• Aderbal Machado

COLUNA DE TERÇA: Para Carlos Humberto, administração municipal é pesada e lenta e precisa reformar

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


Em live nesta segunda comigo, via Instagram (@debajornalista), o vice-prefeito Carlos Humberto, também primeiro suplente de deputado estadual pelo PL, coordenador regional do partido na Amfri, foi bastante claro: a prioridade é a campanha de Jorginho Mello, atual senador, ao governo do Estado em 2022.


Ela está acima de sua própria eventual candidatura à Assembleia, de que ele abrirá mão, segundo disse, se surgir outro nome com bom potencial para disputar pela região.



Falou sobre Covid-19, que atingiu toda a sua família - esposa, pai, avós e ele mesmo. Claro, disse que todos saíram bem, com leves sequelas (dor de cabeça e tonturas, por exemplo) que ainda são presentes. O tratamento: taxativo, disse que todos usaram Ivermectina, Vitamina D, Azitromicina, Hidroxicloroquina e Zinco, tudo mediante controle médico, nada de automedicação.

De outro parte, criticou pesadamente a ausência do governo do Estado em todo o Litoral Norte, principalmente região da Amfri e criticou ainda a nossa frágil representatividade política junto ao governo do Estado.

Afirmou não acreditar que o Centro de Eventos consiga, via licitação, algum interessado em assumi-lo. Seja pelas exigências do edital, seja pela crise causada pela pandemia no setor de eventos, principalmente.

Carlos Humberto confia no projeto de alargamento da Praia Central como um novo alento para a criação de espaços de lazer, cultura, esporte, circulação e estar da população e dos turistas. Mas acha que a mobilidade urbana é um objetivo superior da cidade, citando especificamente as ligações sul-norte e norte-sul pelas vias marginais como essenciais no projeto futuro da cidade.

Depois de discorrer sobre política, pandemia e ao final da live, afirmou que, para a administração municipal, é urgente a reforma administrativa, pois, segundo ele, a máquina municipal está lenta, ultrapassada, cara e pesada. Que é preciso apostar nisso com urgência para se conseguir atingir as finalidades básicas de seguir adiante com êxito maior.

Reafirmou a total integração do PL ao governo municipal, seja ocupando cargos (Funservir, com Dudu Mafra e Secretaria do Idoso, com Juliethe Nitz), seja apoiando todas as iniciativas. (ASSISTA VÍDEO COMPLETO AQUI)


TOME NOTA


+ VAGAS - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

TERÇA-14h às 17h

QUARTA-08h às 11h30min

Rua Angelina, 555-Bairro Municípios

TELEFONE 3367-6535-Com Carteira de Trabalho.

Servente

Servente - egresso

Assistente Financeiro

Pedreiro

Carpinteiro

Meio Oficial de Carpinteiro

Auxiliar de Engenharia


+ Depois de passar por todas as etapas da fase de testes, iniciada no fim de novembro de 2020, a prova de vida digital agora está disponível para os cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis e respectivos pensionistas – de que trata a Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002 – que são do Poder Executivo Federal e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social. Para fazer a Prova de Vida Digital, porém, o beneficiário precisa ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A comprovação digital é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo SouGov.br.

Outra novidade é que todos os beneficiários – independentemente de ter ou não biometria – podem acompanhar a situação da prova de vida por meio do aplicativo, e também obter o comprovante e receber notificações para lembrar do prazo para fazer a comprovação.


+ Empréstimo consignado. Irregularidades multiplicadas e abusos.

Só em janeiro de 2021, foram autuados e punidos 71 correspondentes, sendo 37 advertidos e 20 suspensos. O número representa o dobro do registrado em dezembro. No período, mais de 1,2 milhão de pessoas solicitaram o bloqueio telefônico deles por meio da plataforma “Não me Perturbe” para não receber ofertas ostensivas de crédito consignado, segundo dados consolidados pela Febraban.

Até o dia primeiro de abril, o país tinha 444.750 correspondentes bancários, segundo registros do BC. Mas o mesmo correspondente pode ser contratado por uma instituição financeira mais de uma vez – quando opera uma sede e uma filial, por exemplo. Assim, esse número pode contar mais de uma vez o mesmo correspondente. (MATÉRIA COMPLETA AQUI)


+ Até o momento, cerca de 35 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas com IFA importado, já foram entregues pela Fiocruz para distribuição a todos os estados e ao Distrito Federal, diz o Ministério da Saúde.


+ Cuidado! Circula no WhatsApp um link malicioso que promete dar, entre outros prêmios, celulares a usuários que responderem a um questionário como presente de aniversário pelos "30 anos da Amazon". Informação da CNN.


+ Casa Branca anunciou que enviará 20 milhões de doses adicionais de imunizantes a outras nações, além do estoque de 60 milhões de doses do produto da AstraZeneca.


+ Brasil tem um dos maiores gastos com remuneração de servidores no mundo, segundo dados reunidos pelo Tesouro Nacional. De uma relação de 74 países, Brasil tem a 7ª maior despesa: 12,9% do PIB.


+ O Brasil formalizou participação no projeto multilateral de lançamento de um cabo submarino de fibra óptica que vai aumentar a eficiência da conexão de internet na América do Sul, Oceania e Ásia. O Humboldt é composto por um sistema de 8 fibras ópticas com capacidade inicial de transmissão de dados de até 400 Gbps e vai conectar Valparaíso (Chile) a Sydney (Austrália), passando por Auckland (Nova Zelândia), totalizando 14.810 km de extensão.


+ O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo prestará depoimento à CPI da Pandemia nesta terça-feira (18), às 9h. Senadores querem explicações sobre a condução da diplomacia brasileira durante a crise sanitária provocada pela covid-19.


+ CPI da Pandemia, por sua maioria, fazendo das tripas coração para evitar enquadrar prefeitos e governadores. Esses, por sua vez, rebolam mais do que dançarina da dança-do-ventre para escapar de serem convocados e darem explicações sobre os tantos recebimentos e as aplicações do dinheiro. Aliás, dinheirama – alguns bilhões. Se os senadores concordarem com isso serão cúmplices e tornarão inútil qualquer tipo de finalidade da CPI.


+ A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar 3/2019, que prevê a inclusão da educação domiciliar no sistema de ensino. A reunião virtual ocorre nesta terça-feira (18), às 17h30, e terá transmissão pelos canais digitais do Parlamento catarinense.


+ O Núcleo de Empresários de Camboriú, da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), promove entre os dias 24 e 28 de maio, evento online de conteúdo empresarial. O Empreende Camboriú tem o intuito de fortalecer os negócios locais e contará com palestras, lives, encontro de negócios e workshops gratuitos. Os empresários interessados em participar do evento podem se inscrever em mais de uma atividade através do link: https://cutt.ly/ebBLKrz. Mais informações pelo whatsapp: (47) 99931-0203.


CORONAVÍRUS EM SC

Santa Catarina já registrou 929.621 casos confirmados de Covid-19. Desses, 896.533 são considerados recuperados e 18.623 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 17. Desde o início da pandemia, 14.465 óbitos foram causados pelo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,56%.

Esses números representam uma redução de 1.251 no número de casos ativos e há 31 óbitos a mais em comparação com o dia anterior. Aos casos confirmados se somaram 1.461, enquanto a estimativa de recuperados subiu 2.681.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Balneário Camboriú começa a vacinar contra Covid-19 pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais e profissionais da saúde com 35 anos ou mais nesta terça-feira (18). A imunização ocorrerá, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira. Nas demais UBS das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Podem se vacinar as pessoas com 50 anos ou mais que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e pessoas com deficiência, sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com a Classificação Internacional de Doenças (CID), válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Para se vacinar, os profissionais da saúde com 35 anos ou mais precisam apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e comprovante de vínculo empregatício.

Gestantes e puérperas

A vacinação de gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade acima de 18 e que tenham comorbidades, continua em Balneário Camboriú, com a aplicação da vacina CoronaVac, somente na UBS Central. Para se vacinar, este grupo precisa apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, atestado médico original e cópia assinado comprovando a comorbidade e carteira de gestante.

Faixas de risco acima de 18 anos

Pessoas com síndrome de Down, transplantados, pacientes portadores de fibrose cística e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) continuam a ser vacinadas. Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim. É necessário apresentar atestado médico original e cópia comprovando a comorbidade, além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Idosos

Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação.

As pessoas com comorbidades acamadas devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049. Este número também está disponível para tirar dúvidas.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Nesta segunda-feira, dia 17, até às 17h, o município oficializa 46 novos casos positivos Covid-19. Dos 9.413 pacientes positivos, 9.075 já receberam alta e 142 faleceram e 196 encontram-se em tratamento. Destes, 188 estão em isolamento domiciliar. Internados em leitos UTI – 5 Internados em leitos de Enfermaria – 8 Internados HCC – 5 pacientes (1 de Camboriú - 3 de Porto Belo – 3 de Bombinhas – 1 de Balneário Camboriú) As pessoas que apresentarem sintomas leves e necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


MENSAGEM DO DIA

Amanhã pode ser muito tarde

Era uma vez, um garoto que nasceu com uma doença que não tinha cura. Tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa de seus pais, sob o cuidado constante de sua mãe. Um dia decidiu sair sozinho e, com a permissão da mãe, caminhou pela sua quadra, olhando as vitrines e as pessoas que passavam.

Ao passar por uma loja de discos, notou a presença de uma garota, mais ou menos da sua idade, que parecia ser feita de ternura e beleza.

Foi amor a primeira vista. Abriu a porta e entrou, sem olhar para mais nada que não a sua amada. Aproximando-se timidamente, chegou ao balcão onde ela estava. Quando o viu, ela deu-lhe um sorriso e perguntou se podia ajudá-lo em alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele já havia visto, e a emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um CD. Pegou o primeiro que encontrou, sem nem olhar de quem era, e disse:

"Esse aqui".

"Quer que embrulhe para presente" - perguntou a garota sorrindo ainda mais.

E ele só mexeu com a cabeça para dizer que sim. Ela saiu do balcão e voltou, pouco depois, com o CD muito bem embalado. Ele pegou o pacote e saiu louco de vontade de ficar por ali, admirando aquela figura divina. Daquele dia em diante, todas as tardes voltava à loja de discos e comprava um CD qualquer.

Todas as vezes a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais bem feito, que ele guardava no closet, sem nem abrir. Ele estava apaixonado, mas tinha medo da reação dela, e assim, por mais que ela sempre o recebesse com um sorriso doce, não tinha coragem para convidá-la para sair e conversar. Comentou sobre isso com sua mãe e ela o incentivou muito, a chamá-la para sair. Um dia, ele se encheu de coragem e foi para a loja.

Como todos os dias, comprou outro CD e, como sempre, ela foi embrulhá-lo. Quando ela não estava vendo, escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja correndo. No dia seguinte, o telefone tocou e a mãe do jovem atendeu. Era a garota perguntando por ele. A mãe, desconsolada, nem perguntou quem era, começou a chorar e disse:

"Então, você não sabe? Faleceu essa manhã”.

Mais tarde, a mãe entrou no quarto do filho para olhar suas roupas e ficou surpresa com a quantidade de CDs, todos embrulhados. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Ao fazê-lo, viu cair um pequeno pedaço de papel, onde estava escrito: "Você é muito simpático, não quer me convidar para sair? Eu adoraria!".

Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também caiu um papel que dizia o mesmo, e assim todos quantos ela abriu traziam uma mensagem de carinho e a esperança de conhecer aquele rapaz.

Assim é a vida: não espere demais para dizer a alguém especial aquilo que você sente.

Essa mensagem foi escrita para fazer as pessoas refletirem e assim, pouco a pouco, ir mudando o mundo.

Esta mensagem é para dizer que você é muito especial. Então, faça o mesmo que eu, e manda esta mensagem AGORA, de imediato, não daqui a pouco, para as pessoas de quem goste e estime! Aproveita e fale, escreva, telefone, diga o que ainda não foi dito. Não deixe para amanhã. Pode ser tarde demais...


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Imperador Napoleão

Em ascensão na carreira militar, Napoleão Bonaparte tem, na Itália, uma de suas primeiras vitórias imortais, na Batalha de Marengo. Após uma série de campanhas, Napoleão é proclamado Imperador pelo Senado francês no dia 18 de maio de 1804. Ele controlou pessoalmente o exército com mão de ferro.


1804 - O Senado francês proclama Imperador o general Bonaparte, com o nome de Napoleão I.

1848 - A Companhia de Jesus é dissolvida e seus integrantes são expulsos do território argentino.

1868 - Nasce Nicolás Romanov, último czar da Rússia.

1872 - Nasce Bertrand Russell, matemático e filósofo inglês.

1878 - O governo colombiano concede à companhia francesa de Lesseps os direitos para a construção do Canal de Panamá.

1893 - Nasce Augusto César Sandino, guerrilheiro nicaragüense.

1930 - O dirigível Zeppelin inicia um vôo em que cruzaria duas vezes o Atlântico, percorrendo 27 mil quilômetros.

1956 - Um juiz argentino decreta a prisão do ex-presidente Juan Domingo Perón, acusando-o de traição.

1973 - Salvador Allende anuncia a expropriação de todas as empresas estrangeiras do Chile.

1990 - Os ministros das Finanças da República Federal Alemã e da República Democrática Alemã, Theo Waigel e Walter Rombers, firmam em Bonn o tratado de união monetária, econômica e social entre os dois países.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia dos Vidreiros

Dia Internacional dos Museus

Dia Nacional do Petroquímico

Dia das Raças Indígenas da América

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (UNICEF)

Dia da Boa Vontade


SANTOS DO DIA




São João I, Papa e Mártir

Natural da região da Toscana, João I, Papa de 523 a 526, teve que combater a heresia do Arianismo. Para reatar as relações, o rei ariano dos Godos, Teodorico, o enviou a Constantinopla, mas, no seu retorno, o mandou prender em Ravenna, onde morreu. São João I é considerado mártir pela Igreja Latina.


São Félix de Cantalício, religioso e capuchinho

São Félix Porro nasceu em Cantalice (Rieti), certamente em 1515. Tornando-se Capuchinho, foi um frade pesquisador e místico, e esmoleiro em Roma, por 40 anos, até à sua morte. Félix, amigo de Felipe Neri e Sisto V, teve uma intensa vida de oração e caridade. Foi canonizado por Clemente XI, em 1712.

LogomarcaMin2cm.jpg
3420-05-WEBBANNER-PORTAL-ADERBAL-MACHADO