• Aderbal Machado

COLUNA DE SEGUNDA: Doença cardiovascular é principal causa de morte de mulheres no mundo

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres no mundo, representando 35% dos óbitos anuais, alertam especialistas na revista médica The Lancet, criticando o pouco reconhecimento dado a essas patologias nas mulheres. No artigo, que cita dados de 2019 na escala global sobre prevalência, mortalidade e fatores de risco em mulheres, 17 especialistas pedem medidas urgentes, como diagnóstico precoce e programas de saúde específicos em regiões populosas e subdesenvolvidas, para reduzir em um terço as mortes prematuras por doenças não transmissíveis, incluindo as cardiovasculares, até 2030. Em 2019, segundo nota da The Lancet, cerca de 275 milhões de mulheres tiveram uma doença cardiovascular em todo o mundo. A isquemia cardíaca e o Acidente Vascular Cerebral foram as que mais mataram mulheres, representando, respectivamente, 47% e 36% das mortes associadas. O Egito, Irã, Iraque, a Líbia, o Marrocos e os Emirados Árabes Unidos figuram na lista de países com as taxas mais altas de doenças cardiovasculares entre mulheres, enquanto a Bolívia, o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela têm as taxas mais baixas. Apesar de a prevalência mundial de doenças cardiovasculares nas mulheres ter diminuído desde 1990, países populosos como a China, Indonésia e Índia registraram aumento, respectivamente de 10%, 7% e 3% de casos. A Ásia Central, Europa do Leste, o Norte da África, o Oriente Médio e a África Subsaariana Central são as regiões com as taxas de mortalidade mais altas, mais de 300 mortes por 100 mil mulheres. Em contrapartida, a Europa Ocidental, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas vizinhas no Pacífico, além da América Andina (Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Chile e Venezuela) são as regiões com taxas de mortalidade mais baixas, menos de 130 por 100 mil mulheres. Hipertensão, colesterol elevado, menopausa precoce e complicações na gravidez são apontados como fatores de risco nas mulheres. De acordo com os especialistas, as doenças cardiovasculares continuam, apesar das más estatísticas, a ser "pouco estudadas e pouco reconhecidas" nas mulheres. (AGENCIA BRASIL)


TOME NOTA

+ É estrela. É vontade de superar. É amor à camisa. A gente chamava de “rabudo” ou “sortudo” na minha terra, o Araranguá. Mas o Alison, goleiro do Liverpool e da Seleção Brasileira, marcar já nos descontos, de cabeça, em favor do seu time inglês, o gol da vitória, é estar muito além. Foi festejado como nunca pelos companheiros. Mereceu.


+ Um dito e um feito. Na moleira.













+ Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 163.112.783 contaminados e 3.380.353 mortos no mundo. No Brasil são 15.627.243 contaminados e 435.751 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins. O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,45 bilhão. No Brasil são 57.873.082 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).


+ Paraná restringe atividades para conter pandemia de Covid-19. Comércio e museus podem abrir das 10h às 22h, com metade da capacidade. Bares e restaurantes têm permissão para funcionar até às 23h, também com metade da capacidade.


+ A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) completou 128 anos neste domingo, 16 de maio, e mantém a missão de ser guardiã dos registros das empresas do Estado. Ao longo de sua história, passou pela evolução da escrita à mão, da máquina de escrever aos atuais e modernos computadores. A Jucesc foi criada pela Lei nº O 68, de 16 de maio de 1893, em forma de autarquia estadual com autonomia financeira.


+ Covid descontrolada nenhum sistema de saúde do mundo consegue atender, diz médico brasileiro na Opas.


+ O governo brasileiro decidiu proibir a entrada de voos vindos da Índia devido ao agravamento da pandemia no país asiático e a possível disseminação de novas variantes do coronavírus. A decisão restringe ainda passageiros que vieram ou passaram por Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul. A portaria limita também o acesso de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, por fronteiras terrestres e aquaviárias ao Brasil. A contenção, no entanto, não se limita a alguns grupos, como brasileiros natos ou naturalizados e imigrantes com residência definitiva no Brasil. O transporte de carga não será afetado, segundo o governo.

+ A mania de criticar por criticar. Ou: o macaco precisa olhar pra o próprio rabo:






















+ A campanha de imunização contra a Covid-19 chegou a 87,5% dos brasileiros com idade entre 70 e 79 anos, de acordo com dados do painel do Ministério da Saúde. O quantitativo é animador, mas diz respeito apenas à primeira dose. Ao considerarmos a segunda aplicação, ou seja, o esquema vacinal completo, a taxa cai para 64,6% na faixa etária. Idosos com mais de 80 anos são os mais protegidos até o momento, com 88,9% tendo recebido a primeira dose. O grupo, contudo, está atrás na segunda injeção, com apenas 50,5%. Especialistas em saúde dizem que é fundamental que todos recebam as duas aplicações de imunizantes.

+ Jornalita Renata Seliprim, da RBS de Joinville, publicou no seu perfil do Twitter a nota anexa, complementada por um dos questionamentos de um internauta, que separei pra vocês lerem. Olha o absurdo. Teve filho e ficou "fora do padrão" da emissora (engordou).








+ Lamentando a morte do prefeito Bruno Covas, de SP, na força da idade (41 anos), posso dizer que, no lugar dele, sabendo da doença e precisando de tratamento, não teria seguido na política em tempo integral. Ele preferiu fazê-lo. Pena.


+ O chefe da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster foi citado num esquema de fraude em compra de respiradores. Dauster já foi preso em 1970 por terrorismo, sendo trocado pelo embaixador suíço Giovanni Bucher que havia sido sequestrado pelo também terrorista Carlos Lamarca.


+ Ciro Gomes reclamando que o DataFolha não o incluiu numa possibilidade de segundo turno entre ele e Lula em 2022. Dizer isso não é estranho e acho que o DataFolha deveria mesmo simular segundo turno entre todos. Estranho é o Ciro acreditar que pode mesmo chegar no segundo turno.

+ Contradição do TSE: o voto eletrônico serve pra uma coisa – ou seja, é plenamente confiável; e pra outra a forma eletrônica de assinatura não serve, pois não é confiável. Se vale pra uma coisa, vale pra outra. Duas interpretações conflitantes das preclaras figuras. Durma-se com um barulho deste.



CORONAVÍRUS EM SC

O Governo do Estado informou que há 928.160 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 893.852 estão recuperados e 19.874 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 16. Até hoje, 14.434 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,56%.

Em relação ao último boletim, diminuiu em 662 o número de casos ativos e houve mais 31 óbitos. Aos casos confirmados se somaram 1.167, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 1.798.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Neste domingo (16), Balneário Camboriú registrou 11 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.368 casos, sendo que 19.820 pessoas (97,3%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Permanecem em tratamento 219 pacientes, sendo 175 tratamentos em domicílio e 44 internados. Até o momento, o município registrou 329 óbitos por Covid-19.


INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID


UTI COVID: 29 pacientes (nove de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, três de Itapema, cinco de Bombinhas, dois de Itajaí, dois de Joinville, dois de Penha, um de Balneário Piçarras e um de Florianópolis).

Taxa de ocupação da UTI: 96%*

*Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 19 pacientes (dez de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, três de Itajaí, um de Bombinhas, um de Porto Belo, um de Navegantes e um de outro estado)

PEDIATRIA: 00


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Neste domingo, dia 16, até às 17h, o município oficializou 23 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.367 pacientes positivos, 9.064 já receberam alta e 142 pacientes faleceram. No momento, 161 pacientes encontram-se em tratamento, destes 153 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 5

Internados em leitos de Enfermaria – 3

Internados HCC – 5 pacientes (2 de Porto Belo – 2 de Bombinhas – 1 de Balneário Camboriú)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


MENSAGEM DO DIA

Vitória antecipada não existe


Na Grécia antiga, Atenas não era uma cidade de guerreiros, como Esparta. Mas quando os persas invadiram a Grécia no ano 490 a.C, entrando pelas planícies de Maratona, os atenienses tiveram que defender sozinhos o seu país. Um soldado de nome Filípides correu mais de 200 quilômetros até Esparta, mas voltou de lá com a notícia de que os espartanos estavam em uma data religiosa e não poderiam sair da cidade.

Tudo indicava que seria uma vitória fácil do poderoso exército persa, mas as tropas de Atenas surpreenderam os persas usando táticas engenhosas e venceram os inimigos. Estes, no entanto, mesmo derrotados seguiram para o sul, onde planejavam novo ataque antes que os gregos chegassem.

Então Filípides, por ordem de seu comandante, correu 40 quilômetros de Maratona até Atenas em três horas, para dar a notícia da vitória na batalha e avisar sobre o novo ataque. Estava tão cansado que morreu assim que chegou à cidade, mas conseguiu avisar seus conterrâneos, que expulsaram os persas. Essa história, que conta as origens das atuais maratonas, mostra algo muito importante para nossa vida pessoal e profissional: não existe vitória antecipada.

Como essas “zebras” tornaram-se possíveis? A palavra-chave é “superação”. Ir além dos seus próprios limites. Não se acomodar. Quem achar que já está bom o suficiente será “rifado” pelo mercado competitivo que exige de todos a renovação e o aprimoramento constante. Cada nova Olimpíada supera os recordes das anteriores. Todos sabem que o preparo é essencial, para entrarmos em campo em condições de vencer. Mas isso não garante a vitória. Os vencedores são aqueles que colocam o entusiasmo em suas ações. Entusiasmo é uma energia poderosa que existe dentro de cada um de nós. Vamos colocar mais entusiasmo em tudo o que fizermos e chegaremos lá!


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Caso Watergate


No dia 17 de maio de 1973, teve início o processo Watergate no Senado dos EUA. O presidente Nixon renunciou em razão de um caso de espionagem. Cinco ex-integrantes do FBI e da CIA que colaboraram para a reeleição haviam sido detidos no quartel-general do Partido Democrata, no edifício Watergate.


1510 - Morre Alessandro Botticelli, pintor italiano.

1756 - Começou a Guerra dos Sete Anos, entre França e Inglaterra.

1808 - Napoleão Bonaparte decreta em Viena a incorporação dos estados romanos ao império francês.

1861 - É criada na Inglaterra a Caixa Postal de Economias, primeira entidade desse tipo no mundo.

1865 - Assinatura do convênio que estabeleceu a União Internacional de Telegrafia em Paris.

1932 - O governo brasileiro regulamentou o trabalho feminino. Ficou estabelecido que as mulheres devessem ter licença um mês antes e um mês depois da gestação.

1940- Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha aumentou a ocupação na Europa entrando na Holanda e na Bélgica.

1973 - Tem início o processo Watergate no Comitê do Senado dos Estados Unidos.

1990 - A OMS excluiu a Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.

2000 - Os cientistas Luc Montagnier e Robert Gallo recebem o Prêmio Príncipe de Austúrias de Investigação Científica e Técnica 2000 por seu descobrimento do vírus da AIDS.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia Mundial da Internet

Dia Mundial das Telecomunicações

Dia Internacional Contra a Homofobia

Dia da Constituição

Dia Mundial da Hipertensão


SANTOS DO DIA




São Pascoal Bailão

São Vítor

Santa Basília

LogomarcaMin2cm.jpg