupla e 50 Km de extensão, a futura rodovia será um corredor expresso com seis acessos por meio de trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível.

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