COLUNA DE QUARTA: Finalmente, um interessado em tocar o Centro de Eventos, mas ainda tem chão

GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA

(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)


TOME NOTA

+ VAGAS - SINDUSCON BALNEÁRIO CAMBORIÚ

TERÇA-14h às 17h

QUARTA-08h às 11h30min

Rua Angelina, 555-Bairro Municípios

TELEFONE 3367-6535-Com Carteira de Trabalho.

Servente

Servente - egresso

Assistente Financeiro

Pedreiro

Carpinteiro

Meio Oficial de Carpinteiro

Auxiliar de Engenharia


+ O Consórcio BC Eventos, formado por duas empresas de Santa Catarina, foi o único interessado no processo de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.






A habilitação do Consórcio no processo de concessão será confirmada pela Comissão Especial de Licitação após a análise da documentação, o que está previsto para esta quarta-feira, 19.

O Consórcio BC Eventos é formado pelas empresas Insight Engenharia e Consultoria e Quality Empresarial. Após a habilitação da empresa, o passo seguinte será a análise da proposta apresentada para a gestão do Centro de Eventos. O prazo de concessão será de 20 anos. Mas o deputado Ivan Natz acredita que ainda vai dar rolo, segundo comentário publicado em seu perfil pessoal.


PARQUE NACIONAL DA RESERVA DO ARVOREDO

+ A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) proposta permitindo a visitação pública nas ilhas de Galés, Arvoredo e Deserta e do Calhau de São Pedro, ao norte da Ilha de Santa Catarina.

O projeto de lei 4198/12, de autoria do deputado Peninha (MDB/SC) e coautoria do senador Esperidião Amin (PP/SC), transforma a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em parque nacional. Com a reclassificação será possível a retomada das atividades turísticas no local, como o mergulho recreativo, proibido há mais de 20 anos.

O arquipélago, de 17 mil hectares, fica entre os municípios de Florianópolis e Bombinhas. O senador Esperidião Amin lembrou que o processo de criação da Reserva em 1990 não ouviu a população e que a sociedade deseja a proteção ambiental sem o impedimento à visitação.

Tramitação

O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), onde será analisado em caráter conclusivo. Ainda, de acordo com o texto, a visitação só será aberta ao público depois da elaboração do Plano de Manejo de Uso Público, elaborado em parceria com a comunidade, que vai garantir que as atividades humanas ocorram sem degradação do meio ambiente.


CORONAVÍRUS EM SC

O Governo do Estado relatou que há um total de 933.324 casos confirmados de Covid-19, dos quais 899.229 estão recuperados e 19.511 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado nesta terça-feira, 18. O novo coronavírus causou 14.584 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,56%.

São 888 casos ativos a mais que no último boletim, e houve 119 óbitos adicionais registrados. A quantidade de casos confirmados subiu 3.703 e outras 2.696 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.


CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nesta terça-feira (18), Balneário Camboriú registrou 44 novos casos confirmados de Coronavírus. O município chega a 20.448 casos, sendo que 19.896 pessoas (97,3%) já estão recuperadas e receberam alta da Vigilância Epidemiológica Municipal. Permanecem em tratamento 221 pacientes, sendo 186 tratamentos em domicílio e 35 internados.

O município registrou uma morte por Covid-19 hoje no sistema da Vigilância Epidemiológica. Com isso, sobe para 331 o número de óbitos em Balneário Camboriú.

- Óbitos:

* Homem de 79 anos, com comorbidades, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, no dia 23/04/2021.

INTERNAÇÕES NO CENTRO MUNICIPAL COVID

UTI COVID: 28 pacientes (onze de Balneário Camboriú, dois de Camboriú, dois de Itapema, seis de Bombinhas, quatro de Itajaí, um de Joinville, um de Penha e um de Balneário Piçarras)

Taxa de ocupação da UTI: 93%*

*Dados percentuais dos leitos PACTUADOS (30)

LEITOS UTI COVID NÃO PACTUADOS: 04

Ocupação leitos não pactuados: 00

CLÍNICA COVID: 18 pacientes (oito de Balneário Camboriú, quatro de Camboriú, dois de Itajaí, um de Porto Belo, um de Navegantes, um de Joinville e um de Itapema)

PEDIATRIA: 00

==

Nesta terça-feira (18), Balneário Camboriú vacinou 504 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 31.453 pessoas com a primeira dose, destes, 5.473 são profissionais da saúde, 23.306 são idosos com 60 anos ou mais, 336 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas e 2.338 pessoas da nova fase prioritária que envolve pessoas com síndrome de Down, transplantados, gestantes, deficientes e pessoas com comorbidade. Balneário Camboriú já aplicou 19.170 unidades das segundas doses.

Acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049. Este número também está disponível para tirar dúvidas.

Vacinação

Na quarta-feira (19), a vacinação contra Covid-19 em Balneário Camboriú ocorrerá, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira. Nas demais UBS ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Podem se vacinar as pessoas com 50 anos ou mais que tenham as seguintes comorbidades: Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatias; Arritmia cardíaca; Doença cérebro vascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e pessoas com deficiência, sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

A vacina também será aplicada em pessoas acima de 18 anos com síndrome de Down, transplantados, gestantes e puérperas com comorbidades, portadores de fibrose cística e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pacientes renais crônicos em hemodiálise serão vacinados na Pró-Rim. As pessoas com comorbidades precisam apresentar atestado médico original e cópia, assinada com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 30 anos, nos mesmos locais e horários. Estes precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência para se vacinar. Para segunda dose é preciso apresentar carteira de vacinação. Para os profissionais de saúde é necessário também levar comprovante de vínculo empregatício.


Balneário Camboriú amplia a vacinação em profissionais da saúde para a faixa de 30 anos ou mais. A imunização inicia nesta quarta-feira (19), das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, localizado ao lado do CEM Ivo Silveira. Nas demais UBS ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Para receber a vacina, os profissionais da saúde precisam apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e comprovante de vínculo empregatício.


CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ

Nesta terça-feira, dia 18, até às 17h, o município oficializou 8 novos casos positivos Covid-19.

Dos 9.421 pacientes positivos, 9.082 já receberam alta e 142 faleceram. No momento 197 pacientes encontram-se em tratamento, 186 estão em isolamento domiciliar.

Internados em leitos UTI – 5.

Internados em leitos de Enfermaria – 6.

Internados HCC – 8 pacientes (2 de Camboriú - 3 de Porto Belo – 2 de Bombinhas – 1 de Balneário Camboriú).

As pessoas com sintomas leves necessitando de atendimento devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).

Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.

80+

Os idosos de 80+ que não receberam nenhuma dose da vacina contra o Covid-19 ainda podem ser imunizados no drive-thru ou nas unidades de saúde, mediante agendamento prévio.

Neste momento a Campanha de Vacinação contra o Covid-19 contempla idosos de 60 a 64 anos e pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos de idade.

Para aplicação da vacina o idoso deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

O drive-thru está montado na Policlínica, na Rua Porto Alegre, nº 698, Bairro Centro.

A imunização acontece com a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, holerite, crachá ou documento que comprove vínculo empregatício no município.

A aplicação da segunda dose da vacina acontece em idosos acima de 65 anos de idade, mediante comprovante na carteira de vacinação de que já recebeu a primeira imunização.

foram aplicadas 15.044 doses da vacina contra Covid-19, das 17.863 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

===========================================================

Uma merecida homenagem ao ex-governador Casildo Maldaner pela Assembleia Legislativa, em trabalho exclusivo com um pouco de sua rica história política e partidária.


MENSAGEM DO DIA

Se eu ainda tivesse minha vida para viver...

Teria falado menos e escutado mais. Teria convidado amigos para o jantar, mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado.

Teria comido pipoca na sala de visitas e me preocupado menos com a sujeira quando alguém quisesse acender um fogo na lareira. Teria tido tempo para escutar o meu avô relembrar sua juventude. Nunca teria insistido para que as janelas do carro ficassem fechadas em um lindo dia de verão, só para não desfazer meu penteado.

Teria acendido a vela esculpida em forma de rosa antes que ela envelhecesse guardada. Teria sentado no chão com as crianças e não me preocupado com as manchas de graxa. Teria chorado e rido menos assistindo à televisão... e mais assistindo à vida.

Teria ido para a cama quando estivesse doente ao invés de pensar que a Terra iria parar se eu não estivesse lá. Não teria comprado nada unicamente por ser prático, não mostrar a sujeira ou ser garantido por toda vida.

Ao invés de passar os nove meses de gestação desejando que ela chegasse ao fim, teria curtido cada momento, reconhecendo que a maravilha crescendo dentro de mim era a única chance de observar Deus em um milagre.

Quando meus filhos viessem me beijar impetuosamente, eu nunca teria dito "Mais tarde. Agora vão se lavar para jantar."

Teria havido mais "Eu te amo"...

Mais “Me desculpe"...

Mas principalmente, se me fosse dado mais um pedaço de vida, eu teria medido cada minuto... Olhando-o e realmente vendo-o ...

Vivendo-o ... e nunca desperdiçando-o!

Eu teria dito a todos os meus amigos como eu os amo...

E que preciso muito deles!

Erma Bombeck


FATOS HISTÓRICOS DO DIA

Morre Malcom X

Malcom X, líder muçulmano do Movimento Negro nos Estados Unidos, é assassinado em 19 de maio de 1925. Ele dizia que a religião havia desviado a ira negra do racismo branco. Malcom X pregava que violência se combate com violência. Ele deu o grito de Black Power de Stokely Carmichael.


1830 – O tráfico de escravos foi considerado ilegal.

1895 - Morre José Martí, líder do movimento pela independência de Cuba.

1905 - Albert Einstein publicou sua tese sobre a Teoria da Relatividade.

1925 - Nasce Malcom X, líder do movimento negro dos Estados Unidos.

1935 - Um acidente de moto matou aos 46 anos o arqueólogo, militar, diplomata e escritor inglês Thomas Edward Lawrence, conhecido como “Lawrence da Arábia”, que lutou pela libertação dos países árabes da dominação turca.

1962 - A atriz Marylin Monroe entoou o famoso “Parabéns a Você” para John Kennedy. A apresentação foi feita durante a festa de comemoração dos 45 anos do presidente americano, realizada no Madison Square Garden, em Nova York (EUA).

1965 - O programa O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, estreou na TV Record.

1965 - Patricia Harris, nomeada embaixadora dos Estados Unidos em Luxemburgo, foi a primeira negra a ocupar esse tipo de cargo.

1967 - A União Soviética, a Inglaterra e os Estados Unidos ratificaram o acordo de não utilizar armamento nuclear no espaço.

1980 - Um mês após ser preso, Luiz Inácio Lula da Silva é libertado pelo então diretor do DOPS, Romeu Tuma.

1986 - O perigo de contaminação radioativa depois do acidente nuclear de Chernobyl fez o governo brasileiro suspender a compra de toneladas de leite do Leste Europeu.

1978 - O projeto de Pacto Amazônico é aprovado por representantes de oito países da América do Sul.

1994 - Morre Jacqueline Bouvier (Jacqueline Kennedy Onassis), viúva do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy e do magnata Aristóteles Onassis.

2001 - O primeiro julgamento por poligamia termina com o veredito de culpa contra um mórmon casado com cinco mulheres e pai de 29 filhos, nos Estados Unidos.


COMEMORAÇÕES DO DIA

Dia do Físico

Dia dos Acadêmicos de Direito

Dia do Defensor Público

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Dia do Futebol

Dia da Caridade


SANTOS DO DIA

S. PEDRO CELESTINO V, PAPA

São Pedro Celestino V, contemplativo e amante do silêncio - morada de Deus. O Santo é conhecido por convocar o “Jubileu do Perdão”, em Áquila, em 1294, e pelo seu breve pontificado, que culminou com a sua renúncia, a poucos meses da eleição.


S. URBANO I, PAPA

Urbano nasceu sob o império de Diocleciano e morreu sob o de Alexandre Severo. Sobre o Papa Urbano I, temos poucas notícias certas. Mas, era um homem determinado e prático na defesa dos direitos da comunidade cristã. Morreu, provavelmente, como mártir, embora as fontes históricas não sejam unívocas.


SS. PARTÊNIO E COLÁGERO, MÁRTIRES

Estes dois Santos, sepultados na catacumba de São Calisto, em Roma, foram martirizados no ano 304 e celebrados pela Liturgia no seu “dies natalis”. Provavelmente, eram irmãos, de origem armênia e eunucos.


S. IVO, SACERDOTE, ADVOGADO DOS POBRES

Ivo nasceu na Bretanha, em 1235, e se formou em Teologia e Direito. Tornando-se sacerdote e advogado, dava assistência jurídica gratuita. Em seu castelo, hospedava os pobres, que lhe pediam ajuda, sem deixar a pregação nas paróquias, entre Tredez e Louannec. Foi canonizado por Clemente VI, em 1347.


S. CRISPIM DE VITERBO, RELIGIOSO CAPUCHINHO

Pedro Fioretti entrou para a Ordem dos Capuchinhos, em 1693, como Frei Crispino. Por 40 anos, viveu em Orvieto, como agricultor de hortaliças e, depois, como mendigo; viajou pela Itália, sempre amado por seus aforismos. Foi o primeiro Santo a ser canonizado por São João Paulo II, em 1982.

LogomarcaMin2cm.jpg