• Aderbal Machado

COLUNA DE QUINTA: PDT decide sair da base de apoio do prefeito Fabrício Oliveira

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


Trecho emblemático da declaração de saída não consegue disfarçar o real sentido:


Em 2022 nossa prioridade é contribuir com o único projeto de país que pode estabelecer para o Brasil um Projeto Nacional de Desenvolvimento, representado na candidatura de Ciro Gomes, discutindo no âmbito regional a proposta do Projeto Catarinense de Desenvolvimento do PDT de Santa Catarina. O Trabalhismo é a saída para o Brasil, da mesma forma que fortalecer esse projeto é apresentar para Balneário Camboriú o que a cidade precisa para o pós-pandemia, a retomada econômica com geração de emprego e renda, aliada à proteção dos marginalizados e daqueles que mais precisam, sejam trabalhadores ou empresários atingidos. Esta prioridade, coerente com o projeto de país, irá resultar também no projeto que desde já irá ser dialogado com a sociedade civil de Balneário Camboriú, a ser construído coletivamente e apresentado em 2024.









(Leia toda a declaração)

PDT DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ DECIDE PELA SA
.
Download • 80KB

Bom lembrar aqui, dentro da historia do Estado, que o nome “Projeto Catarinense de Desenvolvimento” é plágio do projeto de governo de Colombo Machado Salles, em 1970. Que depois de empossado, mudou o nome para “Ação Catarinense de Desenvolvimento”. Era um livro enorme, segundo Colombo, a quem tive a honra de assessorar como jornalista, para “não ser colocado em gaveta”. Se o PDT seguir aquele projeto, poderemos até acreditar. Mas sob essa ponte há muita água a passar, ainda. O PDT não é nem sombra do PDT dos tempos de Pavan. Além do que a declaração é eivada de obviedades e frases feitas para essas ocasiões, quando se quer algo, mas não se tem uma base mais forte para fazê-lo.


E na verdade, indicam que houve, sim, contrariedades como reais causadoras do rompimento: Pedro Francez esperava ser indicado para a Secretaria do Idoso, ele que foi o padrinho e principal cabo eleitoral do vereador e seu ex-assessor Eduardo Zanatta.


TOME NOTA


+ VAGAS DE EMPREGO - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

  • Servente

  • Servente-Egresso

  • Assistente Financeiro

  • Pedreiro

  • Carpinteiro

  • Meio Oficial de Carpinteiro

  • Auxiliar de Engenharia

  • Auxiliar Serviços Gerais

  • Comprador

TERÇA-FEIRA-14h às 17h

QUARTA-FEIRA-08h às 11:30h

Rua Angelina, 555 – Bairro dos Municípios - Fone 3367-6535 - Com Carteira de Trabalho.


+ Em live transmitida pelas redes sociais, na manhã desta quarta-feira, 12, o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Muller, assinou Ordem de Serviço no valor de R$1.772.833,55, autorizando a empresa Qualidade Mineração a iniciar os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem do Morro de Zimbros, ligando Bombinhas a Porto Belo.


+ Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 159.732.343 contaminados e 3.319.169 mortos no mundo. No Brasil são 15.282.705 contaminados e 425.540 mortos. Os dados são da Universidade John Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,34 bilhão. No Brasil são 54.615.770 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

+ Após recomendação da Anvisa, o Ministério da Saúde decidiu suspender o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca para a imunização de grávidas e puérperas. A decisão ocorreu após a morte de uma grávida que recebeu o imunizante no Rio. Ainda não há relação confirmada entre o óbito e o medicamento. O ministro Marcelo Queiroga afirmou que a retirada do fármaco do plano vacinal de gestantes ocorreu por "cautela". De acordo com Queiroga, as grávidas elegíveis para vacinação, ou seja, com comorbidades, devem tomar a CoronaVac ou a vacina da Pfizer. Já mulheres que fazem parte do grupo e tomaram apenas uma dose do imunizante de Oxford não devem tomar a segunda.


+ O presidente Jair Bolsonaro autorizou a compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Outras 100 milhões de unidades já foram adquiridas pela pasta. O novo contingente de imunizantes chegará a partir de setembro deste ano, para quando são esperadas 30 milhões de aplicações. O restante deve desembarcar no país até dezembro. O lote anterior, de acordo com cronograma da pasta, será totalmente entregue até o fim do terceiro trimestre.


+ Um estudo sobre a síndrome pós-Covid-19-longa, caracterizada por sintomas persistentes ou aqueles que aparecem após a infecção, indica que pessoas que não precisaram ser hospitalizadas em decorrência da doença correm um baixo risco de apresentarem problemas graves de longo prazo, como acidente vascular cerebral, encefalite e psicose. Contudo, pode haver sintomas persistentes que aumentam a frequência de visitas ao médico nos seis meses seguintes à infecção. Pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca analisaram dados de todos que realizaram teste RT-PCR entre 27 de fevereiro e 31 de maio de 2020 para a pesquisa.


+ A Comissão de Finanças e Tributação da Alesc analisou a proposta sobre o registro de violência contra a pessoa com deficiência em boletins de ocorrência expedidos pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. O projeto de lei, de autoria da deputada Marlene Fengler, foi elaborado com a finalidade de acompanhar e monitorar o mapa da violência contra as pessoas com deficiência.


+ Os deputados Luciane Carminatti e Maurício Eskudlark questionaram a qualidade de máscaras distribuídas pela Secretaria da Educação nas escolas estaduais de SC.


+ Na sessão desta quarta-feira(12/05) da Alesc, aprovado projeto de lei, de autoria do deputado Kennedy Nunes (PSD), regulando a realização de testes de aptidão física para candidatas gestantes em concurso público. Com base em decisão do STF, o projeto garante o direito de remarcação da data do exame, independentemente da data de início da gravidez, se antes ou depois da inscrição.


+ Renan pede prisão de Wajngarten por mentir; Omar nega e diz que CPI 'não é tribunal'. O fantástico disso é o Renan Calheiros pedir a prisão de alguém, seja por mentir ou por corromper. Fosse eu o Wajngarten, me sentiria extremamente desprestigiado só por isso e nada mais.

— Não sou carcereiro de ninguém. Temos como pedir o indiciamento no relatório para ele ser preso, mas não por mim, e depois que for julgado. Aqui não é o tribunal de julgamento — disse o presidente da CPI.


+ O vereador Victor Forte indicou ao prefeito a disponibilização de um minicurso virtual de libras para os profissionais da saúde.


+ Essa CPI da Pandemia é uma piada. E do pior gosto. Montada para causar mais problemas do que soluções. É só olhar quem é o relator. Ali já morreu a credibilidade. Parece reunião de fofoqueiros.


DESTAQUE

A obra do Rio das Ostras segue o seu cronograma em três frentes de trabalho. No trecho 04 (próx. Rua Hermógenes de Assis Feijó) que possui em torno de 415 metros, continua a limpeza e o alargamento do leito do rio. Também fazem a medição e topografia do trecho 01 (Marginal Oeste – entre Rua José Honorato da Silva e Paulo Cunha); e no canteiro de obras ocorre a montagem das caixas, que servirão para compor a estrutura de contenção para instalação em trechos da margem do rio.


No total, a obra compreende 2.820,00 metros divididos em 07 trechos.

Além da limpeza das margens, a execução contempla dragagem e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica e ainda, muretas de contenções em alguns trechos.

A obra contratada pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) visa resolver os alagamentos decorrentes das chuvas nos bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança.

A contratação da empresa deu-se por licitação, modalidade Concorrência por menor preço global. A vencedora foi a empresa Penascal Engenharia e Construção Eireli, no valor de R$ 4.212.360,84. O prazo de execução previsto é de três meses.


CORONAVÍRUS EM SC

Há 918.127 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 884.282 estão recuperados e 19.602 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 12. A Covid-19 causou 14.243 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,6%.

Esses números representam um acréscimo de 58 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.181 na quantidade de confirmados.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta quarta-feira (12), Balneário Camboriú vacinou 220 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, foram vacinadas 29.805 pessoas com a primeira dose; destes, 5.323 são profissionais da saúde, 23.031 são idosos com 60 anos ou mais, 284 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas e 1.167 pessoas da nova fase prioritária que envolve pessoas com síndrome de Down, transplantados, gestantes, deficientes e pessoas com comorbidade. Já foram aplicadas no município 19.018 unidades das segundas doses.

A vacinação continua nesta quinta-feira (13), das 8h às 17h, no drive-thru localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados, e na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500. Nas demais UBS, a imunização ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Neste primeiro momento, serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos que tenham as seguintes comorbidades: Autistas; Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Pessoas com deficiência permanente não cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); e Cirrose hepática.

Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 40 anos, nos mesmos locais e horários. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Nesta quarta-feira, dia 12, até às 17h, o município oficializa 8 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.312 pacientes positivos, 9.018 já receberam alta e 141 vieram a óbito. No momento 153 pacientes estão em tratamento e 142 em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 5

Internados em leitos de Enfermaria – 6

Internados HCC – 6 pacientes (1 de Camboriú – 2 de Bombinhas – 3 de Penha)


DESTAQUE


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, visita Santa Catarina nesta sexta-feira (14) para inaugurar as passarelas interligando as praias de Bombas, do Ribeiro e do Centro, além da obra de pavimentação de acesso à Praia de Bombinhas, em Bombinhas. O ministro fará também visitas técnicas a obras em andamento no estado com recursos do Ministério do Turismo. Ao todo são 95 obras, com mais de R$ 110 milhões de investimentos federais nos últimos dois anos visando à melhoria da infraestrutura turística. O ministro fará, ainda, a entrega simbólica de quatro cheques para instituições financeiras que oferecem a linha de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O ministro atenderá a imprensa após a cerimônia realizada no Centro de Convenções de Balneário Camboriú


VISITA TÉCNICA DO MINISTRO DO TURISMO A SANTA CATARINA

Dia: 14 de maio de 2021

Horário: 10h30

Local: Centro de Convenções de Balneário Camboriú

O ministro atenderá a imprensa após a cerimônia.

Assessor no Local: Rafael Brais (61) 9 8116-7440


MENSAGEM DO DIA

Voem juntos, mas nunca amarrados

Conta uma velha lenda dos índios Sioux que, uma vez, Touro Bravo - o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros e Nuvem Azul, a filha do cacique e uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas na tenda do velho feiticeiro da tribo e falaram:

- Nós nos amamos e vamos nos casar. E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã. Alguma coisa que garanta que possamos ficar sempre juntos. Que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até a morte.

O velho sábio ao vê-los jovens, apaixonados e ansiosos por uma palavra, disse:

- Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia e, apenas com uma rede e tuas mãos, caçar o falcão mais vigoroso do monte e trazê-lo com vida até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono, onde encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la, trazendo-a viva.

Os jovens abraçaram-se com ternura, e logo partiram para cumprir a missão recomendada. No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco. O velho pediu que, com cuidado, as retirassem. Observou então que se tratava de belos exemplares.

- E agora, o que faremos? Perguntou o jovem. Nós as matamos e depois bebemos à honra de seu sangue ou as cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne?.

- Não, disse o feiticeiro! Apanhem as aves e as amarrem entre si pelas patas, com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas, para que voem livres...

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado, e soltaram os pássaros...

A águia e o falcão tentaram alçar voo, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela incapacidade de voar, as aves jogavam-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.

- E o velho disse: jamais esqueçam o que estão vendo. Este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão: se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, viverão arrastando-se e, cedo ou tarde, começarão a machucar-se mutuamente. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas nunca amarrados.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA











1888 - A princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. A extinção da escravidão no Brasil se deu lentamente. A Lei do Ventre Livre, em 1871, considerava livres os filhos das escravas. A Lei dos Sexagenários, em 1885, libertava aqueles com mais de 60 anos. Em 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei nº 3353, a Lei Áurea, libertando finalmente todos os escravos.

1917 - Três crianças portuguesas tiveram a primeira visão de Nossa Senhora de Fátima, em uma aldeia perto de Lisboa.










1926 - Inaugurada a Ponte Hercílio Luz, símbolo de Florianópolis.

1940 - Winston Churchill fez seu famoso discurso em que afirma ter para oferecer aos ingleses “sangue, suor e lágrimas”.

1950 - O Diner’s Club lançou o primeiro cartão de crédito que permitia compras em diferentes lojas. Ele era aceito inicialmente em 27 restaurantes de Nova York (EUA).

1950 - O primeiro grande prêmio da história do Campeonato Mundial de Fórmula 1 foi disputado em Silverstone, na Inglaterra. O italiano Giuseppe Farina, da Alfa Romeo, venceu a prova.

1950 - Nasce Stevie Wonder, cantor e compositor norte-americano. 1950 - Nasce Stevie Wonder, cantor e compositor norte-americano.

1961 - Morre Gary Cooper, ator americano de cinema.

1965 - Os Rolling Stones gravaram um de seus maiores hits: (I Cant´t Get No) Satisfaction.

1967 - A TV Bandeirantes entra no ar em São Paulo.

1968 - Começam, em Paris, as negociações de paz entre Estados Unidos e Vietnã do Norte.

1981 - O mercenário turco Mehmet Ali Agca, 23 anos, disparou dois tiros contra o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano. Um tiro atingiu o pontífice no abdômen e outro na mão esquerda. O papa passou 22 dias hospitalizado e Agca ficou preso até 2010. Depois, o Papa o perdoou.

1983 - A Rede Manchete começou a transmitir sua programação para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela funcionou até maio de 1999, quando foi vendida.

1989 - Milhares de estudantes chineses se mobilizaram na Praça da Paz Celestial, em Pequim. Eles pediam liberdade na China.


ESPECIAL:

DEBATE SOBRE SEGURANÇA HÍDRICA


A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, por iniciativa do Vereador André Meirinho, promoverá Audiência Pública Virtual para debater o Projeto de Lei n.º 13/2021, de sua autoria, que trata da Política Municipal de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável.

Além da apresentação do projeto, também foram convidados a explanar a situação da gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica e do abastecimento de água e esgotamento sanitário, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Contíguas, Gilmar Pedro Capelari; o diretor geral da Emasa Douglas Costa Beber e o Professor Dr. Marcus Polette, da Univali e do Programa Estuário do Rio Camboriú 2030.

O projeto de lei prevê princípios e diretrizes para o planejamento e gestão das águas, com estratégias para disponibilidade hídrica, despoluição hídrica, águas pluviais urbanas e prevenção e mitigação de desastres.

A segurança hídrica é um desafio de todas as cidades no Brasil e no mundo. Em Balneário Camboriú, este desafio é ainda maior devido ao grande crescimento populacional e à disponibilidade limitada do rio Camboriú. De acordo com os dados do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Camboriú e Contíguas, até 2027 poderá faltar água em Balneário Camboriú caso não sejam tomadas decisões para a reserva de água bruta para abastecimento público. “Garantir água em quantidade e qualidade para atender às demandas da população residente e dos turistas depende do comprometimento do Poder Público com a saúde dos nossos rios e praias”, disse Meirinho.

Para participar da audiência, os interessados devem efetuar a inscrição até as 13h do dia 24 de maio de 2021. Os inscritos deverão ter o aplicativo Zoom instalado e receberão por e-mail, uma hora antes da audiência, o link que dará acesso à sala virtual da audiência.

Link de inscrição:

https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/camara/form_preencher/Inscricoes-online/60/82/0


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL PROJETO DE LEI N.º 13/2021 - “INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE SEGURANÇA HÍDRICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Disponível na Edição Nº 156 do Diário Oficial da Câmara (DOC) de 29/04/2021, acesso: https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/diariooficial

Projeto de Lei n.º 13/2021: https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/camara/proposicao/pesquisa/0/1/0/116862


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia do Automóvel

Dia do Zootecnista

Dia da Fraternidade

Dia Nacional do Chefe de Cozinha


SANTO DO DIA

Nossa Senhora de Fátima

“Não tenham medo”! Com estas palavras, a Virgem Maria dirigiu-se aos três pastorzinhos portugueses de Aljustrel, no dia 13 de maio de 1917.

Na manhã de um esplêndido domingo, Lúcia dos Santos, de 10 anos de idade, e seus primos, Jacinta e Francisco Marto, de 7 e 9 anos, participaram da Santa Missa, na paróquia de Fátima e, depois, levaram suas ovelhas para pastar, no declive da Cova da Iria. Ao ouvir o toque dos sinos para o Ângelus, puseram-se a rezar o Terço, como faziam de costume. A seguir, enquanto brincavam, ficaram assombrados pelo aparecimento de um clarão improviso. Pensando que era um raio e com medo de um temporal, se apressaram para abrigar o rebanho.

Mas, logo depois, foram surpreendidos por outro clarão, sobre um carvalho, no qual viram uma Senhora, vestida de branco e radiante de luz, que lhes disse: “Vim pedir-lhes para que venham aqui, todo o dia 13, por seis meses consecutivos, nesta mesma hora. Dir-lhes-ei, oportunamente, quem eu sou e o que quero”.

A Senhora tinha um vestido com bordados dourados, um cordão de ouro na cintura, um manto cândido e um Terço de grãos brancos nas mãos. Enquanto Lúcia falava com ela, Jacinta escutava a conversa, mas Francisco não ouvia nada. Então, Maria perguntou-lhes: “Vocês querem oferecer-se a Deus, suportar todos os sofrimentos que Ele lhes mandar, como ato de reparação dos pecados, pelos quais Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?” Lúcia respondeu-lhe: “Sim, queremos”. No entanto, a Virgem lhes disse ainda: “Vocês deverão sofrer muito, mas a graça de Deus será seu conforto”.

Aparições na Cova da Iria

Lúcia intimou seus primos a não dizer nada a ninguém sobre o acontecimento porque – explicou - “ninguém acreditaria”. No entanto, Jacinta, temendo ser castigada, por trazer as ovelhas de volta do pasto, antes da hora, contou tudo à sua mãe, que, naturalmente, não acreditou.

Lúcia, Francisco e Jacinta foram repreendidos e advertidos. Não obstante, a notícia começou se espalhar. No dia 13 de junho, na hora do encontro, uma pequena multidão uniu-se às três crianças. A Virgem pediu a Lúcia para rezar muito, mas também para aprender a ler e a escrever, a fim de poder transmitir as suas mensagens.

Na terceira aparição, cerca de duas mil pessoas se reuniram e deixaram suas ofertas em dinheiro na Cova da Iria. Nossa Senhora renovou o convite, aos três pastorzinhos, para virem, àquele mesmo lugar, todo dia 13 do mês; e, ao mostrando-lhes o inferno, exortou-os a rezar pela humanidade.

Lúcia, Francisco e Jacinta receberam zombarias dos incrédulos; até o pároco duvidou da veridicidade das suas narrações; por sua vez, também o prefeito do município de Vila Nova de Ourém, ao qual pertencia Fátima, tentou dissuadi-los.

No dia 13 de agosto, não puderam comparecer na Cova da Iria, porque estavam presos. Mas, a Virgem Maria apareceu-lhes, improvisamente, no dia 19 de agosto, enquanto apascentavam o rebanho em Valinhos, pouco distante de Aljustrel. Lúcia aproveitou para perguntar-lhe o que devia fazer com as ofertas, que os fiéis deixaram na Cova da Iria. Então, Maria lhe respondeu: “Mande construir uma Capela, precisamente ali”.

A aparição repetiu-se, pontualmente, também no dia 13 de setembro. Neste último encontro, Nossa Senhora prometeu realizar um prodígio, para que todos acreditassem.

“Eu sou Nossa Senhora do Rosário”

No dia frio e cinzento de 13 de outubro, a chuva puniu 70 mil pessoas, entre as quais muitos jornalistas, fotógrafos e a imprensa internacional. Naquele dia, enquanto continuava a chover, a Virgem revelou a Lúcia, Francisco e Jacinta: “Eu sou Nossa Senhora do Rosário”. E, depois desta aparição, realizou o milagre prometido: a dança do sol! O astro assumiu várias cores, pôde ser visto a olho nu e começou a girar em torno de si mesmo, parecendo aproximar-se da Terra. Quando este acontecimento extraordinário cessou, as roupas das pessoas, que antes estavam ensopados, se secaram.

Treze anos depois, no dia 13 de outubro de 1930, as autoridades eclesiásticas declararam que as aparições eram “dignas de fé” e autorizaram o culto a Nossa Senhora de Fátima.

Francisco faleceu no dia 4 de abril de 1919 e Jacinta em 20 de fevereiro de 1920. Lúcia entrou para a Comunidade das Irmãs de Santa Doroteia, em 17 de junho de 1921. Após mais de dez anos da emissão de seus votos Perpétuos, decidiu ingressar para o Mosteiro Carmelita de Coimbra. Lúcia faleceu no dia 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos.

Francisco e Jacinta foram beatificados no dia 13 de maio do ano 2000, por São João Paulo II, e canonizados, em 13 de maio de 2017, pelo Papa Francisco. (TEXTO DO VATICANO)

LogomarcaMin2cm.jpg