top of page

COLUNA DE QUINTA: A indiferença social que resulta na força do crime e na impunidade dos criminosos

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


O Insustentável Custo de Nossa Indiferença


Por: Roberto Motta


Muita gente boa ainda acha que “essa história de esquerda e direita” é uma bobagem.

“Basta os dois lados sentarem e conversarem”, dizem alguns, como se fosse um debate acadêmico.

Eu também já pensei assim.

Sabe o que mudou minha cabeça?

A realidade da segurança pública brasileira.

Descobri que há décadas nosso sistema de justiça criminal vem sendo destruído.

O cidadão está cada vez mais indefeso, a polícia mais acuada, a justiça mais aparelhada e os criminosos cada vez mais protegidos, organizados e ousados.

Tudo isso é resultado do trabalho incansável de ativistas e políticos de esquerda, em todas as esferas da sociedade - das escolas infantis às faculdades de Direito, das ONGs de “Direitos Humanos” aos “coletivos” que atacam a polícia e constroem “memoriais” para bandidos mortos, das novelas que humanizam e glorificam traficantes ao noticiário que ataca a polícia diariamente.

Nada explica melhor o que está acontecendo do que o caso do assassino sádico de Goiás.

Percebam: não importa a monstruosidade do crime.

Não importa quantos crimes tenham sido cometidos.

Não importam as vítimas.

No Brasil, o criminoso SEMPRE será solto e terá uma nova chance de assaltar, estuprar ou matar.

O maníaco de Goiás já foi defendido na TV e em várias publicações de esquerda como “uma pessoa cheia de chagas”, que precisa ser acolhida, jamais punida.

São exatamente essas as ideias que prevalecem na justiça criminal brasileira - nas leis, nas decisões judiciais e, cada vez mais, no medo permanente que o brasileiro tem de ser vítima de um crime violento.

Tudo isso está acontecendo na frente dos nossos olhos.

Tudo isso é o projeto central da esquerda.

Nos últimos 20 anos morreram assassinados mais de UM MILHÃO de brasileiros. Apenas 8% desses assassinos foram punidos.

Acontecem no Brasil mais de DOIS MILHÕES de assaltos por ano. São QUATRO ASSALTOS POR MINUTO. Enquanto você lia esse texto, quatro pessoas foram assaltadas.

Apenas 2% desses assaltantes serão, um dia, punidos.

No Brasil impera a absoluta impunidade.

Nada disso é por acaso.

Os criminosos brasileiros são tratados com leniência e permissividade desconhecidas nas democracias ocidentais.

Em qualquer uma delas, o maníaco assassino já teria sido condenado à morte ou à prisão perpétua.

Aqui, não importa o que ele faça, em breve estará de volta às ruas.

O legado de destruição intelectual e moral deixado pelos governos de esquerda no Brasil chegou até a linguagem usada pela justiça.

Foi durante esses governos que se decidiu tratar criminosos presos - inclusive aqueles mais perversos e perigosos - pelo fofo termo "pessoas privadas de liberdade".

Antigamente, eram "presos" mesmo.

Depois viraram "detentos".

Em certo momento, passaram a ser chamados de "apenados".

Depois viraram "reeducandos".

E, finalmente, "pessoas privadas de liberdade".

Acreditem: esse ainda é o termo oficial usado hoje.

Não acreditam? Basta dar um pulo no site do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen.

Um país que chama assim os criminosos presos, não acredita que eles mereçam qualquer punição.

Uma sociedade que não consegue condenar moralmente seus criminosos jamais conseguirá condená-los judicialmente.

Tudo isso é resultado da destruição da segurança pública brasileira pelo ativismo desenfreado de esquerda.

Muita gente boa ainda acha que “essa história de esquerda e direita” é uma bobagem.

Isso é um equívoco grave.

Só conseguiremos de volta paz e segurança enfrentando e eliminando a ideologia que dominou o sistema de justiça criminal.

Essa ideologia tem vários nomes: comunismo, socialismo, progressismo.

A ideologia que garante a traficantes, estupradores e assassinos o direito de continuar destruindo nossas vidas é a ideologia de esquerda.

E, a isso, ninguém pode ficar indiferente.



TOME NOTA


+ VAGAS DE EMPREGO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

•Servente

•Pedreiro

•Carpinteiro

•Meio Oficial de Carpinteiro

•Auxiliar de Engenharia

•Estágiario de Engenharia Elétrica

•Auxliar Eletricista

•Auxiliar de Engenharia Elétrica

•Encanador Hidráulico

ATENDIMENTO PARA VAGAS NO SINDUSCON

TERÇA 14h ÀS 17 h

QUARTA FEIRA 08h as 11:30h

Rua Angelina, n 555 - Bairro dos Municípios.

TELEFONE (47) 3367-6535 - Trazer carteira de trabalho.


+ A Universidade de Oxford anunciou que estuda a eficiência da ivermectina no tratamento de pacientes com covid-19.

Com mais de cinco mil voluntários cadastrados, o estudo tem o objetivo de verificar os resultados do uso da ivermectina na recuperação de pacientes acometidos pela doença ou mesmo reduzir a necessidade de internação hospitalar.

De acordo com o professor Chris Butler, um dos investigadores do projeto, a ivermectina foi escolhida por “estar prontamente disponível no mundo todo”, além de já ter sido utilizada para tratar outras doenças infecciosas. “É um medicamento bem conhecido com um bom perfil de segurança”, disse.

O estudo de Oxford é apoiado pelo governo do Reino Unido e investiga outros medicamentos, sendo a ivermectina o sétimo a ser alvo do projeto, que já descartou, no estágio inicial da covid, o uso da azitromicina e da doxiciclina.

Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar que a ivermectina não seja usada em pacientes de covid, Butler afirmou que o medicamento apresentou bons resultados em testes preliminares.

“Ao incluir ivermectina em um ensaio em grande escala como o Principle (nome dado ao projeto da Universidade de Oxford), esperamos obter evidências robustas para determinar a eficácia no tratamento e se há benefícios ou danos associados ao seu uso”, disse.

Bom isso. Pelo menos vai o estudo vai acabar com os dogmas ideológicos em cima do medicamento. E mandar à falência os jornalistas-políticos, juízes-médicos e políticos-médicos.


+ Foi aprovado um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Nilso Berlanda (PL), que autoriza o funcionamento dos parques de diversão, em Santa Catarina, durante a pandemia de Covid-19. A matéria segue para sanção do governador.


+ O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), recebeu em mãos o Projeto de Lei que viabiliza as ações para a implantação de internet de fibra óptica no meio rural do Estado. A intenção do governo é investir R$ 50 milhões de reais e cobrir boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica.


+ Deputada Paulinha defendeu a oportunidade de estipular protocolos para o setor de eventos, único que continua parado desde março de 2020. ”O setor foi o único que ainda não retomou as atividades, mas agora, com um plano de imunização que prevê em outubro um desempenho confortável, penso que está na hora de propor protocolos de segurança para que o setor possa retomar com algum vigor”, disse. A deputada sugeriu a realização de um evento-teste, no caso uma festa de formatura, com camarote exclusivo para os familiares de cada formando.


+ A Câmara dos Deputados manteve seu texto para a Medida Provisória 1033/21, que reformula a legislação sobre zonas de processamento de exportação (ZPE), dispensando-as de atingirem 80% de suas receitas brutas com mercadorias exportadas e incluindo entre as beneficiárias empresas exportadoras de serviços. A nova votação foi necessária depois de o Senado Federal rejeitar o projeto de conversão e optar pelo texto original da MP.​ A matéria vai à sanção presidencial.


+ Informação do Diário do Poder: Espanha e França retomam atividades como casas noturnas, celebrando a vacinação. Somando os dois, e incluindo Portugal de lambuja, os três quase igualam as 90 milhões de doses de vacinas aplicadas no Brasil.


+ O ministro Ricardo Salles até que demorou a cair, ante a pressão formidável e afronta a interesses de muitas ordens. Bateu de frente com ambientalistas, ONGs internacionais e outras instituições do tipo, além de políticos maculados. Não poderia ser diferente e ele sabia disso. Ninguém no governo está a salvo desses investidas. O que é necessário é o pessoal do governo não deixar barato: sair pra cima, como fez Onyx Lorenzoni. Ou isso ou a oposição (esquerda, por óbvio) ganha no grito.


+ O STF vai decidir se a CPI da Pandemia pode convocar governadores. Se não puder, comprova a parcialidade das "investigações" em definitivo. Muitos governadores e até prefeitos estão enfiados até o pescoço em compras duvidosas e outras nem tanto, como a compra de respiradores com pagamento antecipado - que não foram entregues e o dinheiro não voltou. Não não puder convocar estes, pode fechar a bodega.


Registros Comparativos de Óbitos em Geral


BRASIL


2017 – 1.071.733

2018 – 1.201.071

2019 – 1.269.535

2020 – 1.459.681


SANTA CATARINA


Maio de 2018 – 3.323

Maio de 2019 – 3.475

Maio de 2020 – 3.200

Maio de 2021 – 4.611


2018 – 40.598

2019 – 42.236

2020 – 46.156


BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Maio 2018 – 70

Maio 2019 – 77

Maio 2020 – 60

Maio 2021 – 74


2018 – 843

2019 – 862

2020 – 981


CORONAVÍRUS NO BRASIL E NO MUNDO

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 179.199.021 contaminados e 3.883.483 mortos no mundo. No Brasil são 18.054.653 contaminados e 504.717 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 2,71 bilhões. No Brasil são 91.345.373 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

À ESPERA DAS DOSES

Cinco capitais suspenderam a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 devido à falta de vacinas na terça-feira: São Paulo, Aracaju, Campo Grande, João Pessoa e Florianópolis. De acordo com as prefeituras locais, a alta demanda nos últimos dias, associada à ausência de novas entregas pelos estados, motivou as decisões. Na capital paulista, a campanha foi retomada nesta quarta. Nas demais capitais, ainda não há previsão para o retorno da aplicação das primeiras doses, mas a administração da segunda continua.


PFIZER E JANSSEN

O Brasil recebeu o primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Trata-se do único imunizante de dose única disponível atualmente no país. O Ministério da Saúde recomendou que as unidades sejam destinadas às capitais. Ao todo, o governo contratou 34 milhões de doses do fármaco. Chegou ao país ainda um novo montante com 528.840 doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Outras duas entregas com 936.000 doses da vacina estão previstas para esta quinta-feira, 24, e domingo, 27, totalizando 2,4 milhões. Na última semana, a farmacêutica entregou a mesma quantidade.

AUTORIZAÇÃO NEGADA

A Anvisa negou a autorização temporária de uso emergencial do medicamento russo Avifavir para o tratamento de pacientes com Covid-19. A relatora da pauta no órgão, Meiruze Freita, afirmou que o antiviral não atende às expectativas quanto aos requisitos mínimos de segurança e eficácia no contexto do pedido feito. O medicamento é fabricado por duas empresas russas e até o momento nenhuma autoridade regulatória no mundo aprovou o Avifavir, segundo a Anvisa. No Brasil, já possuem indicação para tratamento de Covid-19 o fármaco Rendesivir e duas associações de anticorpos monoclonais.

VARIANTE DELTA

A variante Delta do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia, pode se tornar dominante nos EUA. Pesquisadores dizem que ela pode causar um "ressurgimento" da Covid-19 no país ainda neste ano, a depender da velocidade da campanha de vacinação. Por este motivo, a cepa, que já pode ser responsável por uma em cada cinco infecções nos EUA, é vista com preocupação pela Casa Branca. Para a diretoria dos Centros de Controle de Doenças (CDC) do país, Rochelle Walensky, a Delta se tornará "a variante predominante nos próximos meses". Outros especialistas alertam para o risco de isto acontecer em semanas.

AVANÇO NO CHILE

O Chile iniciou a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos com o imunizante da Pfizer/BioNTech, juntando-se a outros países da região que já fazem o mesmo, como o Uruguai. Na primeira fase da campanha, segundo o presidente Sebastián Piñera, menores poderão receber a vacina em centros juvenis, centros de saúde mental e com comorbidades. Depois, terá início a imunização em massa do grupo. Além dos países sul-americanos, a vacina da Pfizer também foi aprovada em jovens nos EUA, no Canadá e na União Europeia. O Chile já vacinou com as duas doses 49,8% da população, sendo um dos países que lideram o ranking mundial. INFORMAÇÃO AUSENTE NESTA NOTÍCIA: apesar dos números vacinais, os casos de infecção por Covid aumentaram nos dois países.


CORONAVÍRUS EM SC

Esses números representam um crescimento de 141 no número de casos ativos e há 60 óbitos adicionais em comparação com o último boletim. O total de confirmados subiu 2.914, enquanto 2.713 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,59%.

Dos 1.527 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.471 ocupados, sendo 952 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 96,3%.


Foz do Rio Itajaí:

Casos confirmados: 107.714 (14.720 por 100 mil hab.)

Casos ativos: 1.934 (264 por 100 mil hab.)

Óbitos: 1.838 (251 por 100 mil hab.)

Recuperados: 103.942


Balneário Camboriú:

23.948 confirmados, 325 ativos, 23.266 recuperados e 357 óbitos

Bombinhas:

3.408 confirmados, 24 ativos, 3.328 recuperados e 56 óbitos

Camboriú:

12.206 confirmados, 131 ativos, 11.922 recuperados e 153 óbitos

Itajaí:

31.248 confirmados, 876 ativos, 29.728 recuperados e 644 óbitos

Itapema:

11.708 confirmados, 79 ativos, 11.400 recuperados e 229 óbitos

Navegantes:

9.034 confirmados, 258 ativos, 8.600 recuperados e 176 óbitos

Porto Belo:

2.695 confirmados, 24 ativos, 2.620 recuperados e 51 óbitos


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta quarta-feira (23), Balneário Camboriú registrou 41 novos casos confirmados de Coronavírus e vacinou 568 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 51.994 pessoas com a primeira dose e aplicou 19.643 unidades das segundas doses.







Nesta quinta-feira (24), a imunização ocorre, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, ao lado do colégio Ivo Silveira. Nas demais unidades de saúde ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.







CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ











MENSAGEM DO DIA

Se fosse pra ficar na sombra, eu teria ficado em casa!


Há alguns meses, estive na praia de Ipanema, na linda Rio de Janeiro. Verão intenso, muita gente se divertindo e, sentados na areia, um pouco adiante de mim, três pessoas conversavam animadamente.


Uma delas era um rapaz que, por conta de um detalhe, destoava da grande maioria ao redor: embora fosse por volta do meio dia e o calor estivesse escaldante, ele não estava se protegendo do sol.


A certa altura, aproximou-se o moço que alugava esse tipo de acessório e ofereceu:

- Você quer que eu lhe traga um guarda-sol?!?


E ele, muito à vontade na situação em que estava, respondeu quase que indignadamente:

- Meu caro, se fosse pra ficar na sombra, eu teria ficado em casa!


Num primeiro momento, tanto o tom da voz dele quanto a convicção de sua decisão em permanecer sob o sol soaram quase como uma piada para mim. Mas agora, depois de passado todo esse tempo, comecei a me dar conta de quantos diferentes significados aquela frase foi ganhando.


Quantas vezes preferimos uma falsa segurança - ainda que escura e nebulosa - ao risco, à possibilidade de tentar. E - pior! - quantas vezes saímos de casa e, ao sentirmos o calor do sol, ou seja, a chance de viver plena e intensamente uma oportunidade que a vida nos apresenta, corremos em busca de uma sombra, assustados, inseguros.


Preferimos nos omitir a expressar o que pensamos, o que sentimos, o que queremos. E assim, de sombra em sombra, tentando nos esquivar da condição real, vamos perdendo chances incríveis de realizar um sonho, de ocupar um cargo há tempos desejado, de experimentar um amor, de desbravar o desconhecido e, enfim, de nos transformar numa pessoa melhor...


Talvez esteja aí a resposta para tantas atrocidades sendo cometidas, para tamanho mal-estar que tem rondado o planeta de um modo geral: muita sombra imposta sobre lugares, pessoas e situações onde poderia estar brilhando o sol. Muita escuridão onde poderia estar inundado de luz. Muita inconsciência onde bastaria um pouco mais de coragem, um pouco mais de disponibilidade ou simplesmente o exercício de nossa verdadeira humanidade.


Portanto, a conclusão a que chego quando me lembro daquela intrigante frase do rapaz da praia de Ipanema - "Se fosse pra ficar na sombra, eu teria ficado em casa!" - é a seguinte: que fechemos nossos guarda-sóis, que paremos de inventar tanta sombra para nos proteger ou nos esconder do que está aí para ser vivido... e que sejamos, deste modo, bem mais audaciosos quando o convite for para a vida, para o bem e para o amor!

(Rosana Braga)

FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Início do Mundial de 1950

A abertura do Mundial de 1950 aconteceu no dia 24 de junho, no Rio de Janeiro. Mais de 80 mil pessoas pagaram para ver o Brasil golear o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir Menezes, um de Jair Rosa Pinto e outro de Baltazar. A partida marcou a inauguração do enorme estádio do Maracanã.


1497 - O navegador a serviço da Inglaterra Giovanni Caboto atravessa o Atlântico Norte e chega à costa do Labrador.

1633 - Galileo Galilei é libertado da prisão da Inquisição, mas segue submetido sob vigilancia.

1812 - Napoleão invadiu a Rússia com 500 mil soldados, em represália à rejeição russa ao Bloqueio Continental imposto pelo imperador francês contra a Inglaterra.

1895 - Nasce Jack Dempsey (William Harrison Dempsey), boxeador norte-americano.

1901 - O pintor Pablo Ruiz Picasso expõe algumas obras, pela primeira vez, na galeria Ambroise Vollard de Paris. Ele tinha 19 anos.

1908 - Morre Grover Cleveland, ex-presidente dos Estados Unidos.

1910 - O Japão ocupa a Coréia e assume o país.

1911 - Nasce Ernesto Sábato, escritor argentino.

1911 - Nasce Juan Manuel Fangio, ex-campeão automobilista argentino.

1935 - O cantor argentino Carlos Gardel morreu aos 44 anos em um acidente de avião. Ele inovou cantando um tango com letra.

1942 - Nasce Eduardo Frei Ruiz-Tagle, ex-presidente do Chile.

1950 - O Estádio Municipal do Rio de Janeiro é inaugurado con uma partida entre México e Brasil, válida pelo quarto Campeonato Mundial de Futebol.

1976 - A Assembléia Nacional do Vietnã declara a reunificação entre o Vietnã do Norte e do Sul, com capital em Hanoi.

1976 - A lei Falcão proibiu a participação ao vivo de candidatos às eleições municipais em programas de rádio e TV.

1981 - As capitais brasileiras e as cidades com mais de 1 milhão de habitantes tiveram que criar salas especiais para exibir filmes pornográficos.

1985 - Estreou a segunda versão da novela Roque Santeiro, com Regina Duarte, José Wilker e Lima Duarte. A primeira versão havia sido proibida pela ditadura em 1975.

1988 - Uma reunião que duraria dois dias marcou a criação do Partido Social Democrata Brasileiro, o PSDB, com políticos dissidentes do PMDB. O senador Mário Covas foi designado presidente provisório do novo partido.


DATAS

Dia de São João

Dia da Polícia Militar

Dia do Disco Voador

Dia do Observador Aéreo

Dia do Caboclo

Dia Nacional da Araucária

Dia da Indústria Gráfica

Dia Internacional do Leite

Dia da Comunidade Britânica


SANTOS DO DIA

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA

Cristo definiu “o maior entre os nascidos de mulher”. São João Batista é um dos santos mais venerados no mundo e o único do qual a Igreja celebra o dia de nascimento terreno, em 24 de junho, além do seu martírio celebrado em 29 de agosto. Foi aquele que viu o Messias com seus olhos.


SS. JOÃO E FESTO, MÁRTIRES, NA VIA SALÁRIA ANTIGA

São poucas as informações sobre a vida destes dois mártires romanos, provavelmente comemorados juntos no dia da sua morte. Segundo algumas fontes, João era um sacerdote, decapitado na época de Juliano, o Apóstata. Ambos foram sepultados em um cemitério, ao longo da Via Salária antiga.


NÚMEROS REFERENCIAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

(Dados da Prefeitura, retirados do site)

DATA DE CRIAÇÃO: 20/07/1964

ELEITORES: 90.447 - TRE/SC (ELEIÇÃO 2020)

ÁREA TERRITORIAL: 46,4 km2

CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL: Essencialmente urbana

UFM - Unidade Fiscal do Município / 2021: R$ 331,07

SITUAÇÃO DOS DOMICÍLIOS

Com água da rede 98% (EMASA 2018)

Com sistema de esgotamento sanitário 92% (EMASA 2018)

Com coleta de lixo 100% (SEMAM 2018)



DADOS DO IBGE

Área Territorial

45,214 km²

População estimada

145.796 pessoas [Projeção 2020]

Densidade demográfica

3.224 hab/km² (atualizado)

Escolarização 6 a 14 anos

98,3 %

IDHM Índice de desenvolvimento humano municipal

0,845

Mortalidade infantil

11,91 óbitos por mil nascidos vivos

PIB per capita

R$ 40.002,30 (2018)


MAPA ATUALIZADO DA CIDADE, PARA CONSULTA

mapa
.PDF
Download PDF • 2.84MB

LogomarcaMin2cm.jpg
bottom of page