top of page

COLUNA DE SEXTA: a praia alargada é ótimo, mas a ocupação do espaço preocupa desde já e no futuro

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



As obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú começaram pra valer, após mais de 30 anos de palavrórios. Esta é uma verdade. O prefeito Fabrício peitou, legitimou finalmente os andamentos e os licenciamentos necessários e está aí pra quem quiser ver. Coisa efetiva.

Há contras e há os a favor. Normal nas ações administrativas, grandes ou pequenas. Sempre haverá críticos e defensores. Nem poderia ser diferente.

Algumas observações podem e devem ser feitas. E as faço "acá".

Tudo bem que a cidade carece de espaços de lazer e convivência e a faixa de areia é o mais nobre deles, até aqui reduzida pela ocupação indevida e até predatória. Mas, cá pra nós: em nenhuma pesquisa de satisfação (ou insatisfação) turística, desde sempre, se leu, viu ou ouviu reclamações da pouca faixa de areia. Como nunca se ouviu reclamações ou senões sobre sombra na praia, sobre aglomerações, sobre congestionamentos, sobre filas pra tudo. Tanto é verdade que em todos os anos, os turistas retornam com igual ou maior força, inobstante isso tudo.

O principal motivo do alargamento são abrir oportunidades para a prática de esportes ou, simplesmente, ficar ali, socializando nas temporadas ou mesmo fora delas

Mais pistas de exercícios, mais praças de esporte praiano, mais lugares para a circulação de pessoas com segurança e amplitude, melhores serviços.

O que pega é a dúvida do futuro na ocupação deste espaço nobre otimizado. O projeto, mostrado e dito como está, é esplêndido. Se for cumprido à risca, melhor ainda. Mas será assim pra sempre? Hoje, a ocupação da orla com o volume insuportável de quiosques e tendas de churros e milhos, enfeia e deturpa a visão turística. Esses serviços são necessários, é também verdade. Podem, todavia, serem prestados de forma a não violentar o espaço. Pode ser em menor quantidade. Tem quem viva disso o ano inteiro? Que sejam priorizados, pois. Tem, igualmente, quem só utiliza as estruturas - e é uma maioria esmagadora - só nas temporadas. No resto do ano fica tudo ali, abandonado e deteriorando. Até sem limpeza, no mais das vezes. Pois que se mantenha estruturas fixas para quem viva disso e provisórias - ou escamoteáveis - para quem só as use nas temporadas. Tipo ergue e depois tira.

Resumindo: feito o alargamento, ótimo. Manter o projeto originalmente comprometido, ótimo. Quem, porém, garante que será assim sempre?

Há precedentes para o medo de que poderá se romper essa regra urbanística: Barra Sul, os prédios de altura incontrolável na orla (o primeiro Plano Diretor não previa isso, mas foi mudado no meio do caminho, assim como a ocupação da Barra Sul) e os quiosques e tendas de churros consignados sem o estribo de leis ou até de sensatez por muito tempo. Foram distribuídos, lá atrás, à bangu, como se poderia dizer na gíria antiga. Depois virou padrão fixo. Imutável, até. Mais ou menos como a ocupação dos passeios públicos, que viraram propriedade privada. E, de repente, se tornam irretornáveis.

Este medo é reforçado pela incapacidade fiscalizatória do poder público, que sequer consegue impedir o comércio dos espaços na areia, com a reserva de cadeiras e sombras dos que as alugam - colocados ali no começo do dia para locação privada. É ou não é?

Vamos confiar que será melhor. Sim, vamos. A esperança é a última que morre. Essa é a tendência e a esperança. Mas o medo de que não seja assim no futuro por mudanças oportunísticas (que dependem só de canetadas do Executivo e da Câmara, nem sempre com interesses confessáveis) continua vivo.


TOME NOTA


+ VAGAS DE EMPREGO - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

  • Servente

  • Servente-Egresso

  • Assistente Financeiro

  • Pedreiro

  • Carpinteiro

  • Meio Oficial de Carpinteiro

  • Auxiliar de Engenharia

  • Auxiliar Serviços Gerais

  • Comprador

TERÇA-FEIRA - 14h às 17h

QUARTA-FEIRA - 08h às 11:30h

Rua Angelina, 555 – Bairro dos Municípios - Fone 3367-6535 - Com Carteira de Trabalho.


+ Nesta sexta-feira (14), a partir das 10h, a Polícia Civil de Santa Catarina concederá entrevista coletiva em Chapecó sobre a conclusão do inquérito policial que investigou os crimes ocorridos em uma creche em Saudades, no Oeste catarinense. A entrevista ocorrerá na Delegacia Regional de Polícia em Chapecó e será transmitida pelo canal da Polícia Civil de SC no YouTube (pcscoficial).

+ O Inspetor André Saul do Nascimento, 44 anos, foi designado para ser o novo Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina. A portaria foi publicada nesta quinta, 13, no Diário Oficial da União.




+ PRF abordou homem em fuga na BR-101, em Biguaçu. Vistoria no interior do veículo encontrou a quantia de R$ 58.700,00 em espécie. O condutor alegou ter recebido de um sócio, mas a vítima relatou ter sido furtada por ele. Além disso, tinha mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia.


+ O ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten deve ser reconvocado para a CPI da Pandemia, para eventual acareação com jornalista que o entrevistou e conferir declarações em que possa ter havido afirmações contrárias ao que disse no seu primeiro depoimento. Seriam “inverdades, imprecisões e relatos falsos”. No depoimento à CPI da Pandemia, o ex-secretário de Comunicação da presidência negou que tenha acusado diretamente o ex-ministro Eduardo Pazuello de “incompetência”. Disse ainda que parte do material publicado pela Veja é fruto “de interpretação do jornalista”.


+ O Renan Canalheiros começou a falar, sobre as críticas e ataques à sua pessoa, em “pregação de ódio”. É igual sempre. Falhou a narrativa, é “pregação de ódio”.

+ Os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara conversaram com representantes do governo, de bancos, correspondentes bancários e consumidores sobre como adotar medidas para evitar problemas na contratação de empréstimos consignados.

Com o aumento da margem para créditos consignados desde outubro do ano passado, também cresceu o número de fraudes, especialmente com aposentados e pensionistas. Em alguns casos, os consumidores podem receber empréstimos sem ter solicitado, ou então passam a ter descontos na sua aposentadoria sem nem ver a cor do dinheiro. O banco com mais reclamações desse tipo é o Pan, segundo o site do Senado.


+ A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina lançou na manhã desta quinta-feira (13) o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta - desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ªRegião (TRF-4) - passará a ser utilizada, a partir do dia 2 de junho, para realizar a tramitação de processos administrativos internos de forma digital, assegurando economia de recursos e aprimorando a eficiência do Parlamento catarinense.

O sistema funciona também nas Assembleias de Minas Gerais, Paraná e Alagoas.


+ A vereadora Juliana Pavan é a nova presidente da Executiva Municipal Provisória do PSDB de Balneário Camboriú. A composição: presidente de honra: Leonel Pavan; presidente da executiva: Juliana Pavan Von Borstel; tesoureira: Aline Prado; vice presidente: Rosa Marton;

Secretaria: Kelly Martins; coordenação municipal: Auri Pavoni, Marco Pessoa e Fabiano Batista da Silva.


+ Mais 628.290 doses da vacina covid-19 da Pfizer chegaram ao Brasil na noite de quarta-feira (12). A remessa, que veio da sede do laboratório na Bélgica, desembarcou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Esse é o terceiro lote do contrato com a farmacêutica, que prevê 100 milhões de doses entregues até setembro de 2021. O Ministério da Saúde já distribuiu, até o momento, 1,6 milhão de doses do imunizante, ampliando ainda mais a campanha de vacinação em todo o país.


+ Corretores de Imóveis de SC estão sendo alertados pelo CRECI para o recadastramento obrigatório dos profissionais. O último prazo vai até o dia 31 de maio. É a condição para os corretores manterem a regularidade profissional e exercerem suas atividades sem embaraços. Tudo pode ser feito online, via aplicativo ou no endereço: https://app.conselho.net.br.


+ Até o momento, a pandemia do novo coronavírus deixou 160.505.176 contaminados e 3.333.076 mortos no mundo. No Brasil são 15.359.397 contaminados e 428.034 mortos. Os dados são da Universidade John Hopkins. O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,36 bilhão. No Brasil são 55.516.911 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).


+ Desde que a vacinação contra a Covid começou no Brasil, relatos de pessoas que foram imunizadas e ainda assim contraíram a infecção começaram a surgir. Mas por que isso acontece? A resposta está no fato de que a proteção completa com os fármacos usados no país depende de duas inoculações. Além disso, é preciso esperar o intervalo correto entre um e outro. Nesse meio tempo, a pessoa está "em processo de imunização" e não totalmente imunizada. Vale lembrar que até mesmo após a segunda dose ainda é possível se contaminar, uma vez que o sistema imunológico demora ao menos quinze dias para produzir a defesa necessária. Além disso, nenhuma vacina possui 100% de eficácia.

+ Proprietário de loteamento irregular, para não ser processado, aceitou recomendação do Ministério Público e instalou um outdoor de alerta em frente à sua propriedade, dirigida a clientes eventuais. Bom castigo alternativo.



+ Em decisão unânime, o STF validou a lei do Paraná que proíbe a oferta e a celebração de contrato de empréstimo bancário com aposentados e pensionistas por ligação telefônica. Segundo a relatora, ministra Cármen Lúcia, a finalidade da norma é reforçar a proteção a esse grupo de consumidores.


+ Registro do senador catarinense Jorginho Mello, integrante da CPI da Pandemia: “No seu depoimento nesta quinta (13) na CPI da Pandemia, o executivo da Pfizer, Carlos Murillo, foi categórico ao afirmar que o governo brasileiro comprou as vacinas assim que a Anvisa deu a autorização, ou seja, quando a vacina já era algo consolidado e não apenas um projeto de vacina. Foi um dia tenso e nervoso, o senador Renan e cia viram suas narrativas e pré-julgamentos serem derrubados”.


CORONAVÍRUS EM SC

Há, em Santa Catarina, 921.340 casos confirmados de Covid-19, sendo que 886.820 estão recuperados e 20.226 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quinta-feira, 13. O coronavírus causou 14.294 óbitos no estado até agora. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,55%.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 93,9%. Isso significa que, dos 1.535 leitos existentes no estado para adultos, 1.442 estão ocupados, sendo 955 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta quinta-feira (13), Balneário Camboriú registrou 21 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.324 casos, sendo que 19.810 pessoas (97,4%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 186 pacientes, sendo 141 tratamentos em domicílio e 45 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 328 o número de óbitos registrados em Balneário Camboriú.

- Óbito: * Homem de 68 anos, sem comorbidade, no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19, no dia 13/05/2021.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 29 pacientes (dez de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, três de Itapema, três de Bombinhas, quatro de Itajaí, dois de Navegantes, dois de Joinville, um de Campo Alegre, um de Penha e um de Florianópolis)

Taxa de ocupação da UTI: 96%*

*Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 16 pacientes (nove de Balneário Camboriú, um de Camboriú, dois de Itajaí, dois de Bombinhas, um de Porto Belo e um de outro estado).


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Nesta quinta-feira, 13, o município oficializou mais um óbito. Trata-se de uma feminina, 62 anos de idade, moradora do bairro Tabuleiro, internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso e possuía registro de comorbidade. Até às 17h, o município oficializou 9 novos casos positivos de Covid-19.

Dos 9.321 pacientes positivos, 9.033 já receberam alta e 142 pacientes vieram a óbito. No momento 146 pacientes encontram-se em tratamento, 137 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 5

Internados em leitos de Enfermaria – 4

Internados HCC – 5 pacientes (1 de Camboriú – 1 de Bombinhas – 1 de Penha – 2 de Porto Belo)


DESTAQUE


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, visita Santa Catarina nesta sexta-feira (14) para inaugurar as passarelas interligando as praias de Bombas, do Ribeiro e do Centro, além da obra de pavimentação de acesso à Praia de Bombinhas, em Bombinhas. O ministro fará também visitas técnicas a obras em andamento no estado com recursos do Ministério do Turismo. Ao todo são 95 obras, com mais de R$ 110 milhões de investimentos federais nos últimos dois anos visando à melhoria da infraestrutura turística. O ministro fará, ainda, a entrega simbólica de quatro cheques para instituições financeiras que oferecem a linha de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O ministro atenderá a imprensa após a cerimônia realizada no Centro de Convenções de Balneário Camboriú


VISITA TÉCNICA DO MINISTRO DO TURISMO A SANTA CATARINA

Dia: 14 de maio de 2021

Horário: 10h30

Local: Centro de Convenções de Balneário Camboriú

O ministro atenderá a imprensa após a cerimônia.

Assessor no Local: Rafael Brais (61) 9 8116-7440


MENSAGEM DO DIA

Você é o que semeou


Certa vez contei uma mentira a um homem. Ele respondeu-me dizendo isto:

- Todas as decisões que devo tomar serão baseadas nas suas palavras.


Desde então, eu só disse a verdade.


Certa vez reclamei de um presente que recebi, porque não era o que eu queria. Aquela que me presenteou percebeu o desapontamento em meus olhos e disse-me isto:

- Escolhi o presente mais valioso que poderia encontrar, porque achei que você deveria ter um deste.


Desde então, fico muito alegre com cada presente que recebo.


Certa vez um homem contou-me um segredo, o qual eu sussurrei baixinho no ouvido de outro amigo. O homem disse-me isto, depois de ouvir seu segredo repetido:

- A razão pela qual lhe contei o segredo foi porque confiei em você, não em seu amigo.


Desde então, não confio assim tão facilmente.


Certa vez dei um presente a uma amiga e ela chorou. Desculpei-me por ser um presente tão pequeno, mas era o que eu tinha encontrado. E ela me respondeu:

- Não há nada de errado com o presente, estou emocionada porque você lembrou de mim.


Desde então, eu dou presentes frequentemente.


Estava tentando apenas ser eu mesmo, passando despercebido sem chamar atenção. E me foi dito isto:

- O fato de você não se adequar faz com que você fique fora de tudo.


Desde então, eu penso sobre isto.


...VOCÊ é um agente muito importante na existência, não vivemos aqui sozinhos. Cada movimento que faz cria uma onda no oceano do outro. Cada vez que você respira afeta todo o ar a volta de quem você está.


Cada palavra que você expressa bate no ouvido de alguém.


Aquilo que você toca é sentido por outra pessoa. Aquilo que você faz, certamente afetará alguém. O que não faz ou deixa de fazer, também afetará pessoas. Nós nunca sabemos a distância realmente alcançada por algo que falamos ou fazemos até que nos retorne...


Todas as coisas na vida formam um círculo e estamos no meio dele, quer o vejamos ou não...


E tudo que devemos fazer é criar agradáveis ondas, aquelas que envolvem calorosamente tudo em torno de você, e que voltam suaves, fazendo por sua vez que você crie, cada vez mais, ondas agradáveis.


Aquilo que o homem semear, com certeza também colherá.


DESTAQUE

O governador Carlos Moisés regulamentou por decreto a atuação dos integrantes do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP). A medida traz normas sobre o aproveitamento de militares estaduais da reserva, contemplando aposentados da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa.

A lei (LC nº 380, de 2007) que trata do CTISP foi alterada no final do ano passado, ampliando o tempo e as possibilidades de atuação para os inativos da Segurança Pública. Agora, os servidores poderão prestar serviços de natureza administrativa e operacional em outros órgãos - não só o de origem - e entidades da Administração Pública, inclusive nos demais Poderes do Estado e dos municípios.

Os profissionais aptos para o CTISP serão designados para a realização de tarefas por prazo determinado, e as atividades serão desempenhadas nos locais indicados pelo órgão beneficiado com a prestação do serviço. O limite no número de inativos designados é de 15% do efetivo máximo previsto em cada instituição.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Pacto de Varsóvia

No dia 14 de maio de 1955, foi criado o Pacto de Varsóvia por oito países do Leste Europeu: Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, URSS e República Democrática Alemã. O Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua é semelhante ao do Oeste Europeu, que criou a OTAN.




1610 - O rei Enrique IV da França é assassinado em Paris.

1643 - Morre Luis XIII, rei da França. Luis XIV é o sucessor.

1796 - O médico Edward Jenner testou com sucesso a primeira vacina contra a varíola em um garoto de 8 anos.

1897 - O físico e inventor italiano Guglielmo Marconi faz a primeira transmissão de rádio da história.

1948 - A Organização das Nações Unidas anunciou a formação do Estado de Israel. O novo Estado independente foi atacado pelos países árabes vizinhos e teve início a Guerra árabe-israelense.

1952 - O Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, realizou seu primeiro show oficial.

1955 - O Pacto de Varsóvia é criado por oito países do Leste Europeu (Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, URSS e República Democrática Alemã), assim como o Oeste Europeu criou a OTAN.

1973 - Foi lançada a Skylab, a primeira estação espacial americana.

1987 - A atriz americana Rita Hayworth, protagonista do filme “Gilda”, de 1946, morreu aos 68 anos, vítima do mal de Alzheimer.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia Continental do Seguro

Dia do Segurador


SANTO DO DIA




S. MATIAS, APÓSTOLO

Sabe-se muito pouco sobre a vida de São Matias. O dado mais relevante emerge dos Atos dos Apóstolos, onde se lê que Matias foi escolhido, por sorteio, como sucessor de Judas Iscariotes no grupo dos Doze. Há algumas notícias sobre o seu martírio, mas falta evidência histórica.

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page