COLUNA DE SEGUNDA: produtos piratas apreendidos no Porto de Itapoá se destinavam a camelódromos

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



A Receita Federal apreendeu 45 containers oriundos da China que ingressaram no País pelo Porto de Itapoá e que tinham como destino final o abastecimento do comércio informal no estado de São Paulo. A carga continha mais de 11 milhões de itens comumente encontrados em camelódromos, com destaque para produtos eletrônicos e itens de vestuário, muitos falsificados.


É a maior apreensão registrada pela Receita Federal na região Sul, e a quinta maior da história do órgão.


Os servidores da Receita Federal responsáveis pela análise das declarações de importação constataram que o importador era na verdade uma empresa criada especialmente para tentar burlar a fiscalização, com movimentação financeira totalmente incompatível com o valor das cargas que buscava trazer. Os representantes legais da empresa eram pessoas de baixa renda, que foram aliciadas para figurar no quadro societário para não revelar os verdadeiros responsáveis pelo esquema criminoso.


O delegado da Alfândega da Receita Federal em Curitiba, onde está sediada a equipe responsável pela seleção das cargas no Paraná e em Santa Catarina, explica que o estratagema é comum nestas situações. “Muitas vezes o próprio recurso utilizado na importação vem de outras atividades criminosas, e as vendas no comércio são um jeito de esquentar o dinheiro para os verdadeiros líderes do esquema. A ideia difundida de que quem atua no comércio popular geralmente são pessoas que buscam empreender para garantir seu sustento muitas vezes não corresponde à verdade. Embora isso possa ser verdadeiro para os vendedores, em geral os proprietários das lojas pertencem a grupos com muitos recursos e que se valem de métodos ilegais para sonegar impostos, prejudicando os fabricantes e comerciantes brasileiros que buscam agir na legalidade”, explicou o auditor-fiscal Rafael Rodrigues Dolzan.


Como normalmente os países buscam estimular suas exportações com benefícios fiscais, a sonegação dos impostos de importação impede que as condições normais de concorrência sejam restabelecidas. Além da concorrência desleal, produtos importados ilegalmente prejudicam a indústria nacional e impedem a geração de empregos locais, uma vez que toda a cadeia de fabricação de um produto, que envolve muitas vezes um número considerável de fornecedores, é realizada no exterior, gerando empregos em outros países.


Muitos dos produtos introduzidos ilegalmente pela empresa inidônea eram falsificações, imitando embalagens de marcas famosas. Em alguns casos, as embalagens já vinham com o espaço demarcado para a aplicação da logomarca falsificada, que seria realizada no momento de vender o produto para o consumidor final.


Apreensões crescem em 2021


As apreensões da Receita Federal no Porto de Itapoá e São Francisco do Sul aumentaram significativamente neste ano. Com esta apreensão, o montante já chega a aproximadamente R$ 120 milhões, mais de quatro vezes o valor registrado durante todo o ano de 2020.


O delegado da Alfândega de São Francisco do Sul, Edwilson Pascoal da Mota, explica que o aumento se deve a uma especialização do trabalho das equipes, possível com mudanças administrativas e avanços tecnológicos.

Os produtos apreendidos poderão ser leiloados, doados a entidades beneficentes ou órgãos públicos ou, no caso de produtos proibidos de circular no mercado brasileiro, serem destruídos.


TOME NOTA


+ O Boletim Observatório Covid-19, divulgado pela Fiocruz, mostra que, pela primeira vez no Brasil, a média de idade dos internados em UTI ficou abaixo de 60 anos, confirmando o rejuvenescimento da pandemia no país. Outro dado preocupante apontado pelo boletim foi o fato de as notificações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) terem aumentado, o que pode indicar para uma nova onda de casos de Covid-19.


+ Prefeito Clésio Salvaro (PSDB), de Criciúma, renegou enfaticamente qualquer acordo com o PT, como propõe FHC, após encontro com Lula. “PT nunca mais”, disse Salvaro. Completando: “Não conte comigo”. No rastro dele vêm outros, com certeza.


+ “Os gráficos mostram que o número de contágios aumentou em Santa Catarina e permanecem altos. Nós tivemos épocas em que o número de casos ativos era de 6 mil, hoje temos aproximadamente 20 mil casos ativos (21.115, conforme o último boletim). Isso é um sinal ruim”, destacou o governador Carlos Moisés, em visita ao sul do Estado.


+ Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 167.219.723 contaminados e 3.464.799 mortos no mundo. No Brasil são 16.083.258 contaminados e 449.068 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.


+ Em Criciúma, um traficante foi apreendido com drogas pela quarta vez. Estava solto e deve continuar solto. Em Florianópolis, marginal flagrado pela PM com AR-15 tempos atrás foi preso pela quinta vez. Continua solto e certamente continuará assim. O Brasil é o paraíso dos bandidos. Onde as leis não funcionam contra quem pratica o mal, mas é dura contra pessoas de bem, proibidas de quase tudo e, não raro, cerceadas até com violência. Vide protocolos da pandemia, a nova fronteira do autoritarismo nacional.

+ Desde 2016, Laguna é legalmente reconhecida como a “Capital Nacional dos Botos Pescadores”. A lei foi criada com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região de Laguna. O dia celebrado é 25 de maio.


+ O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,65 bilhão. No Brasil são 62.544.957 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).


+ Mulheres denunciam situações de assédio moral e sexual no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Embora pudessem desfrutar de um grau de segurança maior do que em muitos outros ambientes, onde o temor de demissão acaba por silenciar as mulheres, as servidoras não encontraram respaldo no TRF4. As denúncias, feitas em 2019, foram arquivadas pelo tribunal, sem que nenhuma das partes fosse ouvida. Publicado pelo site Sul21.


+ O que de mais grave estão conseguindo no sentido de envolver Bolsonaro na CPI da Pandemia é o fato de ele causar aglomeração por onde passa e não usar máscara. Mas querem a todo custo evitar investigação e convocação de governadores e prefeitos para saber da roubalheira que muitos deles promoveram ou permitiram. Por que aí é que o bicho pega de verdade. E a maioria da CPI, impregnada de oposicionistas, tem o objetivo único de atingir Bolsonaro.


+ O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 3 milhões de testes rápidos para identificar casos da variante indiana do coronavírus. Um estudo realizado no Reino Unido revelou que as vacinas da Pfizer e Oxford, usadas no Brasil, são eficientes contra a mutação identificada na Índia após a segunda dose.


+ A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou os números finais da Operação Parador 27. A ação, idealizada pelo governo federal, foi realizada a partir das 21h de sexta-feira, 21, terminando às 3h deste sábado, 22. Ao todo, 651 policiais foram empenhados. Além disso, 284 viaturas foram utilizadas na operação. Como resultado, duzentos e quarenta e sete estabelecimentos (bares, casas noturnas, postos, etc) foram fiscalizados tanto em rodovias federais, quanto estaduais. Em área urbana, 319 locais foram averiguados. A Operação Parador 27 teve por objetivo combater à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais e estaduais de todo o Brasil.


+ Diante das mais de 60 milhões de doses de vacinas (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) aplicadas no país, pouco mais de 2,8 mil notificações de efeitos adversos foram feitas na Anvisa, até 11 de maio. Trata-se de uma ocorrência de 0,007%, se considerada a totalidade de imunizantes administrados no Brasil. As queixas mais comuns são as seguintes: dor de cabeça, (1.122 registros), estado febril (852), dor muscular (426), calafrios (322) e fadiga (322). Outras reações citadas são dor no local da vacinação, náusea e diarreia. A Anvisa esclarece que os casos de eventos adversos que lista em seu portal correspondem a suspeitas.


CORONAVÍRUS EM SC

Há 947.810 pacientes com teste positivo para Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 910.963 se recuperaram e 22.025 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 23. Desde o início da pandemia, 14.822 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,56%.

Houve mais 33 óbitos registrados na comparação com o boletim anterior. A quantidade de casos confirmados cresceu 1.353 e outras 1.974 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. São 654 casos ativos a menos.

Atualmente, há 1.522 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.458 estão ocupados, sendo 962 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 95,8%.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Neste domingo (23), Balneário Camboriú registrou 20 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.661 casos, sendo que 20.014 pessoas (96,9%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 312 pacientes, sendo 274 tratamentos em domicílio e 38 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 335 o número de óbitos por Covid-19 em Balneário Camboriú.


- Óbitos:


* Mulher de 48 anos, com comorbidades, no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Corona Vírus, no dia 23/05/2021.


INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID


UTI COVID: 29 pacientes (oito de Balneário Camboriú, três de Camboriú, dois de Itapema, cinco de Bombinhas, seis de Itajaí, dois de Joinville, um de Penha e dois de Porto Belo).

Taxa de ocupação da UTI: 96,6%*

*Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 16 pacientes (onze de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, um de Itajaí, e dois de Navegantes)

PEDIATRIA: 00


Vacina nesta segunda, 24

Hoje (24), a vacinação contra Covid-19 em Balneário Camboriú ocorrerá, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira. Nas demais UBS ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Podem se vacinar pessoas de 45 anos ou mais em pessoas que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; e Pessoas com deficiência sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A vacina também será aplicada em pessoas acima de 18 anos com síndrome de Down, transplantados, portadores de fibrose cística e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim. Gestantes e puérperas com comorbidades, com idade acima de 18, devem se imunizar na UBS Central, para receber a vacina da CoronaVac ou Pfizer, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 30 anos, nos mesmos locais e horários. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Neste domingo, dia 23, até às 17h, o município oficializa 13 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.498 pacientes positivos, 9.142 já receberam alta e 142 pacientes vieram a óbito. No momento 214 pacientes encontram-se em tratamento, destes 205 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6 Internados em leitos de Enfermaria – 3 Internados HCC – 3 pacientes (1 de Porto Belo – 2 de Bombinhas) As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098.


MENSAGEM DO DIA

A Visita de Jesus


Era uma noite iluminada...

Um anjo apareceu a uma família muito rica e falou para a dona da casa:

- Estou te trazendo uma boa notícia: esta noite o Senhor Jesus virá visitar a tua casa!


Aquela senhora ficou entusiasmada. Jamais acreditara ser possível que esse milagre acontecesse em sua casa. Tratou de preparar uma excelente ceia para receber a Jesus. Encomendou frangos, assados, conservas, saladas e vinhos importados. De repente, tocou a campainha.


Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspecto de quem já sofrera muito.

- Senhora - disse a pobre mulher - será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar.

- Ora bolas - retrucou a dona da casa -, isso são horas de vir me incomodar? Volte outro dia. Agora estou muito atarefada com uma ceia para uma visita muito importante. A pobre mulher se foi.


Pouco mais tarde, um homem, sujo de graxa, veio bater-lhe à porta.

- Senhora, o meu caminhão quebrou bem aqui na esquina. Não teria a senhora, por acaso, um telefone para que eu pudesse me comunicar com um mecânico?


A senhora, como estava ocupadíssima em limpar as pratas, lavar os cristais e os pratos de porcelana, ficou muito irritada:

- Você pensa que minha casa é o que? Vá procurar um telefone público. Onde já se viu incomodar as pessoas dessa maneira? Por favor, cuide para não sujar a entrada da minha casa com esses pés imundos!


E a anfitriã continuou a preparar a ceia: abriu latas de caviar, colocou a champanhe na geladeira, escolheu na adega os melhores vinhos e preparou os coquetéis. Nesse meio tempo, alguém lá fora bate palmas.


- Será que agora está chegando Jesus? - pensou ela emocionada. E com o coração batendo acelerado, foi abrir a porta. Mas se decepcionou. Era um menino de rua, todo sujo e mal vestido.

- Senhora, estou com fome. Dê-me um pouco de comida!

- Como é que eu vou te dar comida, se nós ainda não ceamos? Volta amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... Não posso te dar atenção...


Finalmente a ceia ficou pronta. Toda a família esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus não aparecia. Cansados de tanto esperar, começaram a tomar aqueles coquetéis especiais que, pouco a pouco, já começaram a fazer efeito naqueles estômagos vazios, até que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, assados e de todos os pratos saborosos. Na manhã seguinte, ao acordar, a senhora se viu, com grande espanto, na presença do anjo.


- Será que um anjo é capaz de mentir?, gritou ela. Eu preparei tudo esmeradamente, aguardei a noite inteira e Jesus não apareceu. Porque você fez isso comigo? Porque essa brincadeira?

- Não fui eu que menti. Foi você que não teve olhos pra enxergar, explicou o anjo. E concluiu:


- Jesus esteve aqui em sua casa por três vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do caminhoneiro e na pessoa do menino faminto, mas a senhora não foi capaz de reconhecê-lo e acolhê-lo em sua casa...


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


O Telégrafo

O código Morse representa os caracteres através de pontos e traços. Estes correspondem a impulsos elétricos. Em 24 de maio de 1844, Samuel Morse emite a primeira mensagem telegráfica, enviada de Washington a Baltimore. Em 1872, o EUA já era cruzado por mais de 300 mil quilômetros de linhas.


1543 - Morreu aos 70 anos o polonês Nicolau Copérnico, o primeiro astrônomo moderno a propor que a Terra girava em torno do Sol.

1819 - Morre Bárbara Heliodora em Minas Gerais. Ela foi poetisa, heroína e musa da Inconfidência Mineira.

1844 - O inventor americano Samuel Morse enviou a primeira mensagem de telégrafo, de Baltimore para Washington.

1866 - Batalha de Tuiuti, na guerra entre Brasil, Argentina e Uruguai, aliados contra o Paraguai, que deixou em campo cerca de 16 mil homens, entre mortos e feridos graves.

1883 - Inauguração oficial da ponte do Brooklyn, a primeira construída com cabos de aço, por John e Washington Roebling.

1920 - Paul Deschanel, presidente da França, caiu de um trem e foi encontrado, de pijama, andando sobre os trilhos

1933 - O Reichstag concede amplos poderes a Hitler por quatro anos, nos quais ele aproveita para governar a Alemanha a seu modo.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o encouraçado alemão Bismarck afunda o encouraçado britânico Hood.

1941 - Nasce Bob Dylan, cantor norte-americano.

1943 - Josef Mengele assumiu como médico-chefe do campo de concentração de Auschwitz. Sua crueldade lhe renderia o apelido de “Anjo da Morte”.

1950 - A atriz Ingrid Bergman se casou com o diretor de cinema Roberto Rosselini na Itália.

1959 - Morre John Foster Dulles, político norte-americano.

1974 - O maestro americano do jazz Duke Ellington morreu, aos 75 anos, vítima de câncer.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia da Infantaria

Dia do Datilógrafo

Dia do Telegrafista

Dia do Vestibulando

Dia do Detento

Dia Nacional do Café

Dia Nacional do Milho

Dia Nacional do Cigano


SANTOS DO DIA




S. VICENTE DE LÉRINS, PRESBÍTERO

Vicente, nascido na Gália, no século V, em idade avançada retirou-se para o mosteiro de Lérins, na Provença, uma verdadeira forja de santos. Ali, escreveu o “Commonitorium”, um manual de regras para se viver plenamente o Evangelho, mas também para combater a heresia de Pelágio. Faleceu no ano 450.


NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Simboliza uma das designações da Virgem Maria, Mãe de Jesus. O culto a ela surgiu em 1571, quando o Papa Pio V e o militar Dom João de Áustria recorreram ao auxílio de Nossa Senhora para vencer a Batalha de Lepanto – um conflito naval que se travou entre a Igreja Católica e o Império Otomano.

LogomarcaMin2cm.jpg