• Aderbal Machado

COLUNA DE QUARTA: homem invade loja com carro na tentativa de matar ex-companheira

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)



Nessa terça-feira, 11, a Guarnição da Polícia Militar, em rondas na Avenida Palestina, se deparou com um veículo que acabara de adentrar em uma loja, quebrando os vidros do local.

De imediato, os Policiais Militares fizeram a abordagem, constatando que o motorista, de 32 anos, manobrava o veículo para frente e para trás, ainda no interior da loja.

Diante da gravidade dos fatos presenciados, a Guarnição procedeu à abordagem, sendo que o homem acatou as ordens e desceu do veículo, sendo realizada a sua prisão.

Após coleta dos depoimentos, constatou-se que o homem tentava atropelar sua ex-companheira, de 43 anos, que trabalhava no local, tendo ela, inclusive, medida protetiva de distanciamento contra o abordado.

Mediante o rápido atendimento realizado pela Polícia Militar, ninguém ficou ferido.

O homem foi preso em flagrante pelo crime de tentativa de feminicídio. (VEJA VÍDEO)

TOME NOTA


+ VAGAS DE EMPREGO - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Servente

Servente-Egresso

Assistente Financeiro

Pedreiro

Carpinteiro

Meio Oficial de Carpinteiro

Auxiliar de Engenharia

Auxiliar Serviços Gerais

Comprador

TERÇA-FEIRA-14h às 17h

QUARTA-FEIRA-08h às 11:30h

Rua Angelina, 555 – Bairro dos Municípios - Fone 3367-6535 - Com Carteira de Trabalho.


+ A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoverá uma audiência pública virtual, no dia 24 de maio, às 18h30, para análise e discussão do Projeto de Lei 13/2021, do vereador André Meirinho (PP), que institui a política municipal de segurança hídrica e desenvolvimento sustentável.


+ A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de SC aprovou projetos que priorizam a resolução de problemas relativos ao coronavírus, entre eles a aquisição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado, a inclusão de grupos prioritários e mais transparência durante a aplicação do imunizante.


+ Projeto de Lei permite que a Secretaria de Estado da Educação de SC receba projetos de engenharia para obras em escolas públicas sem ônus para o Estado. Os documentos poderão ser doados por pessoas físicas e jurídicas.

+ A temporada da Pesca Artesanal da Tainha acontece de 1º de maio a 31 de julho em Bombinhas e integra o patrimônio histórico, artístico e cultural do município e de Santa Catarina, conforme registro de número quatro, do livro I de Registro dos Saberes, concedido através da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, em maio de 2019.

Bombinhas é a terceira comunidade pesqueira de SC a ter seus saberes salvaguardados em âmbito estadual.


A campanha contempla diversas ações realizadas durante o período da pesca, como o envio de ofícios com orientações às Secretarias de Turismo de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo e às marinas, escolinhas e associações de surfe da cidade; fixação de placas informativas nas praias e banners nos pontos turísticos; colocação de placas com a identificação dos portos e ranchos de pesca; plotagem dos carros institucionais; divulgação nas redes sociais; edição especial Pesca da Tainha do Pirão Cultural e do Descobrindo Bombinhas; veiculação de spots em emissora de rádio local; produção do talk show “Café com Tanhota” e divulgação dos restaurantes que oferecem pratos com tainha, através do selo “Aqui tem Tainha!”.








+ O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) esteve nesta terça-feira (11), reunido com 22 dos 40 deputados da Assembleia Legislativa, para pedir a derrubada dos vetos governamentais sobre as proposta de destinação de recursos estaduais para obras em rodovias federais no estado.

+ O Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, que integra as ações do Casa Verde e Amarela, já conta com a adesão de 1.012 municípios brasileiros. Além disso, 672 cidades iniciaram o cadastro no programa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que visa a regularizar mais de 100 mil imóveis de famílias de baixa renda até o fim de 2021, dos quais cerca de 20 mil também receberão adequações para garantir uma moradia digna.

Serão contempladas com a regularização fundiária áreas ocupadas, majoritariamente, por famílias de baixa renda que vivem em núcleos urbanos informais classificados como de interesse social. Não poderão ser incluídas casas localizadas em áreas não passíveis de regularização ou de risco.

Já a melhoria habitacional consiste na reforma ou ampliação do imóvel, que enfrenta problemas como deterioração; falta de banheiro, cobertura ou piso; instalações elétricas ou hidráulicas inadequadas; e adensamento excessivo de moradores. Poderão ser beneficiadas famílias com renda mensal de até R$ 2 mil. É necessário estar no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, não possuir outros imóveis no território nacional e o proprietário ser maior de 18 anos ou emancipado.


+ Nesta terça-feira, dia 11, o Procon de Camboriú, em parceria com o Procon estadual, realizou uma visita às agências bancárias do município. A ação teve por objetivo, fiscalizar o tempo limite de atendimento e espera na fila dos caixas, a emissão de senhas nas agências, assim como a execução do atendimento preferencial, para idosos e pensionistas do INSS, que ocorre das 9h às 10h.

Como resultado da operação, uma das agências foi notificada, em razão da não distribuição de senhas, ocasionada pela desativação do totem de distribuição dos números. As demais agências receberam apenas orientações, com base em observações da equipe de fiscalização do Procon.


EM DESTAQUE

MANTIDAS MEDIDAS CAUTELARES CONTRA JULIO GARCIA

A juíza Janaína Cassol Machado, da 1ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, proferiu decisões no âmbito das operações Alcatraz e Hemorragia, mantendo medidas cautelares diversas da prisão contra o deputado estadual Julio Cesar Garcia, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Entre as medidas, estão o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de contato com pessoas envolvidas nas investigações e o recolhimento noturno em residência, no período das 23 às 6 horas.

A decisão negou pedido da Alesc, que requereu a suspensão das medidas, em função de resolução do Parlamento que havia revogado as prisões preventivas do deputado decretadas nas duas operações.

A magistrada aceitou apenas a revogação da medida cautelar de suspensão do mandato eletivo, mantendo as demais.

Segundo a juíza, existem precedentes judiciais que “autorizam cautelares em relação a parlamentares federais e estaduais sem submissão da decisão à respectiva Casa Legislativa”.

As informações foram divulgadas com autorização do Juízo.


CORONAVÍRUS EM SC

Há 914.946 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 881.763 estão recuperados e 18.998 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 11. A Covid-19 causou 14.185 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,6%.

Esses números representam um acréscimo de 90 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 2.999 na quantidade de confirmados.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta terça-feira (11), Balneário Camboriú registrou 29 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.273 casos, sendo que 19.738 pessoas (97,3%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Permanecem em tratamento 208 pacientes, sendo 163 tratamentos em domicílio e 45 internados. Até o momento, o município registrou 327 óbitos no sistema da Vigilância Epidemiológica.

UTI COVID: 29 pacientes (dez de Balneário Camboriú, três de Camboriú, três de Itapema, dois de Bombinhas, três de Itajaí, dois de Navegantes, dois de Joinville, um de Campo Alegre, um de Porto Belo, um de Penha e um de Florianópolis). TOTAL DE 30 LEITOS.

CLÍNICA COVID: 16 pacientes (oito de Balneário Camboriú, três de Camboriú, dois de Itajaí, um de Joaçaba, um de Bombinhas e um de outro estado)


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que nesta terça-feira, dia 11, o município foi oficializado com mais um óbito. Trata-se de um masculino, 63 anos de idade, morador do bairro Santa Regina, que estava internado no Hospital Ruth Cardoso e possuía registro de comorbidade. Até às 17h, o município oficializa 10 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.304 pacientes positivos, 8.975 já receberam altas e 141 pacientes vieram a óbito. No momento 188 pacientes encontram-se em tratamento, destes 177 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 8

Internados em leitos de Enfermaria – 3

Internados HCC – 3 pacientes (1 de Camboriú – 1 de Bombinhas – 1 de Penha)

As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.


EM DESTAQUE

PODERES FARÃO COMPRAS COMPARTILHADAS

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e a Procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SC) assinaram na tarde desta terça-feira (11), no plenário da Alesc, o Termo de Cooperação Técnica para a realização de contratações compartilhadas, que possibilitará planejar em conjunto as compras dos órgãos e poderes. O objetivo é garantir mais economia e agilidade nos processos de licitação.


O termo permite o compartilhamento d as Atas de Registro de Preço utilizadas na contratação de bens e serviços, por meio de licitação. Nessa modalidade as empresas assumem o compromisso de fornecimento de bens e serviços a preços e prazos definidos previamente em contrato. Com esse compartilhamento um dos parceiros poderá incluir em sua licitação as demandas dos outros participantes e com isso economizar em escala, aumentando a demanda e baixando o preço final.


Os participantes irão se revezar nas compras dos itens comuns. Outro detalhe do acordo, que garante transparência no processo, é a forma descentralizada na entrega dos itens adquiridos. Após a licitação, em que é definida a Ata de Registro de Preços, cada órgão e poder fica responsável pelas próximas fases. A licitação para o material é a mesma, mas os lotes de entrega são separados, e cada membro fica responsável pelo recebimento e destinação do que lhe cabe. (Com informações da Agência AL).


MENSAGEM DO DIA

Tente outra vez












Veja

Não diga que a canção está perdida

Tenha fé em Deus, tenha fé na vida

Tente outra vez


Beba (Beba)

Pois a água viva ainda ta na fonte

Você tem dois pés para cruzar a ponte

Nada acabou, não, não, não


Tente

Levante a sua mão sedenta e recomece a andar

Não pense que a cabeça agüenta se você parar

Não, não, não, não, não, não

Há uma voz que canta, há uma voz que dança

Há uma voz que gira

Bailando no ar


Queira (Queira)

Basta ser sincero e desejar profundo

Você será capaz de sacudir o mundo

Vai, tente outra vez


Tente (Tente)

E não diga que a vitória está perdida

Se é de batalhas que se vive a vida

Tente outra vez...


Raul Seixas


EM DESTAQUE

RESERVA DO ARVOREDO EM DEBATE


Projeto para criação do Parque do Arvoredo é debatido em audiência pública


Defensores da recategorização da Reserva querem retomar, de maneira organizada e sustentável, o turismo no arquipélago.


A proposta que trata da recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo para parque nacional foi tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (10). O Projeto de Lei 4198/12 tem autoria do deputado federal catarinense Rogério Peninha (MDB) e coautoria do senador Esperidião Amin (PP/SC).


O arquipélago de 17 mil hectares é formado pelas ilhas Galés, Arvoredo e Calhau de São Pedro. Com a reclassificação seria possível a retomada das atividades turísticas no local, como o mergulho recreativo, proibido há mais de 20 anos.


Preservação ambiental


Peninha explica que a região em que está localizada a reserva, entre os municípios de Florianópolis e Bombinhas, é a principal região turística de Santa Catarina e uma das mais importantes do Brasil. Na década de 80, segundo o parlamentar, o local era um polo de mergulho recreativo e, a partir de 2000, com a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, o mergulho ficou restrito ao sul da ilha do Arvoredo, que não faz parte da reserva biológica.


De acordo com o projeto, a visitação só será aberta ao público depois da elaboração do Plano de Manejo de Uso Público, elaborado em parceria com a comunidade. A administração do parque fica a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.


FATOS HISTÓRICOS DO DIA


Testes nucleares dos EUA

No dia 12 de maio de 1951, os Estados Unidos testam nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, a primeira bomba de Hidrogênio. Entre 1946 e 1958, o país realizou 67 testes nucleares nas Ilhas Marshall, formado por 29 atóis e três ilhas. O local foi escolhido por ser no meio do caminho entre a Ásia e Oceania.


1551 - É fundada a Universidade de San Marcos, em Lima, no Peru, considerada a mais antiga da América do Sul.


1872 - Nasce Bertrand Russell, filósofo e matemático inglês.


1937 - A primeira transmissão ao vivo de televisão aconteceu em Londres na coroação do rei George VI.


1940 - Durante a Segunda Guerra, o exército alemão começou a ocupação do território francês.


1940 - Foi inaugurado o Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O circuito foi batizado de José Carlos Pace em 1985, em homenagem ao piloto de F-1 morto em 1977.


1953 - O filme brasileiro O Cangaceiro, do diretor Victor Lima Barreto, foi premiado como Melhor Filme de Aventura no Festival de Cannes. Os diálogos do filme foram escritos por Raquel de Queiroz.


1982 - O Papa João Paulo II escapou de um atentado no Santuário de Fátima, em Portugal. O autor foi um sacerdote fundamentalista católico espanhol chamado Juan Fernandez Krohn, que acusava o Papa de ser “um agente comunista infiltrado no Vaticano para destruir a Igreja Católica”. Ele tentou matar João Paulo II com uma baioneta de 37 centímetros, usada na Primeira Guerra e comprada em Paris.


1984 - O líder negro Nélson Mandela recebeu a visita de sua mulher, Winnie, pela primeira vez em 22 anos de prisão.


1988 - Estados Unidos e a ex-União Soviética resolvem, em Genebra, suas últimas diferenças sobre a aplicação do Tratado de Mísseis Nucleares de Alcance Médio.


COMEMORAÇÕES DO DIA

DIA DO ENFERMEIRO DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM SEMANA DA ENFERMAGEM (12 A 20.05)

DIA DO ENGENHEIRO MILITAR


SANTOS DO DIA




S. PANCRÁCIO, MÁRTIR

SS. NEREU E AQUILEU, MÁRTIRES

S. GERMANO DE CONSTANTINOPLA, BISPO

LogomarcaMin2cm.jpg