• Aderbal Machado

COLUNA DE QUINTA: Finalmente, um projeto de longo alcance para o turismo de Balneário Camboriú

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



Um dos projetos do “BC 4 Estações” é a Academia de Turismo BC, com o objetivo capacitar todos que atuam na linha de frente no atendimento ao turista. A capacitação ocorrerá, no segundo semestre deste ano, de forma on-line, por meio de uma plataforma EAD com avaliações e certificados. Outros projetos a serem implantados são o Experimente BC, Smart Tour 360º, pacote de apoio aos eventos feitos na cidade, Influencers BC, Festival da Primavera e o Natal.

Estabelecida pelo plano uma supertemporada em Balneário Camboriú, com nove meses de duração, com início em julho de 2021, acabando em março de 2022.

Em decorrência da pandemia, o projeto foi adiado para não causar aglomerações, com previsão de iniciar em setembro, com o Festival da Primavera, outra ação que faz parte do plano.

Para o secretário de Turismo, Geninho Goes, os primeiros 100 dias de gestão foram importantes para estruturar um planejamento que envolveu inúmeros segmentos e dezenas de encontros entre a equipe da Secretaria de Turismo e a sociedade de uma forma geral.


Apresentação completa, com detalhes, visualize aqui:

turismo bc
.pdf
Download PDF • 530KB

TOME NOTA


+ A Câmara de Vereadores de Itajaí debate com Executivo o novo Plano Diretor do município. Já foi apresentado o andamento montagem do Plano, cuja última fase é a aprovação do projeto de lei pelo Legislativo. O secretário Rodrigo Lamim explicou que a Prefeitura desenvolve o trabalho desde 2018 tendo sido realizadas 20 reuniões de diagnóstico e de prognóstico nos bairros.


+ O mês de maio foi marcado pelo Movimento Mundial Maio Amarelo, que busca mobilizar a sociedade na conscientização no trânsito para redução de acidentes. No período entre os dias 1º a 31 de maio, o BC Trânsito atendeu 921 ocorrências geradas através da Central de Emergências 153, prestou 148 acompanhamentos para outras secretarias e atendeu 19 acidentes de trânsito no perímetro urbano. Além disso, auxiliou em 22 barreiras integradas da Guarda Municipal e 11 da Polícia Militar.


+ A Comissão de Finanças da Assembleia debateu sobre adequações no Ministério Público de Santa Catarina. Um projeto de lei, enviado pelo MP, aumenta de três para quatro o número de membros que podem ser designados para a função de subprocurador-geral. A mudança será feita para organizar a futura estrutura da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Inovação.


+ A Pesca Artesanal de Tainha acontece nas praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição e Tainha. Ao longo destas praias, placas informam os visitantes sobre a localização dos portos e orientam sobre o uso das praias neste período. Para uma melhor experiência, agências de turismo da cidade realizam passeios guiados com visitas aos ranchos, histórias, causos, curiosidades e receitas e até mesmo a degustação desta iguaria. São várias opções de roteiros, de acordo com o perfil e disponibilidade do visitante. Nos restaurantes locais, diversas formas de degustar a tainha: assada, frita, escalada, feita em caldo, no feijão ou pirão. Outras formas são a tainha recheada com a própria ova, o famoso debulho, e o caviar feito com a ova da tainha. Os restaurantes que servem tainha estão identificados com o selo “Aqui tem tainha!”.


+ + A Rede Sustentável de Entidades promove neste sábado, 5 de junho, em Penha, o primeiro drive-thru da Campanha do Agasalho 2021. Ação será realizada no Parque Municipal Festa do Marisco, situado na Avenida Nereu Ramos, 440, centro. A população pode entregar as doações no local das 9h às 16h.


+ O alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú em detalhes:

+ Dois projetos aprovados pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia, destinados ao Plenário, pois não irão a nenhuma outra comissão. O PL 201 altera a programação físico-financeira do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020-2023, aprovado pela Lei 17.874, de 2019. Já o PL 202 autoriza a a abertura de crédito especial de R$ 100 milhões em favor da Secretaria da Agricultura, também para dar suporte ao programa de combate à estiagem.


Registros Comparativos de Óbitos


Santa Catarina


Maio de 2018 – 3.323

Maio de 2019 – 3.475

Maio de 2020 – 3.200

Maio de 2021 – 4.611


2018 – 40.598

2019 – 42.236

2020 – 46.156


Balneário Camboriú


Maio 2018 – 70

Maio 2019 – 77

Maio 2020 – 60

Maio 2021 – 74


2018 – 843

2019 – 862

2020 – 981


CORONAVÍRUS EM SC















CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Balneário Camboriú amplia a vacinação em profissionais da saúde, que atuam em clínicas com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), para a faixa de 18 anos ou mais. A imunização inicia nesta quarta-feira (02), das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas demais UBS. Para receber a vacina, os profissionais da saúde precisam apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e comprovante de vínculo empregatício.


Vacinação contra Covid-19 no feriado


Balneário Camboriú terá vacinação contra Covid-19 na sexta-feira (04) e no sábado (05) na Unidade Básica de Sáude Central, na Rua 1.500, das 8h às 17h. Na quinta-feira (03), devido ao feriado de Corpus Christi, não ocorrerá vacinação.


Quem pode tomar a vacina?


Podem se vacinar pessoas de 18 anos ou mais que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; e Pessoas com deficiência sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

É necessário apresentar atestado médico original e cópia, assinado e com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.


Idosos


Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ











CORONAVÍRUS EM NAVEGANTES











CORONAVÍRUS EM ITAJAÍ

Itajaí soma nesta quarta-feira (02) 22.033 casos confirmados de COVID-19 e 616 óbitos em decorrência da doença. Do total de contaminados, 20.359 pacientes já se recuperaram (92,4%) e 1.058 estão com o vírus ativo (40 internados e 1.018 em isolamento domiciliar). Há ainda 72 casos suspeitos aguardando resultado de exames.

Neste boletim foram contabilizados 572 exames, sendo que 512 deram negativo e 60 positivo. Ao todo, o Município realizou 150.128 exames (rede pública e privada), sendo que 128.095 foram descartados (negativos).

- INTERNAÇÕES GERAIS COVID NO HOSPITAL MARIETA:

88, sendo 40 moradores de Itajaí e 48 de outras cidades (76 casos na UTI e 12 casos em isolamento). A UTI está 95% ocupada com 04 leitos vagos - INTERNAÇÕES GERAIS COVID NO HOSPITAL PEQUENO ANJO:

10, sendo 04 moradores de Itajaí e 06 de outras cidades (10 casos em isolamento). A UTI está 0% ocupada com 06 leitos vagos * * * Até a publicação deste boletim foram vacinadas 42.329 pessoas contra COVID-19, sendo 18.183 delas com a primeira e a segunda dose. Saiba mais em: vacina.itajai.sc.gov.br.


MENSAGEM DO DIA

Para que serve um amigo?


Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra. Todas as alternativas estão corretas, porem isso não basta para guardar um amigo no lado esquerdo do peito. Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu.


Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.


Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que esta sendo construído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão. Veremos:


Um amigo não racha apenas a gasolina:

Racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas a prancha: Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.


Um amigo não recomenda apenas um disco:

Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.


Um amigo não dá carona apenas pra festa:

Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola:

Passa contigo um aperto, passa junto o réveillon.


Um amigo não caminha apenas no shopping:

Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado.

Um amigo não segura a barra, apenas:

Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.


Duas dúzias de amigos assim ninguém tem.

Se tiver um, amém.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


O cineasta Rossellini

No dia 3 de junho de 1977, morre Roberto Rossellini. Filho de um rico arquiteto, esse famoso diretor italiano iniciou no cinema em 1934. Na década de 1950, ele se envolveu num escândalo ao manter um romance com a atriz Ingrid Bergman, que engravidou dele quando ainda estava casada com o primeiro marido.


1770 - Nasce Manuel Belgrano, militar e patriota argentino.

1875 - Morreu aos 36 anos o compositor francês Georges Bizet, autor da ópera “Carmen”.

1924 - O escritor checo Franz Kafka morreu de tuberculose, aos 40 anos, sem ter visto a maior parte de suas grandes obras publicadas (“O Processo”, “O Castelo” e “O Desaparecido”). O desejo de Kafka era que esses manuscritos tivessem sido destruídos.

1931 - Nasce Raul Castro, militar e político cubano.

1937 - O Duque de Windsor, ex-rei George VIII da Inglaterra, se casou com a divorciada americana Wallis Simpson, por quem abdicou do trono em 1936.

1944 - Segunda Guerra Mundial. É constituído o governo provisório francês.

1948 - Inaugurado em Monte Palomar, California, nos Estados Unidos, um telescópio gigantesco que revolucionou a astronomia.

1961 - O presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o primeiro dirigente soviético, Nikita Kruschev, se encontram em Viena pela primeira vez.

1963 - Morre o papa João XXIII.

1965- Os Estados Unidos lançaram a nave espacial Gemini IV, a primeira missão especial de vários dias realizada pela NASA. Foi o segundo voo com dois homens a bordo. O astronauta Edward White fez o primeiro “passeio no espaço”.

1968 - Andy Warhol, líder do movimento Pop Art, sofreu tentativa de assassinato.

1970 - Carlos Lamarca foi condenado a 24 anos de prisão, em São Paulo, sob a acusação de organizar movimentos guerrilheiros.

1985 - Ao operar Manuel Amorim da Silva, Euryclides de Jesus Zerbini fez o primeiro transplante cardíaco do mundo em portador de doença de Chagas.

1989 - Morre Ruhollah Jomeini, líder espiritual iraniano.

1999 - O presidente iugoslavo Slobodan Milosevic cede às exigências ocidentais para que aceite a instalação de tropas aliadas em Kosovo, retire suas forças e revogue a expulsão das pessoas de etnia albanesa.

2000 - Equipe de arqueólogos anuncia ter descoberto ruínas das cidades faraônicas de Iraklió, Canopus e Menouthis no fundo do Mar Mediterrâneo. Elas eram conhecidas apenas através de tragédias gregas e lendas.

2001 - Morre Anthony Quinn, ator de origem mexicana.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Corpus Christi

Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social

Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Dia Mundial da Bicicleta

Dia Nacional da Educação Ambiental


SANTOS DO DIA

SS. CARLOS LWANGA E COMPANHEIROS, MÁRTIRES DE UGANDA

Assassinados por ódio à fé, São Carlos Lwanga e seus Companheiros, católicos e anglicanos, são os mártires mais famosos de Uganda, vítimas das perseguições anticristãs no país, perpetradas no final do século XIX. São recordados pela Igreja no dia em que foram queimados vivos, na colina Namugongo.


S. CLOTILDE, RAINHA DA FRANÇA

Nascida em Lyon, em 474, casou-se com Clóvis, rei dos Francos. O soberano, que era pagão, permitiu-lhe batizar seus cinco filhos, que, com a sua morte, brigaram pela sua sucessão. Clotilde retirou-se para Tour, cidade de São Martinho, onde se dedicou às obras de caridade e orações por seus filhos.

LogomarcaMin2cm.jpg