COLUNA DE QUINTA: Deputados lançam dúvidas sobre empresa candidata a administrar Centro de Eventos

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



O deputado Kennedy Nunes (PSD) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa que a empresa vencedora do certame para administrar o Centro de Eventos de Balneário Camboriú é de propriedade de um irmão de senador, de vereadores cassados por fraude e de um assessor parlamentar da Assembleia.

“Um negócio para o Ministério Público olhar. É claro que não estou condenando ninguém. Não vou pedir para o Moisés, mas no mínimo tem de ser investigado o entrelaçamento político-administrativo”, argumentou Kennedy.

Ivan Naatz (PL) concordou: “Na região há cinco empresas com expertise internacional nessa área, mas apenas uma empresa apresentou a documentação habilitando-se a administrar o Centro de Eventos de Balneário Camboriú”, alertou Ivan, informando que o assessor parlamentar integrante da empresa é lotado no gabinete da deputada Paulinha (PDT).


TOME NOTA


+ VAGAS - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

TERÇA-14h às 17h

QUARTA-08h às 11h30min

Rua Angelina, 555-Bairro Municípios

TELEFONE 3367-6535-Com Carteira de Trabalho.

Servente

Servente - egresso

Assistente Financeiro

Pedreiro

Carpinteiro

Meio Oficial de Carpinteiro

Auxiliar de Engenharia


+ Tem gente que parece ter sido parido num caldeirão de bruxaria maligna, tal a negatividade com que trata as coisas.


+ Benjamin Franklin já dizia há mais de 200 anos que “nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos”. Ultimamente, o Brasil comprova sua máxima mais do que nunca. Com gastos públicos crescendo como nunca por conta da pandemia, os impostos necessários para bancá-los também estão crescendo muito rapidamente. Nós brasileiros já pagamos mais de R$1 trilhão neste ano. No ano passado, esta marca só foi atingida no dia 27 de junho, 39 dias mais tarde do que neste ano. E aí, ainda vem o teto duplex dos políticos e altos funcionários públicos como cereja do bolo. Publicação de Ricardo Amorim.


+ Quitei minha anuidade do CRECI. Pouquinho mais de 600,00. Agora só em março de 2022. Há quem se queixe. Se for para ser Corretor e ficar se queixando de anuidade, melhor nem tentar. Igual advogado, que fica criticando a da OAB. Pelo menos pra isso devo ganhar. Ou nem me meto. Nessa publicação, que fiz nas minhas mídias sociais, comentários sobre as duas entidades, afirmando que a arrecadação com as anuidades não correspondem, nem de perto, aos serviços prestados aos associados. Discordando ou concordando, é bom sempre ter um olhar crítico e conferir a realidade.


Elevado da Quarta Avenida: economia de R$ 7 milhões e solução de gargalo no trânsito. Sua elaboração, no momento decisivo, deu-se quando o vice-prefeito Carlos Humberto estava na Secretaria do Planejamento e Orçamento do município. Aqui ele mostra a obra, com imagens aéreas espetaculares e inéditas de sua funcionalidade. Vale muito a pena assistir:

+ De repente, como diria Paulo Alceu, a CPI da Pandemia vê mais importância em possível aplicação de cloroquina contra a doença do que os roubos descarados de grana de municípios e estados, mediante verbas da Covid remetidas pelo governo federal. Seletividade criminosa.


+ Pazuello responsabiliza Estados e municípios por Carnaval. Pegou bem, porque é isto mesmo. Basta pesquisar manifestações da época, quando a Covid já estava presente e de pleno conhecimento de todos quanto aos riscos de disseminação por aglomerações.


+ Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, entra firme no que chama de "despetização" das escolas, com a derrubada da eleição direta para as direções. Reforçado por lei. Agora, decidiu por "índice zero" de reajuste ao funcionalismo. Reforçado por lei da pandemia, corroborada pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Justiça, por provocação do MPSC. Portanto, costas quentíssimas.


+ Ofensiva de Lula para se aproximar do centro provoca racha em partidos de esquerda, diz a Gazeta do Povo. Uma coisa é muito certa: Lula não representa e nem nunca representou a esquerda, como ela é concebida no Brasil. Nunca.


+ A Polícia Civil concluiu inquérito policial em relação ao vídeo onde um homem segura uma bandeira com o símbolo da suástica, em Florianópolis. Aberta investigação para apurar autoria da possível prática do crime previsto na Lei 7.716/89.

Após a identificação do envolvido, o advogado que o representa compareceu à Delegacia. A bandeira mencionada foi apresentada e apreendida. O Inquérito Policial foi encaminhado ao Judiciário. Tem que haver rigor. O máximo.


+ Professores em greve na capital dizem que não há segurança sanitária para aula presencial. Mas o retorno está na esfera judicial, que já decidiu, invocada pelo MPSC. Um lado e outro devem se estribar em "ciência".


+ Bill Gates sendo julgado por "comportamento inapropriado" com atos nada recomendáveis dentro da Microsoft. Para qualquer outro a definição seria bem outra...


+ STF reafirma que amante não tem direito a pensão. Livrou a cara de um monte de gente. E bota monte de gente nisso.


+ Facebook elimina página pró-Israel com mais de 75 milhões de seguidores. Ditadura pura e odiosa das Big Techs.


+ O descarado do Biden apela a cessar fogo com Israel, mas se fecha em propor a mesma coisa ao Hamas. Covardão e omisso. Melhor: babaca.


Recreação infantil de Itapema servia para abusos sexuais

Psicólogos policiais da Polícia Civil estão em Itapema, em atendimentos e suporte às crianças e familiares delas que relataram denúncias de abusos sexuais em uma recreação infantil. Os psicólogos foram enviados pela Delegacia Geral e prestarão os serviços pelos próximos dias. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Itapema, que instaurou inquérito policial e tomou as medidas legais. Foram colhidos depoimentos de 17 supostas vítimas relacionadas às denúncias registradas em Boletins de Ocorrência. O suspeito, que seria o proprietário do estabelecimento, teve a prisão preventiva decretada pelo Judiciário na investigação e está foragido desde segunda-feira (17). O local onde funcionava o espaço foi interditado. A Polícia Civil segue com as investigações e as buscas continuam.


CORONAVÍRUS EM SC

Santa Catarina tem 936.823 pacientes com teste positivo para Covid-19. Desses, 901.919 são considerados recuperados e 20.283 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 19. Desde o início da pandemia, 14.621 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,56%.

São 772 casos ativos a mais que no último boletim, e houve mais 37 óbitos. A quantidade de casos confirmados subiu 3.499 e outras 2.690 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas segundo estimativa do Governo.

Dos 1.521 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.454 ocupados, sendo 958 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 95,6%.

Foz do Rio Itajaí:

Casos confirmados: 97.908 (13.380 por 100 mil hab.)

Casos ativos: 1.786 (244 por 100 mil hab.)

Óbitos: 1.695 (232 por 100 mil hab.)

Recuperados: 94.427


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta quarta-feira (19), Balneário Camboriú registrou 72 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.520 casos, sendo que 19.921 pessoas (97%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 267 pacientes, sendo 235 tratamentos em domicílio e 32 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 332 o número de óbitos em Balneário Camboriú.

- Óbitos:

* Homem de 34 anos, sem comorbidades, no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento de Covid-19, no dia 19/05/2021.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 28 pacientes (dez de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, um de Itapema, seis de Bombinhas, quatro de Itajaí, um de Joinville, um de Penha, um de Balneário Piçarras, um de Navegantes e um de Porto Belo)

Taxa de ocupação da UTI: 93%*

*Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 17 pacientes (sete de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, dois de Itajaí, um de Porto Belo, um de Navegantes, um de Joinville e um de Itapema)

PEDIATRIA: 00

Vacinação

Nesta quarta-feira (19), Balneário Camboriú vacinou 453 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 31.906 pessoas com a primeira dose, destes, 5.615 são profissionais da saúde, 23.346 são idosos com 60 anos ou mais, 350 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas e 2.595 pessoas da nova fase prioritária que envolve pessoas com síndrome de Down, transplantados, gestantes, deficientes e pessoas com comorbidade.

Balneário Camboriú já aplicou 19.204 unidades das segundas doses.

Acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049. Este número também está disponível para tirar dúvidas.

Vacinação II

Na quinta-feira (20), a vacinação contra Covid-19 em Balneário Camboriú ocorrerá, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira. Nas demais UBS ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Podem se vacinar as pessoas com 50 anos ou mais que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e pessoas com deficiência, sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

A vacina também será aplicada em pessoas acima de 18 anos com síndrome de Down, transplantados, gestantes e puérperas com comorbidades, portadores de fibrose cística e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim. As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 30 anos, nos mesmos locais e horários. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Nesta quarta-feira, dia 19, até às 17h, o município oficializa 19 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.440 pacientes positivos, 9.086 já receberam alta e 142 faleceram. No momento 212 pacientes encontram-se em tratamento, 200 em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 6

Internados em leitos de Enfermaria – 6

Internados HCC – 7 pacientes (2 de Camboriú – 2 de Porto Belo – 2 de Bombinhas – 1 de Balneário Camboriú)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


Polícia Civil prende dois foragidos envolvidos no roubo do Banco do Brasil em Criciúma

Foi na segunda-feira (17), em Votorantim, em São Paulo. A ação foi da Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) e com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC/PCSC). Os policiais localizaram a dupla em um condomínio de alto padrão, em Votorantim/SP, onde moravam. O homem, de 41 anos, natural de Sorocaba/SP, tem antecedentes por crimes de extorsão mediante sequestro e porte ilegal de arma de fogo em São Paulo. A mulher, de 28 anos, natural de Capinzal/SC, trabalhava para o homem e ambos viviam em Penha na época do roubo. No momento da abordagem o homem tentou escapar e resistiu à prisão, sendo contido pelos policiais. Eles foram transferidos para Santa Catarina e agora responderão juntamente com os demais réus ao processo. As investigações prosseguem para alcançar todos os responsáveis pelo crime. O roubo ao Banco do Brasil ocorreu na noite do dia 30 de novembro de 2020. Em março deste ano, a Polícia Civil de Santa Catarina indiciou e o Ministério Público de Santa Catarina ajuizou ação criminal contra 16 pessoas por organização criminosa. Elas tiveram as prisões preventivas decretadas pela Justiça, na primeira fase das investigações, reunindo informações coletadas por todas as forças de segurança.


MENSAGEM DO DIA

O Violinista


ERA UMA VEZ um grande violinista chamado PAGANINI.


Alguns diziam que ele era muito estranho. Outros, que era sobrenatural. As notas mágicas

que saiam de seu violino tinham um som diferente, por isso ninguém queria perder a oportunidade de ver seu espetáculo.


Numa certa noite, o palco de um auditório repleto de admiradores estava preparado para recebê-lo. A orquestra entrou e foi aplaudida. O maestro foi ovacionado.


Mas quando a figura de Paganini surgiu, triunfante, o público delirou.


Paganini coloca seu violino no ombro Breves e semibreves, fusas e semifusas, colcheias e

semicolcheias parecem ter asas e voar com o toque daqueles dedos encantados.


DE REPENTE, um som estranho interrompe o devaneio da platéia. Uma das cordas do violino de Paganini arrebenta. O maestro parou. A orquestra parou. O público parou. Mas Paganini não parou.


Olhando para sua partitura, ele continua a tirar sons deliciosos de um violino com problemas.


O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar.


Mal o público se acalmou quando, de repente, um outro som perturbador derruba a atenção dos assistentes. Outra corda do violino de Paganini se rompe.


O maestro parou de novo. A orquestra parou de novo. Paganini não parou.


Como se nada tivesse acontecido, ele esqueceu as dificuldades e avançou tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra, impressionados, voltam a tocar. Mas o público não poderia imaginar o que iria acontecer a seguir. Todas as pessoas, pasmas, gritaram OOHHH! ecoando pela abobadilha daquele auditório.


Uma terceira corda do violino de Paganini se quebra. O maestro pára. A orquestra pára.

A respiração do público pára. Mas Paganini não pára.


Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrara daquele violino destruído. Nenhuma nota foi esquecida. O maestro empolgado se anima.

A orquestra se motiva. O público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio. Paganini atinge a glória.


Seu nome corre através do tempo. Ele não é apenas um violinista genial. É o símbolo do

profissional que continua diante do impossível.


SC pode liberar aquisição de vacinas por empresas privadas

Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 85/2021, do deputado Valdir Cobalchini, que vai possibilitar a aquisição direta, por pessoas jurídicas de direito privado, de vacinas contra a Covid-19. Conforme a proposta, as vacinas adquiridas por empresas privadas precisam ser reconhecidas internacionalmente, e ter taxa global de eficácia de no mínimo 50%. O projeto aguarda sanção do governador.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Inauguração de Auschwitz

Em 20 de maio de 1940, entra em funcionamento o campo nazista de Auschwitz. Foi o maior campo de concentração em funcionamento durante a II Guerra Mundial. Nele, dezenas de milhares de judeus foram carbonizados em fornos coletivos. Aos prisioneiros era dito que iriam tomar banho de água quente.


1498 - Vasco da Gama chegou a Calicute e se tornou o primeiro europeu a atingir a Índia contornando a África.

1506 - O navegador genovês Cristóvão Colombo morreu aos 55 anos em Valladolid, na Espanha, pobre e ainda acreditando que havia chegado às Índias.

1880 - Morre Ana Nery, que realizou um grande trabalho para os bancos de sangue do Brasil durante a guerra de 1865.

1884 - Pasteur apresenta na Academia de Ciências de Paris o resultado de seus experimentos sobre o vírus da raiva.

1927 - O aviador norte-americano Charles Lindbergh decola de Nova York em seu avião "Spirit of St. Louis", para realizar a primeira travessia que cruzou o Atlântico, com Paris como destino.

1930 - A polícia colonial inglesa prende em Bombaim (Índia) o líder nacionalista Mahatma Gandhi.

1932 - A americana Amelia Earhart decolou de Newfoundland, nos Estados Unidos, no primeiro voo solo sem escalas atravessando Oceano Atlântico feito por uma pilota. Ela aterrissou na Irlanda no dia seguinte.

1939 - O serviço de postagem aérea sobre o Atlântico foi iniciado pela empresa aérea Pan-Americana.

1940 - Segunda Guerra Mundial: unidades aliadas são cercadas em Dunquerque pelos alemães. Filme famoso relata o tema: "Dunkirk"

1940 - Entra em funcionamento o campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia do Pedagogo

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

Dia Mundial das Abelhas

Dia Nacional do Medicamento Genérico

Dia do Comissário de Menor

Dia da Etnia Italiana


SANTOS DO DIA

S. BERNARDINO DE SENA, PRESBÍTERO FRANCISCANO

Seguido por Papas e analfabetos, por seu estilo de pregação sem bizantinismos, Bernardino de Sena foi um dos santos franciscanos mais conhecidos e um grande reformador da sua Ordem, no século XV. Proclamado Santo por Nicolau V, em 1450, a apenas seis anos da sua morte.


S. ÁUREA, MÁRTIR DE ÓSTIA

Na época do imperador Cláudio, no I século, a nobre matrona romana, Áurea, que se converteu ao cristianismo, foi torturada; por não negar à sua fé, ficou confinada em Óstia. Depois, foi novamente presa e martirizada; segundo a tradição, seu corpo foi jogado no mar, mas trazido de volta pelas ondas.

LogomarcaMin2cm.jpg