• Aderbal Machado

COLUNA DE TERÇA: peripécias dos condutores no trânsito de Balneário Camboriú e as motos barulhentas

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


TOME NOTA

+ Um dos principais problemas de trânsito nas cidades e nas rodovias é os que desconhecem as leis de trânsito, ou apenas acham que os espaços são totalmente seus e os outros é que têm de se adaptar. Andam a passo de tartaruga pela pista da esquerda, mudam de lado a hora que bem entendem sem dar seta, param de repente, querem forçar passagem quando não há espaço e, não raro, xingam por nada, ainda que seja culpa deles, como os motoqueiros que acham que os carros são obrigados a lhes dar espaço entre eles para passagem. Nas cidades é comum os que demoram meia hora pra arrancar o carro dos sinais e ficam em dúvida se querem entrar à esquerda ou à direita trancando o fluxo. Mais ainda os que, numa via de quatro pistas ocupam aquela que tem menos movimento à direita, mas, lá adiante querem mesmo é entrar à esquerda – ou vice-versa - e então ficam como alucinados querendo que o fluxo de veículos se interrompa para lhes dar passagem de conversão. Meu estoque de xingamentos contra esta gente está esgotado.


+ Particularmente, achei impressionante a passeata de motos em Brasília, seguindo o presidente. Impressionante. Uma demonstração de apoio e força. Invejável. Mais ainda pela tentativa permanente de desmerecê-lo, via imprensa e políticos de oposição. Alguém está muito desacreditado. E não é o presidente.


+ O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, endureceu o papo com os andarilhos recolhidos nas ruas de Criciúma e recolhidos à Casa de Passagem. Muitos não querem mais sair de lá, ante os cuidados que recebem e as refeições certinhas. Ofertados trabalhos, a maioria não quer, mas não quer sair dali também. Ele deu o ultimato: ou trabalham ou saem. Vídeo:

+ A cidade de Maringá, do Norte do Paraná, é considerada a melhor do país para se viver, com índices elevados em saneamento básico, educação e geração de emprego, diz a CBN. Sempre que ouço ou leio sobre Maringá, me vem à mente o grande sucesso musical dos tempos idos homenageando a cidade.


+ Duas frases do vice-presidente Hamilton Mourão, registradas pelo UOL: 'Ou caía fora ou agia como polícia', sobre mortes no Jacarezinho. E sobre cloroquina contra Covid: "Nem os médicos se entendem". Também disse que acredita que Bolsonaro não o quer como candidato a vice-presidente em 2022. É possível, dependendo do jogo político e a necessidade de um vice com potencial de votos. Mas mesmo assim, Mourão, se concorrer à Câmara ou ao Senado, tem boas chances.


+ Falta desconfiômetro para a turma que costuma repetir o adjetivo "genocida" em relação a Bolsonaro. Falta perceberem que não pegou e não pega. Porque há descrédito na afirmação e há descrédito na origem da afirmação.


+ VAGAS DE EMPREGO - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Servente

Servente-Egresso

Assistente Financeiro

Pedreiro

Carpinteiro

Meio Oficial de Carpinteiro

Auxiliar de Engenharia

Auxiliar Serviços Gerais

Comprador

TERÇA-FEIRA-14h às 17h

QUARTA-FEIRA-08h às 11:30h

Rua Angelina, 555 – Bairro dos Municípios - Fone 3367-6535 - Com Carteira de Trabalho.


+ Carta de 'militares da nova geração' pressiona Macron na França. Eles não se identificam para não ferir leis, mas condenam o que chamam de "concessões ao islamismo" por parte de Macron. A França já era. Agora terá que, se quiser recuperar sua nacionalidade plena, ir pra guerra interna. A Inglaterra corre riscos idênticos. Terá que haver uma nova Cruzada.


+ Médicos são investigados por fraudar laudos para conseguir prisão domiciliar, em Araçatuba, São Paulo. Um deles é acusado de chefiar quadrilha que desviou R$ 500 milhões na pandemia. Isto é recorrente no momento atual. Vamos ver se a CPI chega aí ou vai ficar na lenga-lenga da cloroquina. Como diz o Diário do Poder: se continuar falando só de cloroquina, quem se tornará ineficaz será a CPI.


+ Os ingênuos e os que se fazem de ingênuos por conveniência retórica, pregam a "harmonia" do presidente com o Congresso, o "diálogo". E acham, piamente, que tudo se resume a papo sério, democrático, republicano e patriota. Se me disserem quando isso aconteceu antes, me rendo.


+ Segundo a PRF, Em 2020, deixar de guardar a distância de segurança resultou em 4.029 pessoas feridas e 88 mortes nas rodovias brasileiras.


+ Projeto em tramitação na Câmara Federal estabelece que não se considera legítima defesa o ato praticado com a suposta finalidade de defender a honra, a intimidade ou a imagem do autor do crime ou de terceiros, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta insere a medida no Código Penal.


+ A prioridade para trabalhadores em educação na vacinação contra a Covid-19 será debatida em uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na próxima quinta-feira (13), a partir das 17h, virtualmente.


+ Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o desbloqueio de R$ 165.750.541,28 para investimentos nas forças de Segurança Pública do Acre, Amapá, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os valores são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e se referem aos eixos de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública.



NOTA EM DESTAQUE

Com o objetivo de propor alterações no Plano de Cargos e Carreira do Magistério Público Estadual, acontece nesta quarta-feira, 12 de maio, a partir das 17h, reunião de instalação de Comissão Mista na Assembleia Legislativa de SC.


CORONAVÍRUS EM SC

Há 911.947 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 879.360 estão recuperados e 18.492 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 10. A Covid-19 causou 14.095 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Esses números representam um acréscimo de 39 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 1.725 na quantidade de confirmados.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Balneário Camboriú iniciou, no sábado (08), a vacinação da nova fase prioritária que envolve pessoas com síndrome de down, transplantados, gestantes, deficientes e pessoas com comorbidade. Confira abaixo quem está apto a receber as doses contra Covid-19:


Importante: fiquem atentos às matérias e divulgações da vacinação em Balneário Camboriú para saber quais são as faixas a serem vacinadas, locais e os horários de vacinação.


A partir dos 18 anos:


- Pessoas com síndrome de Down;

- Pacientes renais crônicos em hemodiálise;

- Transplantados;

- Gestantes e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) com comorbidades;

- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Pessoas com comorbidades, entre 55 a 59 anos. Confira a lista:


Importante: As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.


- Autistas;

- Diabetes mellitus;

- Hipertensão Arterial;

- Obesidade mórbida (IMC ≥ 40);

- Cirrose hepática (Child Pugh A, B ou C);

- Anemia falciforme;

- Doença renal crônica (TFG <60 e ou Sd. Nefrótica);

- Pessoa portadora de HIV (Independente de valores de carga Viral e linfócitos CD4);

- Pneumopatias crônicas graves (DPOC, fibrose cística e pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave);

- Pessoas com deficiência permanente não cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC);

- Doença cerebrovascular (Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular);

- Imunossuprimidos (Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; Doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; Demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas);

- Doenças cardiovasculares (Insuficiência cardíaca; Cor pulmonale; Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Angina estável; Cardiopatia isquêmica; IAM prévio; Lesão valvar com repercussão hemodinâmica; Portadores de próteses valvares; Miocardiopatias; Pericardiopatias; Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica; Fibrilação; Flutter atrial; Aneurismas e Dissecções de aorta e grandes vasos);

- Deficiência física permanente (Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.).


Dúvidas, informações e agendamento de vacinação para acamados, através do telefone (47) 3267-7049.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Nesta segunda-feira, dia 10, o município foi oficializado com mais um óbito. Trata-se de um masculino, 34 anos de idade, morador do bairro Centro, que estava internado no Hospital Marieta Konder Bornhausen e possuía registro de comorbidade. Até às 17h, o município oficializa 10 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.294 pacientes positivos, 8.964 já receberam altas e 140 pacientes vieram a óbito. No momento 190 pacientes encontram-se em tratamento, destes 179 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 9

Internados em leitos de Enfermaria – 2

Internados HCC – 4 pacientes (sendo 1 de Camboriú – 2 de Bombinhas – 1 de Penha)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas.

Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


NOTA EM DESTAQUE

Vereador André Meirinho foi ao 12° Batalhão da Polícia Militar, debater com o Comandante Daniel Nunes sobre as motos barulhentas – com escapamento adulterado. Enfim, uma ação prática sobre o tema, que inflaciona a paciência e a tranquilidade dos moradores da cidade em todas as horas e em todos os bairros. Sem nenhum pudor ou respeito dos condutores. Pelo contrário, até. Eles fazem absoluta questão de, sob sinaleiras aguardando o fluxo de trânsito, ficar acelerando para perturbar de propósito. Boa iniciativa. Veremos no que vai dar, de prático.


MENSAGEM DO DIA


O que Deus não vai perguntar

Deus não vai perguntar que tipo de carro você costumava dirigir, mas vai perguntar quantas pessoas que necessitavam de ajuda você transportou.


Deus não vai perguntar qual o tamanho da sua casa, mas vai perguntar quantas pessoas você abrigou nela.


Deus não vai fazer perguntas sobre as roupas do seu armário, mas vai perguntar quantas pessoas você ajudou a vestir.


Deus não vai perguntar o montante de seus bens materiais, mas vai perguntar em que medida eles ditaram sua vida.


Deus não vai perguntar qual foi o seu maior salário, mas vai perguntar se você comprometeu o seu caráter para obtê-lo.


Deus não vai perguntar quantas promoções você recebeu, mas vai perguntar de que forma você promoveu outros.


Deus não vai perguntar qual foi o título do cargo que você ocupava, mas vai perguntar se você desempenhou o seu trabalho com o melhor de suas habilidades.


Deus não vai perguntar quantos amigos você teve, mas vai perguntar para quantas pessoas você foi amigo.


Deus não vai perguntar o que você fez para proteger seus direitos, mas vai perguntar o que você fez para garantir os direitos dos outros.


Deus não vai perguntar em que bairro você morou, mas vai perguntar como você tratou seus vizinhos. E eu me pergunto: que tipo de respostas terei para dar?


Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se.

Você quer ser feliz para sempre? Perdoe!


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

1904 - Nasce Salvador Dalí, pintor espanhol.

1916 - Albert Einstein revolucionou a ciência apresentando as leis gerais da Teoria da Relatividade.

1927 - Foi fundada a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pelo produtor Louis B. Meyer em Los Angeles, na Califórnia. A Academia ficou conhecida pela entrega do Oscar, que viria dois anos depois.

1928 - As primeiras emissões regulares de TV são realizadas em Nova York.

1936 - Nasce Carlos Lyra, compositor e músico brasileiro.

1938 - Plínio Salgado liderou a revolta integralista no Rio de Janeiro. O movimento pretendia dar um golpe de Estado.

1941 - Segunda Guerra Mundial: Londres sofre o mais duro bombardeio aéreo.

1944 - Começa a ofensiva aliada na Itália.

1949 - Israel é admitida pela ONU.

1949 - Começou a ser vendida, inicialmente em Nova York, a primeira máquina fotográfica instantânea: a Polaroid.

1960 - Os serviços secretos israelenses capturam o criminoso de guerra Adolf Eichmann em Buenos Aires e o conduzem a Israel.

1960 - Morre John D. Rockefeller, industrial norte-americano.

1981 - A lenda do reggae Bob Marley morreu aos 36 anos em Miami Beach, na Flórida, em decorrência de um câncer que começou com uma ferida no pé. Desde 2008 comemora-se nessa data no Brasil o Dia Nacional do Reggae.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia Nacional do Reggae

Dia da Inauguração do Telégrafo no Brasil – 1852


SANTOS DO DIA




São Pôncio

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão – 1º santo brasileiro)

LogomarcaMin2cm.jpg