• Aderbal Machado

COLUNA DE SÁBADO: projeto quer liberar crédito para empresas negativas durante a pandemia

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



Com o alto índice de endividamento das micro e pequenas empresas por conta da pandemia do coronavírus, muitas empresas deixaram de pagar os impostos e perderam o acesso aos financiamentos. O projeto (PL 1.585/2021) do senador Wellington Fagundes libera o acesso ao crédito a essas empresas negativadas enquanto durar a pandemia.



TOME NOTA

+ VAGAS - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

TERÇA-14h às 17h

QUARTA-08h às 11h30min

Rua Angelina, 555-Bairro Municípios

TELEFONE 3367-6535-Com Carteira de Trabalho.

Servente

Servente - egresso

Assistente Financeiro

Pedreiro

Carpinteiro

Meio Oficial de Carpinteiro

Auxiliar de Engenharia


+ Polícia Militar e Guarda Municipal atendendo bagunça e tráfico na orla. Em frente a uma das tendas inativas de milho e churros. Com briga entre os viciados, também. Cenário infelizmente comum por ali. E não eram poucos. É de pilha e todos os dias e noites, varando a madrugada.


+ Movimento da Guarda Municipal numa semana: dos dias 14 à 20 deste mês, atendidas 652 ocorrências em Balneário Camboriú. Dentre elas, 20 conduções para a delegacia, oito mandados de prisão e dois veículos recuperados.


+ Nesta segunda-feira (24) a partir das 8h, a Emasa fará uma intervenção para conserto em rede de água na Avenida Brasil em frente ao nº 22. Com isso, o abastecimento do Bairro Pioneiros será afetado com baixa pressão ou falta de água. O trânsito ficará em meia pista durante o serviço, com sinalização para orientar os motoristas. A previsão de conclusão é até às 13h.


+ Desde 2016, Laguna é legalmente reconhecida como a “Capital Nacional dos Botos Pescadores”. A lei foi criada com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região de Laguna. O dia celebrado é 25 de maio.


+ A 1ª sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, Maria Luisa Rodrigues Cordeiro, embarcou nesta sexta-feira, 21, com destino à Brasília, para compor a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos Estados e do Distrito Federal, a FNSP atua na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de ações especificas em calamidades públicas e ambientais. A sargento Maria Luisa não é a única policial da PMSC na Força Nacional. A major Naíma Huk Amarante também participa no comando do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (PNECV), que é subordinado à Força Nacional de Segurança.


+ A Secretaria de Educação de Camboriú informa que foi publicado nesta sexta-feira, dia 21, o edital da Fila Única que disponibiliza 105 vagas para os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. Os pais ou responsáveis legais pelas crianças convocadas devem efetivar a matrícula na segunda-feira, dia 24 até quarta-feira, dia 26 de maio.


+ Nesta sexta-feira, 21, o Hospital Cirúrgico de Camboriú (HCC) realizou a primeira cirurgia pediátrica no município. Um menino de oito anos de idade, passou por um procedimento de postectomia e uma menina de cinco anos de idade, operou uma hérnia umbilical. Além de postectomia e operações de hérnias, o HCC também oferece biópsias de pele, orquidopexia e hidrocele, procedimentos mais comuns que fazem parte da demanda.


+ OAB de Itajaí propõe que síndicos sejam obrigados a denunciar violência doméstica

Procuradoria da Mulher da Câmara vai dar os encaminhamentos para que a proposta vire projeto de lei.


+ A Fifa realizará um estudo de viabilidade sobre a realização da Copa do Mundo e da Copa do Mundo Feminina a cada dois anos, depois de apoiar uma proposta em seu congresso anual nesta sexta-feira (21). Atualmente, as duas competições são realizadas a cada quatro anos, mas a Federação de Futebol Saudita (Saff) apresentou uma proposta de um estudo sobre o impacto de um evento bienal. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, a classificou como "uma proposta eloquente e detalhada", e 166 federações nacionais votaram a favor e 22 contra.


+ Vírus primitivo da Covid-19 está presente nos humanos há milhares de anos e pode estar sendo ativado pelo coronavírus, o que pode estar provocando mais mortes de pacientes graves, diz Fiocruz. Isto não vai acabar nunca. E, pelo catastrofismo, tende a piorar. Vamos confiar que erraram.


+ Ministro Lewandowski, do STF, reconhece direito de secretária do Ministério da Saúde ao silêncio parcial na CPI. Ela poderá deixar de responder a perguntas pois é ré em uma ação de improbidade em tramitação na Justiça Federal do Amazonas.


+ Na próxima encarnação quero ser um "especialista", desses que a imprensa ouve a todo instante sobre tudo e sempre têm opinião convergente com a do repórter, da TV ou do jornal, nunca contrária. A um merréis a consulta, ficaria triliardário.


+ Deputado anuncia que PT e Minoria vão à Justiça por afastamento de Ricardo Salles. E, absurdamente, podem conseguir, com ou sem fundamentação. Só com "hipóticas" ou "verdades" levantadas pelas "agências de checagem", que viraram autoridades e instância decisiva de justiça.


+ FHC diz que apoiará candidato do PSDB, mas afirma que votará em Lula caso petista dispute 2° turno com Bolsonaro. O presidente não teve dúvida e nem travas na língua. Disse que é a chapa "do ladrão com o vagabundo".


+ Empresário Mario Petrelli Filho, sócio do Grupo ND, está intubado em SP com Covid-19 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mas, segundo a família, seu estado é satisfatório. Informação do NSC.


+ Globo 2010: Os Icebergs são a prova que o Aquecimento Global irá derreter os hemisférios elevando o mar em mais de 7 metros!

Globo 2021: Os icebergs são produzidos de forma natural devido ao ciclo anual de mudanças climáticas. https://twitter.com/i/status/1395937328728846336


+ Relato do advogado Mauro Ellovitch, no Twitter: conversando com colega que fez audiências de custódia ontem. Um dos casos foi de autor que havia sido preso (e posto em liberdade) pela 5ª vez em 12 meses. O que mais é preciso para entenderem que ele coloca em risco a ordem pública? Às vezes é difícil não desanimar.

+ Gabinete do vereador André Meirinho promove AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL sobre SEGURANÇA HÍDRICA e DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL de Balneário Camboriú.

Quando: 24/05/2021 às 18h30. Onde: Ambiente virtual pelo aplicativo Zoom. O link de acesso à sala virtual será enviado aos inscritos. Inscrições: Até 24/05/2021 às 13h Mais informações acesse: https://www.andremeirinho.com.br/post/audiencia-publica-seguranca-hidrica-e-desenvolvimento-sustentavel


CORONAVÍRUS EM SC

Santa Catarina já registrou 943.706 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 906.932 se recuperaram e 22.032 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 21. A doença respiratória causou 14.742 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,56%.

Em relação à última atualização diária, cresceu em 917 o número de casos ativos e há 63 óbitos adicionais. O total de confirmados aumentou 3.678, enquanto 2.698 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

Vacinação

O Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 21, mostra que o estado aplicou um total de 2.176.547 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 1.466.950 foram da primeira dose (D1) e 709.597 da segunda (D2). Em um comparativo com o boletim divulgado na quarta-feira, 19, houve um aumento de 69.011 no número de imunizantes aplicados.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta sexta-feira (21), Balneário Camboriú registrou 41 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.613 casos, sendo que 20.014 pessoas (97%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 266 pacientes, sendo 226 tratamentos em domicílio e 40 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 333 o número de óbitos por Covid-19 em Balneário Camboriú. Homem de 59 anos, com comorbidades, no Hospital Unimed, no dia 20/05/2021.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 30 pacientes (oito de Balneário Camboriú, três de Camboriú, dois de Itapema, seis de Bombinhas, seis de Itajaí, dois de Joinville, um de Penha e dois de Porto Belo)

Taxa de ocupação da UTI: 100%. Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30).

Vacinação

Balneário Camboriú vacinou 584 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19, nesta sextda, 21. Ao todo, o município já vacinou 32.867 pessoas com a primeira dose, destes, 5.901 são profissionais da saúde, 23.487 são idosos com 60 anos ou mais, 366 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas e 3.113 pessoas da nova fase prioritária que envolve pessoas com síndrome de Down, transplantados, gestantes, deficientes e pessoas com comorbidade. Balneário Camboriú já aplicou 19.263 unidades das segundas doses.

Nesta sábado (22), a vacinação contra Covid-19 em Balneário Camboriú ocorrerá, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e das Nações, na Rua México, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Nesta sexta-feira, dia 21, até às 17h, o município oficializou 22 novos casos positivos Covid-19. Dos 9.470 pacientes positivos, 9.112 já receberam alta e 142 vieram a óbito. No momento 216 pacientes encontram-se em tratamento, e destes 205 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6 Internados em leitos de Enfermaria – 5 Internados HCC – 6 pacientes (2 de Camboriú – 1 de Porto Belo – 2 de Bombinhas – 1 de Balneário Camboriú)

MENSAGEM DO DIA

Temos pressa...

Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir "eu te amo", não vemos a hora em que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao amor: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: paciência. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É preciso degustar cada pedacinho do amor, no que ele tem de amargo e de saboroso, no que ele tem de duro e de macio, os nervos do amor, as gorduras do amor, as proteínas do amor, as propriedades todas que ele tem. É uma refeição que pode durar uma vida. Mas não. Temos urgência. Queremos a resposta do e-mail ainda hoje, queremos que o telefone toque sem parar, queremos que ele se apaixone assim que souber nosso nome, queremos que ela se renda logo após o primeiro beijo, e não toleraremos recusas, e não respeitaremos dúvidas, e não abriremos espaço na agenda para esperar! Temos todo o tempo do mundo, dizem uns; não há tempo a perder, dizem outros... A gente fica perdido no meio deste fogo cruzado, atingidos por informações - várias vivências diversas, parece que todos sabem mais do que nós; pobres de nós, que só queremos uma coisa nessa vida: ser amados. Podemos esperar por todo o resto. Emprego,dinheiro, sucesso, mas não passaremos mais um dia sequer sozinhos. Te adoro, dizemos sei lá pra quem, para quem tiver ouvidos e souber responder "eu também", que a gente está mais a fim de acreditar do que de selecionar. Urgência emocional. Pronto-socorro do amor.

Atiramos para todos os lados e somos baleados por qualquer um. E o coração leva um monte de pontos por causa dessa tragédia: pressa.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

1455 - Começou a Guerra das Duas Rosas, em que as Famílias York e Lancaster lutaram pelo trono da Inglaterra. A guerra terminou com a ascensão dos Tudor, que tinham raízes em ambas as famílias.

1859 - Nasce Arthur Conan Doyle, novelista escocês.

1875 - A Noruega introduz o sistema métrico decimal.

1885 - Morre Victor Hugo, escritor romântico francês.

1907 - Nasce Lawrence Olivier, ator britânico.

1908 - Os irmãos Wright apresentam seu artefato voador no escritório de patentes norte-americano. O evento é tido pelos americanos como o primeiro voo de um "mais pesado que o ar". Nós, brasileiros, atribuímos o fato a Santos Dumont.

1919 - Nasce Eva Duarte de Perón, primeira dama argentina.

1924 - Nasce Charles Aznavour, cantor e ator francês de origem armênia.

1930 - Primeira apresentação de um programa de televisão em um teatro da cidade norte-americana de Schenectady (Nova York).

1939 - Itália e Alemanha assinaram um pacto de aliança militar e política, chamado por Mussolini de “pacto de aço”, criando o Eixo.

1972 - O presidente americano Richard Nixon entrou para a história como o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a União Soviética.

1981 - O “Estripador de Yorkshire”, Peter Sutcliffe, começou a cumprir prisão perpétua na Inglaterra. Ele foi acusado pelo assassinato de 13 mulheres.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia Mundial do Gráfico

Dia do Apicultor

Dia do Abraço

Dia Internacional da Biodiversidade


SANTOS DO DIA




Santa Rita de Cássia

A Igreja recorda Santa Rita no dia 22 de maio. Ela é conhecida como a Santa das causas impossíveis, porque, graças à sua intercessão, foram resolvidos, milagrosamente, diversos casos insolúveis. Mulher e mãe exemplar, depois monja beneditina, ela pediu a Cristo para poder compartilhar dos padecimentos.


Santa Júlia

Padroeira da Córsega, Júlia foi uma das jovens cartaginesas que um mercante de escravos queria vender na Gália. Foi sequestrada em um porto da Córsega. Fiel à sua fé recusou-se oferecer sacrifícios às divindades pagãs. Sua festa é celebrada no dia 22 de maio.

LogomarcaMin2cm.jpg