COLUNA DE SÁBADO – Decisão sobre Copa América mostra o lado ridículo do ódio ideológico

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


É sempre bom ver como essa gente que briga contra o governo Bolsonaro comete os equívocos mais infantis nas suas intenções, principalmente quando acionam a Justiça.


Sobre as ações para impedir a realização da Copa América, as burrices vão desde o direito de apelar até erros grosseiros de justificativa. Coisa de estagiário aprendiz de ajudante de pedreiro.


A matéria do julgamento, publicada pelo site do STF tem pormenores interessantes, para quem queira ler e entender (ou não, porque só entende quem quer):

Em sessão virtual extraordinária, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou três ações que, alegando riscos à saúde pública e de disseminação da pandemia da Covid-19, questionavam a realização da Copa América de Futebol no Brasil. O torneio está agendado para começar no próximo domingo (13) e terá jogos no Rio de Janeiro (RJ), em Cuiabá (MT), em Goiânia (GO) e em Brasília (DF).


ADPF 849


A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 849, ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM.


Por unanimidade, o colegiado seguiu o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia, de que a CNTM não tem legitimidade para ajuizar a ADPF, em razão da ausência de pertinência temática entre seus objetivos estatutários, que visam à defesa de metalúrgicos, mecânicos e trabalhadores de material elétrico, eletrônico e de informática, e a eventual realização de jogos da Copa América.


Ainda segundo Cármen Lúcia, a entidade não apontou, de forma específica e expressa, ato do poder público a ser examinado mediante controle abstrato de constitucionalidade. A CNTM também não apresentou cópia do acordo a que faz referência entre a Conmebol e o governo federal nem nominou as autoridades que o teriam assinado. Segundo a ministra, somente a declaração do presidente da República sobre a realização do evento no país não é suficiente para a análise da matéria pelo Judiciário.


ADPF 756


Na ADPF 756, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou pedido de tutela incidental para a interrupção de qualquer ato do governo federal que viabilize a realização da competição no país.


Prevaleceu a rejeição integral do pedido. De acordo com o ministro Marco Aurélio, o STF não pode substituir o Poder Executivo e exercer crivo sobre a decisão de caráter estritamente administrativo, sinalizando como se deve proceder para definir a realização ou não de evento no país. Além disso, as fronteiras continuam abertas e estão sendo realizados torneios de futebol, como o Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil e a Libertadores da América, com a participação de times nacionais e estrangeiros, sem a presença de torcedores nos estádios.


MS 37933


No Mandado de Segurança (MS) 37933, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) buscavam a suspensão de atos legais e administrativos do governo federal que permitam, promovam ou facilitem a realização do torneio no Brasil.


Em seu voto rejeitando o trâmite da ação, a relatora, ministra Cármen Lúcia explicou que os estádios de futebol são equipamentos públicos sujeitos à gestão estadual direta ou por entidades que detêm essa atribuição, e sua utilização está submetida à legislação e à administração local, não nacional. Segundo a ministra, o presidente da República não tem competência para autorizar ou desautorizar a realização de jogos nos estádios: ele pode, no máximo, como informado no processo, apoiar a iniciativa e concordar com a sua ocorrência.


Ela salientou que a manifestação de Jair Bolsonaro sobre a aceitação da Copa América 2021 no país não é o fator determinante que poderia acolher ou afastar a realização do evento, que depende da aquiescência dos governadores para a organização logística e a disponibilização das arenas. Segundo Cármen Lúcia, o governo federal poderia intervir apenas se decidisse fixar regras e protocolos de acesso ao território brasileiro, o que foi feito em outros países em razão da pandemia. Assim, o objeto do mandado de segurança ultrapassa a competência originária do STF para julgar o processo.


(A edição desta matéria está editada, retirando-se os pormenores dos votos e deixando apenas o essencial quanto ao objetivo de mostrar contradições e erros de demanda. Como disse lá atrás, erros infantis. Coisa de quem tem titica na cabeça e se acha intelectual. Resumidamente: coisa de burros. Ou apenas de quem vive de ódio).


TOME NOTA


+ VAGAS DE EMPREGO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

• Servente

• Servente - egresso

• Pedreiro

• Carpinteiro

• Meio Oficial de Carpinteiro

• Auxiliar de Engenharia

• Analista de Contratos e Projetos

• Estagiária Administrativo

ATENDIMENTO PARA VAGAS NO SINDUSCON

TERÇA 14h ÀS 17 h

QUARTA FEIRA 08h as 11:30h

Rua Angelina, n 555 - Bairro dos Municípios.

TELEFONE (47) 3367-6535 - Trazer carteira de trabalho.


+ Pra confirmar e ficar bem claro: o STF considerou descabido (!?) o foro do julgamento do Lula. Mas não o inocentou de nada. Ou seja: as sentenças foram certas, no lugar errado, na concepção estapafúrdia do STF. Tudo que está nos processos está mantido. Caducando, mas mantido.


+ Se as tais "agências de checagem" tivessem o mesmo açodamento em fiscalizar coisas do governo o fizessem em relação às mentiras de Lula e se as roubalheiras foram reais ou não, o cenário seria outro.Adoraria vê-los desmentirem as roubalheiras.


+ Se os homens de bem tivessem a ousadia dos canalhas, o mundo estaria salvo (Nelson Rodrigues)


+ “O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.” (Mário Quintana)


+ Políciais da 4ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio da Divisão Estadual de Investigação Criminal de São Paulo (4ª DISCCPAT/Deic), prenderam nessa sexta-feira, dia 11, um homem suspeito de participar do assalto ao Banco do Brasil, em Criciúma. Ele foi localizado na cidade de Votorantim (SP).


+ Shopping centers pedem isenção fiscal para compensar perdas da pandemia. Setor perdeu R$ 90 bilhões e não descarta recorrer à Justiça se a conversa com governadores não avançar.


+ Segundo o Banco Central, hoje no país circulam 7.743.621.771 cédulas e 28.174.054.109 moedas.


+ Informação de Diego Escosteguy: MDB testará Simone Tebet como candidata presidencial; objetivo é fortalecer o partido nas negociações de 2022.


+ Eleição na ONU mostra que prestígio internacional do Brasil não foi abalado.

O Brasil mostrou mais uma vez sua importância na cena internacional ao ser eleito pela 11ª vez, com 181 votos, para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o mais destacado colegiado da ONU, agora para o biênio 2022-23. Apesar disso, o governo brasileiro defende a reforma do conselho. Hoje, são apenas cinco membros permanentes e com direito a veto, refletindo a situação política pós-Segunda Guerra. Os cinco são exatamente os líderes da vitória contra o nazi-fascismo. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O Brasil avalia que o modelo envelheceu, ilumina o passado já remoto e negligencia a dinâmica internacional dos nossos tempos. Na eleição anterior para o conselho da ONU, em 2009, o Brasil teve 182 votos. Ou seja, o País continua no mesmo patamar de há 12 anos. O Conselho decide sobre medidas em relação a estados que não se coadunem com as normas relativas à paz e à segurança internacionais.


+ Nos Estados Unidos, a idade mínima para a compra de bebidas alcoólicas é 21 anos. Aqui, desde o berço já vai comprar pinga.


+ A Fiocruz recebe neste sábado (12) uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a vacina Covid-19. Com o novo lote, será possível a produção de cerca de 6 milhões de doses da vacina Astrazeneca.


+ Globalmente, 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam nos oceanos a cada ano. Esta é uma das principais ameaças que os mares enfrentam.


+ Congresso trabalha intensamente para flexibilizar – afrouxar – a Lei da Improbidade. Resumindo: facilitar as falcatruas. Sem surpresa.


Registros Comparativos de Óbitos em Geral


BRASIL


2017 – 1.071.733

2018 – 1.201.071

2019 – 1.269.535

2020 – 1.459.681


SANTA CATARINA


Maio de 2018 – 3.323

Maio de 2019 – 3.475

Maio de 2020 – 3.200

Maio de 2021 – 4.611


2018 – 40.598

2019 – 42.236

2020 – 46.156


BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Maio 2018 – 70

Maio 2019 – 77

Maio 2020 – 60

Maio 2021 – 74


2018 – 843

2019 – 862

2020 – 981


CORONAVÍRUS NO MUNDO E NO BRASIL

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 174.909.515 contaminados e 3.774.561 mortos no mundo. No Brasil são 17.210.969 contaminados e 482.019 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 2,26 bilhões. No Brasil são 76.760.843 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

VIVER COM VÍRUS

"Um vírus é uma má notícia embrulhada numa proteína". A frase do biólogo Peter Medawar (1915-1987) é uma das mais memoráveis a respeito do modo como adoecemos. Reportagem de VEJA desta semana relembra o primeiro diagnóstico da aids, provocada pelo HIV, há quarenta anos e o caminho até o presente, com a pandemia de Covid-19. Saber essa trajetória de quatro décadas é um atalho para compreender um pouco mais sobre o novo coronavírus, dadas as cabais diferenças entre as duas doenças, mas também suas semelhanças. As descobertas nesse período dão um caminho para entender como os microorganismos afetam o corpo humano – e o melhor modo de atacá-los.

VACINA EM JOVENS

A Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em crianças a partir de 12 anos no Brasil. Antes, o imunizante era indicado para jovens a partir de 16 anos. Até o momento, o fármaco é o único que pode ser aplicado em menores de idade no país. Segundo o órgão regulatório, a ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pela farmacêutica que indicaram a segurança e eficácia do antígeno para este grupo. Os testes foram realizados fora do Brasil e avaliados pela Anvisa. A vacina da Pfizer também foi a primeira a receber o registro definitivo de imunizantes contra a Covid-19 no Brasil.

OS ESTADOS E A SPUTNIK

O Consórcio Brasil Central, formado pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal, desistiu de realizar a compra de doses de vacina contra a Covid-19 Sputnik V por meio da chamada Importação Excepcional Temporária, concedida pela Anvisa. O motivo da desistência da aquisição neste momento, dizem os conselheiros do grupo, foi a série de exigências impostas pela agência para que se utilize as doses liberadas por meio desse mecanismo legal. Agora, a ideia do consórcio é esperar para comprar assim que o órgão conceder a autorização de uso emergencial ao imunizante.

VACINA DA JANSSEN

Um estudo publicado recentemente na revista científica Nature revelou que a vacina contra a Covid-19 da Janssen é eficaz contra as variantes do coronavírus identificadas no Brasil, Reino Unido, África do Sul e Estados Unidos. Ao longo da pesquisa, os cientistas administraram uma ou duas doses do fármaco em vinte voluntários entre 18 e 55 anos. Os resultados indicaram que o imunizante é capaz de gerar resposta imune a todas as cepas que foram testadas. O Brasil aguarda a chegada do primeiro lote, com 3 milhões de unidades do antígeno, que é administrado em dose única, ainda este mês.

DAQUI NÃO SAIO

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, empresas dos Estados Unidos e da Europa planejam o retorno à normalidade, ou seja, a volta ao escritório. Matéria de VEJA mostra, contudo, que o movimento enfrenta resistência entre os funcionários. Em casos extremos, como no Google, há quem prefira a demissão. O movimento põe em xeque a intransigência de empresas que exigem dos profissionais que trabalhem como antes. Uma pesquisa realizada entre os americanos confirma essa tendência: 87% dos entrevistados que adotaram o teletrabalho durante a pandemia desejam continuar no regime pelo menos uma vez por semana. Alguns executivos, porém, mostram-se resistentes.


CORONAVÍRUS EM SC

Santa Catarina passa de um milhão de casos confirmados.

Há 52 óbitos a mais em comparação com o boletim do dia anterior. Registrou-se um aumento de 4.043 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados aumentou 3.398. Registrou-se um crescimento de 593 no número de casos ativos.

Atualmente, há 1.499 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.463 estão ocupados, sendo 969 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 97,6%.


Foz do Rio Itajaí:

Casos confirmados: 104.289 (14.252 por 100 mil hab.)

Casos ativos: 2.188 (299 por 100 mil hab.)

Óbitos: 1.794 (245 por 100 mil hab.)

Recuperados: 100.307


Balneário Camboriú:

23.484 confirmados, 319 ativos, 22.812 recuperados e 353 óbitos

Bombinhas:

3.369 confirmados, 11 ativos, 3.302 recuperados e 56 óbitos

Camboriú:

11.817 confirmados, 122 ativos, 11.543 recuperados e 152 óbitos

Itajaí:

29.632 confirmados, 1.242 ativos, 27.761 recuperados e 629 óbitos

Itapema:

11.555 confirmados, 80 ativos, 11.252 recuperados e 223 óbitos

Navegantes:

8.697 confirmados, 252 ativos, 8.278 recuperados e 167 óbitos

Porto Belo:

2.668 confirmados, 15 ativos, 2.605 recuperados e 48 óbitos


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta sexta-feira (11), Balneário Camboriú vacinou 1.417 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, 45.281 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 19.478 unidades das segundas doses.









A imunização contra Covid-19 em Balneário Camboriú continua neste sábado (12), das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira.

Na sexta-feira (11), Balneário Camboriú registrou 63 novos casos confirmados de Coronavírus.





CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ











MENSAGEM DO DIA



Ilusões da Vida

Quem passou pela vida em branca nuvem

E em plácido repouso adormeceu;

Quem não sentiu o frio da desgraça,

Quem passou pela vida e não sofreu:

Foi espectro de homem, não foi homem,

Só passou pela vida, não viveu.

(Francisco Otaviano de Almeida Rosa)


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

A Radioatividade

No dia 12 de junho de 1901, o físico francês Henri Becquerel fez uma demonstração sobre radioatividade na Academia de Ciências de Paris. Em 1896, Becquerel verificou que a radiação era provocada pela instabilidade dos núcleos de certos átomos. Os raios liberados neste processo são o alfa, o beta e o gama.


1667 - Um garoto francês de 15 anos foi o primeiro ser humano a receber transfusão de sangue.

1824 - El Salvador promulga a primeira Constituição da América Central.

1915 - Nascimento de David Rockefeller, banqueiro norte-americano.

1924 - Nascimento de George Bush, ex-presidente dos Estados Unidos.

1942 - Anne Frank, judia, ganha um diário no seu 13º aniversário. Nele, contaria o tempo em que se escondeu dos alemães, que encontrariam depois seu esconderijo.

1948 - Genebra é designada sede da Organização Internacional do Trabalho e da Primeira Conferência Mundial de Saúde.

1951 - Foi fundado no Rio de Janeiro o jornal “Última Hora”, do jornalista Samuel Weiner.

1990 - O Parlamento da URSS aprova a Lei de Imprensa e outros meios de comunicação, a primeira que garante a liberdade de imprensa e dos direitos dos jornalistas do país.

COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia dos Namorados - Por que no Brasil o Dia dos Namorados é em 12 de junho?

A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro. Santo Antônio é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Dia do Correio Aéreo Nacional

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Dia do Enxadrista


SANTOS DO DIA

S. LEÃO III, PAPA

Leão, que governou a Igreja entre 795 e 816, combateu a heresia, segundo a qual Jesus, como homem, era apenas filho adotivo de Deus; comprometeu-se muito na defesa da questão do Credo chamada "Filioque". Em 25 de dezembro 800, Papa Leão III coroou Carlos Magno, imperador do Sacro Império Romano.


S. ONOFRE, ANACORETA

Sabe-se pouco sobre a sua vida, exceto o que São Pafúncio, monge do século V, escreveu na sua biografia. Ao tornar-se eremita, Onofre seguiu o exemplo de São João Batista e Santo Elias, foi anacoreta e abraçou o estado de vida mais perfeito: a solidão do deserto, onde passou mais de 70 anos.

LogomarcaMin2cm.jpg