top of page

Competitividade: Balneário Camboriú em primeiro lugar por desempenho de sustentabilidade fiscal

Atualizado: 20 de nov. de 2020


Barueri (SP), São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) encabeçam a lista das cidades mais competitivas o Brasil. Os dados fazem parte de ranking do CLP (Centro de Liderança Pública), divulgado nesta 5ª feira (19.nov.2020). A literatura moderna aborda o tema da competitividade investigando o nível de desenvolvimento de uma região sob a ótica de três dimensões: instituições, sociedade e economia.

A dimensão institucional analisa o nível de competitividade do ponto de vista da capacidade de uma região em criar as bases do desenvolvimento, seja do ponto de vista regulatório, do funcionamento eficiente da máquina pública, da boa gestão fiscal ou pela presença ativa da sociedade civil.

A dimensão social analisa o nível de competitividade focando-se na capacidade de uma região em fornecer à população local condições básicas para o bem-estar e a qualidade de vida. Neste estudo abordamos na ótica social os temas de saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Por fim, a dimensão econômica analisa o nível de competitividade olhando-se a capacidade de uma região em produzir bens e serviços, gerar emprego e renda, possuir uma economia inovadora, dinâmica, com infraestrutura básica para o desenvolvimento e uma mão de obra qualificada. Esta seção analisa os municípios que obtiveram os maiores e os menores desempenhos em cada uma das dimensões, explicitando, sob a ótica dos resultados por pilar que às compõem, as razões que individualmente os levaram a tais resultados.

O município de Balneário Camboriú (SC) ocupa a 1ª colocação na dimensão institucional, justificado pelo ótimo desempenho no pilar de sustentabilidade fiscal (3ª colocação) junto a uma colocação mediana em funcionamento da máquina pública (22ª colocação).

Todos os dados e informações, para satisfazer a curiosidade de quem quiser, estão no link abaixo do relatório final.


Veja os resultados de cidades catarinenses no ranking


4º Florianópolis 16º Balneário Camboriú 28º Jaraguá do Sul 35º Blumenau 46º Joinville 53º Itajaí 63º São Bento do Sul 68º Chapecó 77º Brusque 81º Criciúma 115º Tubarão 123º Palhoça 129º Lages 135º São José 155º Navegantes 243º Camboriú

ranking-competividade-CLP
.pdf
Download PDF • 6.98MB

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page