• Aderbal Machado

COLUNA DE SEGUNDA: Praia Central terá mais espaço ocupado pela obra de alargamento

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



Iniciou a delimitação da área de praia onde se fará a soldagem da tubulação principal que ligará a orla à draga. Inicialmente prevista para ter 1,5 Km, esta tubulação principal será ampliada para 2,2 km. O motivo é que, assim, a draga poderá conduzir uma quantidade maior de areia em sua cisterna.

Para a soldagem desta tubulação principal, a área delimitada irá da Rua 2500 até a 3700. Anteriormente, o trecho delimitado ia da Rua 3300 até a 3700. Tubos de 12 metros serão colocados na praia para segregar este trecho de areia. A área será sinalizada e equipes de orientação explicarão aos usuários da praia a necessidade de contornar pelo Calçadão.

O início da soldagem deverá começar na semana que vem. Os tubos de 24 metros que serão transportados para o trecho serão colocados em linha sobre calços (sacos de areia) para o início da soldagem, que iniciará na altura da Rua 3000.

Num segundo momento, outro trecho será delimitado, indo da Avenida Alvin Bauer até a Rua 1901. Também ali haverá soldagem de tubulação, mas este trecho de praia só será utilizado a partir do final deste mês de maio.

Na fase seguinte da obra, a tubulação soldada de 2,2 Km será empurrada para o mar e uma das pontas será direcionada até o meio da enseada, na parte mais funda, formando assim o duto principal subaquático que vai conduzir a areia nova da draga até a praia, na altura da Rua 3300.

Uma vez vencida esta etapa, e feitos todos os preparativos, a draga Gerardus Mecatur, a maior draga em operação na América Latina no momento, chegará à jazida de areia que fica a 15 km da costa e começará o processo de preenchimento da praia. Pelos cálculos dos engenheiros serão quatro descargas da draga por dia.

Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas à medida que secar, branqueará.

O preenchimento começa defronte à Rua 3300 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos interditados ao acesso público. Quando completar este lado, toda tubulação será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2200. Neste ponto, a tubulação será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.


TOME NOTA

+ Decisão do Cariocão será do tipo: Fla x Flu na cabeça.


+ Principal ocupação de uns e outros da imprensa aquela é afirmar serem inocentes e pessoas de boa índola e absolutamente pacíficas e ordeiras, aqueles mortos no confronto na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. E eu, claro, acredito. Piamente.


+ Tranqueiras na BR-101, sentido sul, no final da tarde deste domingo. Reflexos do Dia dos Pais? Pode ser. A lentidão é devida aos “meia-branca” ou os “pouca prática”. Porque, sendo sincero, dá pra andar um pouquinho mais. Por via de dúvidas, como eu lá estava e a fila era imensa, entre no trevo Itajaí-Brusque e vim a Balneário por dentro. Foi lento, mas tranquilo.


+ Jair Bolsonaro: “Ao tratar como vítimas traficantes que roubam, matam e destroem famílias, a mídia e a esquerda os iguala ao cidadão comum, honesto, que respeita as leis e o próximo. É uma grave ofensa ao povo que há muito é refém da criminalidade”.


+ Os ingênuos e os que se fazem de ingênuos por conveniência retórica, pregam a "harmonia" do presidente com o Congresso, o "diálogo". E acham, piamente, que tudo se resume a papo sério, democrático, republicano e patriota. Se me disserem quando isso aconteceu antes, me rendo.


+ ORÇAMENTO SECRETO: Bolsonaro cria esquema para ter apoio no Congresso, diz o Estadão. Com os outros presidentes chamavam de "estratégia".


+ Práticas como meditação, passes, oração, perdão, atos de gratidão e fé podem ser aliadas de pacientes, Cientistas estudam como a espiritualidade pode ajudar a tratar pacientes. Não práticas necessariamente religiosas (passes, meditação, oração, perdão...).


+ Tirada boa do Diário do Poder: Pensando bem: …se ficar só na cloroquina, é a CPI que vai acabar perdendo a eficácia.


+ Principal ocupação de uns e outros da imprensa aquela é afirmar serem inocentes e pessoas de boa índole e absolutamente pacíficas e ordeiras, aqueles mortos no confronto na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. E eu, claro, acredito. Piamente.


CORONAVÍRUS EM SC

Há 910.222 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 876.626 estão recuperados e 19.540 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 9 de maio. A Covid-19 causou 14.056 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Esses números representam um acréscimo de 23 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 974 na quantidade de confirmados.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Neste domingo (09), Balneário Camboriú registrou oito novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.220 casos, sendo que 19.665 pessoas (97,2%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Permanecem em tratamento 229 pacientes, sendo 171 tratamentos em domicílio e 58 internados. Até o momento, o município registrou 326 mortes por Covid-19.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 27 pacientes (10 de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, três de Itapema, dois de Bombinhas, três de Itajaí, um de Navegantes, dois de Joinville, um de Campo Alegre e um de Porto Belo). Taxa de ocupação da UTI: 90% (Dados percentuais dos 30 leitos PACTUADOS).

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04 - Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 15 pacientes (oito de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, dois de Florianópolis, dois de Itajaí e um de Joaçaba). PEDIATRIA: 00.


A vacinação continua nesta segunda-feira (10), das 8h às 17h, no drive-thru localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados e na Unidade Básica de Saúde Central. Nas demais UBS, a imunização ocorre das 8h às 12h e 13h30 às 17h. No sábado foi a vez das pessoas com 59, 58 e 57 anos com comorbidades, além de outras faixas de risco. Nesta segunda-feira ampliará para pessoas de 55 e 56 anos que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e pessoas com deficiência, sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).


A vacina também será aplicada em pessoas acima de 18 anos que sejam pessoas com síndrome de Down, transplantados, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim.

As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

A Secretaria de Saúde de Camboriú informa que neste domingo, dia 9, até 17h, o município oficializou 11 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.284 pacientes positivos, 8.960 já receberam alta e 139 pacientes vieram a óbito. No momento 185 pacientes encontram-se em tratamento e destes 174 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 8

Internados em leitos de Enfermaria – 3

Internados HCC – 4 pacientes (1 de Camboriú – 2 de Bombinhas – 1 de Penha)


MENSAGEM DO DIA

O Lobo e a Solidão

Um sábio que encontrei à beira do caminho, um dia me contou a história e me me deu a lição que passo a lhes narrar:

O lobo matreiro surgiu no caminho e pensou que sozinho podia viver...

Terror da campina, coelho ou esquilo, a todos falava que era feroz...

E aos lobos e feras a ele iguais espantava, pois a caça era só dele e de ninguém mais.

Após anos e anos de luta, o corpo cansado, a velhice chegou...

Doente ficou, e tão fraco estava, tão amedrontado, que num rochedo bem alto ele se acomodou.

Sozinho estava e nem o seu grupo de lobos o acompanhava. Mais uma vez pensou que sozinho poderia sobreviver. Assim tão só, sem amparo ou guarida, um abutre o viu e avançou com sua fome natural. O lobo, então sentiu que, sozinho, não poderia viver. Porém já era tarde para sua salvação.

Assim, completou o sábio, não te julgues tão autossuficiente. Trata de amparares a todos ao teu redor, cativa-os, alimenta-os principalmente de afeto, compartilha com eles as virtudes que já tens e aprende com todos para que possas crescer.

Ninguém, no caminho humano, é perfeito. Lembra que Jesus não se fez lobo, foi o cordeiro. E para trazer a felicidade ao mundo, não se isolou ou se julgou no mundo o melhor...

Buscou como companheiras as pessoas descomplicadas e simples, com os pensamentos puros, trabalhadores do mar. Coloca Jesus como sublime modelo. E não imponhas a todos seres eles teus competidores ou perseguidores.

Não lutes contra todos, aproveita todas as pessoas como teus companheiros queridos para viver e aperfeiçoar. Faças sempre o bem aos outros, o mesmo bem que gostarias que te fizessem.

Perdoa ou compreende o erro alheio, a falta cometida, o defeito do outro que te incomoda. Sorri sempre e tem paixão por viver. Sozinho, ninguém consegue viver. Se não tens um ser amado só para ti cativa amigos e mantenha-os ao teu lado. Conta-lhes de tuas dores, de tuas dúvidas, transforma-os em cúmplices de teu caminho. E assim, seguro e feliz, não estarás sozinho nunca mais.

(Autor: Frei Leão)


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Mandela na África do Sul


Nelson Mandela assume a presidência da África Sul no dia 10 de maio de 1994. Ele foi o primeiro negro da história a assumir o cargo no país. Mandela era pacifista e fazia campanhas por uma sociedade democrática livre e multirracial.







1508 - Miguel Angel Buonaroti começa a pintura dos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano.

1774 - Morre Luis XV, rei da França.

1789 - Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, sob a acusação de participar da Inconfidência Mineira.

1869 - A construção da primeira linha ferroviária que atravessa os Estados Unidos de ponta a ponta é concluída.

1899 - Nasce Fred Astaire, ator e bailarino norte-americano.

1921 - A Dinamarca declara que a Groelândia é parte de seu território.

1933 - O regime nazista alemão queima, em Berlim, 20 mil livros de autores que estavam no índex, a lista negra. Dentre eles, Marx, Freud e Einstein.

1940 - Winston Churchill assumiu o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Ele ficaria no cargo até 1945. Depois voltaria entre 1951 e 1955.

1946 - No Novo México, Estados Unidos, são realizadas experiências com foguetes V-2, que alcançam uma altura de 125 quilômetros.

1954 - A banda Bill Haley and His Comets lançou Rock Around the Clock. Um ano depois, a música se tornou o primeiro rock a atingir o topo das paradas de sucesso.

1977 - Morre Joan Crawford, atriz norte-americana.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia do cozinheiro

Dia do guia de turismo

Dia do campo

Dia da arma de cavalaria


SANTOS DO DIA




São João de Ávila

Santa Solange

São Nazário

São Damião de Molokai

São Jó - A história de Jó, modelo de paciência e santidade, é uma metáfora para o sofrimento do mundo e uma prefiguração de Cristo sofredor. Este homem, que era rico e feliz, perdeu tudo de repente, até seus próprios filhos. Ao adoecer, suportou tudo, dizendo: "Javé dá e Javé tira. Bendito seja Javé!"

LogomarcaMin2cm.jpg